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BANCO DE QUESTÕES



Disciplina:         Língua Portuguesa      
Série:              6º ano
Segmento:         Ensino Fundamental
          
           
            










 


SUGESTÕES  DE  QUES



INTRODUÇÃO

Caro professor, Prezada professora,
           
O Banco de Questões para o 1º semestre de 2007 apresenta a identificação dos Descritores, que especificam as habilidades e as competências esperadas dos alunos.
            Ao escolher os textos e questões aqui propostos, vocês estarão avaliando se os alunos são capazes de cumprir seus objetivos comunicativos e suas intenções interlocutórias por meio da prática da compreensão e da produção de textos diversos, e da análise lingüística (aqui entendida, frise-se bem, como a utilização eficiente dos recursos expressivos que a língua coloca à disposição de todos para efeito de interação lingüística em qualquer situação comunicativa).
            Sob essa perspectiva, o texto é o nosso ponto de partida e o de chegada nas atividades de ensino-aprendizagem da língua. A recepção e a produção de textos, portanto, devem ser também a tônica das avaliações. É nesse intercâmbio que se poderá identificar se os alunos compreendem o que lêem e se produzem textos usando recursos lingüísticos adequados às situações. É dessa forma, enfim, que os alunos poderão desenvolver os saberes necessários à constituição de sua competência discursiva.
            O presente Banco de Questões prevê que as competências e habilidades necessárias aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental sejam avaliadas, no 1º semestre 2007, por meio de questões relativas aos gêneros textuais estudados no Livro 1 da Coleção Pitágoras: a entrevista, o verbete de dicionário, o diário, o artigo de opinião, e, além desses, textos diversos como notícia, poema e propaganda. Espero que as questões, se usadas, tornem-se um momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem, revelando os sucessos do aluno na construção de seus conhecimentos, apontando necessidades e problemas e redefinindo estratégias para a maior eficiência na interação com o aluno.

Raquel Fernandes Nogueira

Conteúdos / Capítulos
Questões
Propaganda, substantivo, variação lingüística, organização textual
Q.1 a Q. 6
Notícia, interpretação, vocabulário
Q.7 a Q. 10
Blog, interpretação, relação entre textos
Q.11 a Q.15
Entrevista, interpretação, pontuação, adjetivo, substantivo
Q.16 a Q.20
Poema, verbete, substantivo, artigo, recursos prosódicos
Q.21 a Q.27
Diário, escrita expressiva
Q.28 a Q.30
Diário, registro formal e informal da língua, verbete
Q.31 a Q.36
Tirinha, adjetivo, leitura e interpretação
Q.37 a Q.40

SUGESTÕES DE QUESTÕES


I) QUESTÕES OBJETIVAS

TEXTO 1

QUESTÃO 01 (Descritor: analisar o efeito do sentido conseqüente do uso de recursos gráficos (diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial, etc.))

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

A empresa Garoto, para lançar seu novo produto, utiliza todas as estratégias abaixo, EXCETO:

a)      opta por desenho infantil, o que provoca identificação direta com a criança.
b)      cria a idéia de que o produto é exclusivo para crianças e mostra um adulto disfarçado.
c)      sugere pela expressão da menina que as crianças devem ficar atentas aos adultos.
d)      separa as imagens em quadros e assim distancia o adulto do produto cobiçado.


QUESTÃO 02 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões))

Assunto: Procedimentos de leitura.

Mania é proibida para adultos.”

Todas as interpretações da palavra em destaque são verdadeiras, mas somente uma corresponde ao contexto da propaganda. IDENTIFIQUE-a.

a)      Nome próprio ligado à idéia de gosto exagerado por algo.
b)      Síndrome mental, caracterizada por excitação psíquica, etc.
c)      Excentricidade, desvio ou afastamento do centro.
d)      Habito próprio de pessoa ou grupo.


QUESTÃO 03 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas))

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeito de sentido

“Novo Mania da Garoto. Proibido para adultos.”

Ao reescrever essas duas frases, de maneiras diferentes, qual das opções abaixo continua apresentando a mesma idéia da propaganda?

a)      Proibido: Novo Mania da Garoto para adultos!
b)      Proibido o novo Mania para adultos, da Garoto.
c)      Proibido para adultos, o novo Mania, da Garoto.
d)      Novo, proibido da Garoto: Mania para adultos.

















QUESTÃO 04 (Descritor: reconhecer níveis de registro (formal e informal))

Assunto: Variação lingüística

Analise a frase abaixo e marque a alternativa CORRETA com relação ao uso da linguagem formal.

“Novo Mania da Garoto.”

a)      “Novo” deveria estar no feminino, pois concorda com o substantivo “Mania”.
b)      “Novo” está no masculino, pois concorda com o substantivo chocolate, oculto na frase.
c)      “Novo” se refere à palavra “Garoto”, por isso essa palavra deve estar no masculino.
d)      “Mania” é nome próprio, por isso “novo” não deve estar no feminino.


QUESTÃO 05 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo contexto)

Assunto: Procedimentos de leitura.

A primeira imagem apresenta uma pessoa adulta disfarçada de criança e indica as alterações feitas para se parecer com uma criança. Dessas “manias” qual poderia ser praticada também por jovens?

a)      Tênis sujo e desamarrado.
b)      Bonequinha segurada pelos cabelos.
c)      Tapa-olho com ursinho.
d)      Lacinho na cabeça.


QUESTÃO 06 (Descritor: reconhecer em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

Todas as linguagens citadas abaixo caracterizam o modo de falar típico do interlocutor (a criança). EXCETO:

a)      lacinho na cabeça.
b)     enorme mancha de geléia de uva.
b)      tapa-olho com ursinho.
c)      bonequinha segurada pelos cabelos.




















TEXTO 2

Astronomia
Cientistas norte-americanos contestam despromoção de Plutão 
01.09.2006 - 21h36   Reuters, PÚBLICO.PT

Trezentos cientistas norte-americanos contestaram hoje a recente decisão da União Astronômica Internacional de retirar de Plutão o seu estatuto de planeta, numa petição que rejeita a nova definição do que é um planeta.
A decisão, tomada a 24 de Agosto, não impediu uma onda de debate sobre o estatuto de Plutão, no limite do nosso Sistema Solar.

Alan Stern, organizador da petição, denuncia que a decisão da União Astronômica foi motivada por questões políticas e não científicas.

A União “pode dizer que o céu é verde todo o dia, mas isso não o torna verdade”, comentou Stern, um cientista do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

O cientista acrescenta que a União “criou uma definição tecnicamente inflacionada (...) e cientificamente embaraçosa”.

Segundo Stern, os 300 cientistas que assinaram a petição garantem que não vão usar a definição da União Astronômica e adiantou que estão a organizar uma conferência para 2007 para encontrar uma definição melhor.

Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar desde que foi descrito, em 1930. Agora, os planetas do sistema solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Plutão passou a ser considerado um planeta anão.


Segundo a nova definição, para que um corpo celestial possa ser considerado um planeta deve orbitar em torno de uma estrela, ter massa suficiente para ter gravidade própria e assumir uma forma arredondada e ser dominante na órbita. Esta última norma foi determinante para desclassificar Plutão, que até se cruza com o "vizinho" Neptuno na sua órbita em torno do S.



QUESTÃO 07 (Descritor: localizar informação no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura.

Dos argumentos citados abaixo, qual foi o determinante para justificar, de acordo com os cientistas, a despromoção de Plutão?

a)      Ter massa suficiente para ter gravidade própria.
b)      Orbitar em torno de uma estrela.
c)      Assumir forma arredondada e ser dominante na órbita.
d)      Navegar na mesma órbita de outro planeta.











QUESTÃO 08 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita)

Assunto: Procedimentos de leitura.

A atitude dos norte-americanos é típica de pessoas:

a)      arrogantes.
b)      curiosas.
c)      implicantes.
d)      questionadoras.


QUESTÃO 09 (Descritor: associar as características e estratégias de um texto ao gênero (ficcional ou não-ficcional) e/ou locutor e interlocutor)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

O texto lido pertence a qual gênero textual?

a)      Reportagem, pois é um estudo científico detalhado sobre os planetas.
b)      Notícia, pois corresponde a um fato ocorrido no dia de sua publicação.
c)      Artigo de opinião, pois informa e esclarece dúvidas sobre o assunto.
d)      Diário, pois narra o que se passa naquele dia.


QUESTÃO 10 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões))

Assunto: Procedimentos de leitura

“Trezentos cientistas norte-americanos contestaram hoje a recente decisão da União Astronômica Internacional (...)”

A expressão que MELHOR substitui a palavra em destaque é

a)    impugnaram.
b)    concordaram.
c)    negaram.
d)    reafirmaram.

TEXTO 3

Plutão

Domingo, 24-Setembro-2006 - 20:08
Não é que os cientistas resolveram que Plutão não é mais um planeta, eles disseram que Plutão nunca foi um planeta, o que torna todas as feiras de ciências realizadas até hoje uma completa farsa.
A resolução de que Plutão não é um planeta causou uma forte queda nas ações das indústrias de bolinhas de isopor. O CEO de uma dessas poderosas corporações confessou que teve vontade de se jogar da janela do quadragésimo andar quando recebeu a terrível notícia.
Enquanto isso, no Brasil, em meio à queda da bolsa de valores de São Paulo, por causa da notícia, começam as gracinhas:
“Foi só um brasileiro ir para o espaço
que já sumiu um planeta…”
(O Blog "Banana com Casca e Tudo" foi criado e é mantido por Marcelo Coelho.)
Vocabulário:
CEO - Chief Executive Officer (Chefe do setor executivo em português), mais conhecido como CEO, é um termo anglo-saxão para designar a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade em uma organização ou corporação.


QUESTÃO 11 (Descritor: identificar o tema/tópico central de um texto).

Assunto: Procedimentos de leitura

Ao ler o blog, é possível perceber qual a intenção do autor do texto, ao produzi-lo. Marque a opção CORRETA.

a)     Ironizar a polêmica criada em torno da despromoção de Plutão.
b)     Analisar os efeitos provocados nas pessoas após saberem do fato.
c)     Apresentar o impacto econômico provocado após a notícia.
d)     Compartilhar com os leitores a notícia sobre o planeta que deixou de ser planeta.


QUESTÃO 12 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Leia:
“Foi só um brasileiro ir para o espaço
que já sumiu um planeta…”

A frase retirada do texto nos permite pensar como a imagem do brasileiro é vista de forma preconceituosa por muitos. Das opções abaixo, qual palavra melhor define essa imagem?

a)     Desorganizado.
b)     Aventureiro.
c)     Determinado.
d)     Ladrão.


QUESTÃO 13 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo contexto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Somente UM dos trechos abaixo não comprova a intenção irônica do autor desse blog. IDENTIFIQUE-a.

a)     “Não é que os cientistas resolveram que Plutão não é mais um planeta”.
b)     “(...) o que torna todas as feiras de ciências realizadas até hoje uma completa farsa. “
c)     “A resolução de que Plutão não é um planeta causou uma forte queda nas ações das indústrias de bolinhas de isopor.”
d)        O CEO de uma dessas poderosas corporações confessou que teve vontade de se jogar da janela do quadragésimo andar.”










QUESTÃO 14 (Descritor: comparar as opiniões/pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema)

Assunto: Relação entre textos: intertextualidade

Ao compararmos o texto 2 (a notícia) e o texto 3 (o blog) é possível percebermos que o tema gerador dos mesmos é a polêmica em torno da definição de “planeta” para o astro Plutão. De acordo com os pontos de vista apresentados NÃO podemos AFIRMAR que:

a)     os cientistas são contrários à decisão da União e argumentam que não há fundamento científico e sim político
b)     a União Astronômica Internacional julga que Plutão não é planeta por não ser dominante na sua órbita.
c)     os cientistas contestam a despromoção de Plutão, pois acreditam que isso causará um enorme transtorno econômico
d)     Marcelo Coelho se utiliza da ironia para caracterizar o excesso de importância ao fato.     


QUESTÃO 15 (Descritor: comparar textos de diferentes gêneros quanto ao tratamento temático e aos recursos formais utilizados pelo autor)

Assunto: Relação entre textos: intertextualidade

Das afirmações abaixo, apenas uma NÃO é correta em relação aos textos 2 e 3. IDENTIFIQUE-a.

a)     A notícia, apesar de tratar de fatos reais, aos olhos da população é ridícula pela importância excessiva dada ao fato.
b)     Sendo o blog um diário virtual, entende-se que os fatos ali narrados ocorreram no dia 24/09/2006.
c)     O blog ridiculariza a situação usando exemplos cômicos e mantendo uma linguagem semelhante à da notícia.
d)     Por se tratar de uma notícia, o texto 2 apresenta o assunto de maneira objetiva, clara e direta.




TEXTO 4

Papo-Cabeça pra Pensar

Maurício de Sousa

A turma da Mônica conquista o mundo
e faz a sua parte na conscientização da criançada brasileira

Em quantas línguas nossa turma está falando?
Catalão, javanês, italiano, coreano, espanhol. Algumas línguas que saíram vão voltar, Alemanha, Grécia, França.

Há alguma seleção, adaptação?
Não. Todo material vai direto. E geralmente a pessoa que faz a versão (e não tradução, sou contra) conhece bem as duas línguas, o português e a língua local. Pessoas que já trabalharam numa Abril, numa Globo. O personagem fala a língua do dia, da hora e da região onde ele cai. Quanto à seleção, não há. Eles escolhem as histórias do jeito que querem e, aqui ou ali... Na Indonésia senti uma censurazinha. Por exemplo, história do Chico Bento: eles tomam banho peladinhos no ribeirão. Lá na Indonésia eles apagam as “partes” dos molequinhos. Mas não mudaram nada, é o maior país mulçumano do mundo, e tem inclusive o Chico Bento indo para a igreja, uma coisa meio católica antiga nossa. Os desenhos animados do Chico passei na televisão de Pequim, na China, e foi a mesma coisa, gostaram, querem mais. E, para minha surpresa, o Chico Bento entrou em todos os países, mesmo sendo uma coisa regional. Ele tem uma namoradinha, seus valores familiares são os clássicos, tem em todos os povos.

Como você se sente, sabendo que estão em todos os lugares personagens tão seus?
No começo, tinha medo. Estou fazendo uma coisa tão brasileira, será que vão entender? A Mônica é minha filha, nasceu ali em Mogi; a Magali a mesma coisa; o Chico Bento é meu tio-avô que nasceu na roça. Chutei, primeiro Itália, depois Japão, e assim por diante. Hoje nem penso nisso. Mas, lógico, tem uma tabelinha de temas que a gente deve evitar, os tabus. E às vezes coisas bobas: o Bidu não pode fazer xixi no poste em publicações no Japão e Estados Unidos, a editora paga multa. O Titi não pode assobiar para uma menina na rua na revista grega porque isso é de extremo mau gosto lá.

O que nos deixa feliz é esse seu trabalho ligado ao social. Em quantas frentes você trabalha hoje?
Tem campanha contra o câncer, contra a aftosa com o Chico Bento e muita coisa que não se ouve falar porque não é comercial. Estamos abrindo a campanha Òia o Chico, que é de cuidado com as margens do rio São Francisco, o estatuto da Criança. Estamos na alfabetização, na saúde, no meio ambiente.

Você tem sentido resultado?
Nem sempre esses trabalhos funcionam em termos comerciais. Só que, lógico, uma coisa leva a outra. Tem áreas do Brasil que não têm banca de jornal. As pessoas conhecem esses personagens através de uma campanha. Começam a gostar e viajam 100, 200 quilômetros para comprar uma revista. E nós estamos usando cada vez mais nossas histórias em cartilhas, material escolar. Tem muita gente que pegou gosto pela leitura nessas cartilhas. Por um lado, é bom existir; por outro lado, não deveria ser, todo mundo deveria ter escola, livro para usufruir dos direitos de cidadão. Infelizmente não tem, então, enquanto isso, a gente faz o que pode fazer. Daqui a algum tempo, quando essa criançada, que está se conscientizando agora, estiver no poder, tudo vai mudar, porque a criançada hoje está muito esperta, exigente, forte nas convicções. Realmente, nós estamos criando uma criançada legal.

E você é temido?
Não. Sou respeitado. Quando falo que alguma coisa não está boa por causa disso e disso, eles falam “é mesmo” e consertam. Eu sei fazer tudo o que eles fazem. Então não têm desculpa. Essa de não estar inspirado para mim não cola. Todo dia você pode criar. Criatividade é um poço. Quanto mais você cava, mais água sai. Se não cavar, fica no rasinho. E não tem fim. Não precisamos ficar neuróticos, “preciso ter uma boa idéia hoje”. Não, está cheio por aí: pessoa simpática, piada, filme, teatro, televisão, acontecimento, sensação. Tudo é motivo para se inventar história.
(Trechos da entrevista, publicada na revista “Almanaque BRASIL de cultura popular” – Janeiro/2006, p.20)

QUESTÃO 16 (Descritor: identificar o tema/tópico central de um texto)

Assunto: Procedimentos de leitura.

Numa entrevista é possível falar sobre diversos temas, pois o entrevistador é quem conduz a conversa e faz perguntas diversificadas. Das opções abaixo, apenas UM tema não foi tratado no texto 4. IDENTIFIQUE-o.

a)     A turma da Mônica inserida nos outros países.
b)     A origem de alguns personagens da turma.
c)     A turma da Mônica alfabetiza e conscientiza.
d)     A falta de criatividade às vezes compromete a criação dos quadrinhos.


QUESTÃO 17 (Descritor: avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero (propaganda e persuasão; notícia e informação) e veículo de divulgação (jornal, revista, livro))

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

A entrevista é um tipo de texto jornalístico com características próprias. Analise as alternativas abaixo e marque a FALSA em relação à estrutura do texto.

a)     Não há subtítulo nessa entrevista.
b)     “Maurício de Sousa” é o nome do entrevistado.
c)     “Papo-cabeça pra pensar” é o título.
d)     “E você é temido?” é uma pergunta do entrevistador.


QUESTÃO 18 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas))

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

Todas as alternativas apresentam pontuação expressiva, acompanhadas da justificativa de uso. Qual delas está ERRADA?

a)     “E geralmente a pessoa que faz a versão (e não tradução, sou contra) conhece bem as duas línguas, (...) “. Os parênteses indicam uma explicação do entrevistado.
b)     “Eles escolhem as histórias do jeito que querem e, aqui ou ali... na Indonésia senti uma censurazinha”. As reticências deixam no ar a idéia iniciada pelo entrevistado.
c)     “Quando falo que alguma coisa não está boa por causa disso e disso, eles falam” é mesmo” e consertam”. As aspas indicam uma fala.
d)     “Mas, lógico, tem uma tabelinha de temas que a gente deve evitar, os tabus”. As vírgulas marcam uma enumeração.


QUESTÃO 19 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente)

Assunto. Coerência e coesão no processamento do texto.

  1. “Os desenhos animados do Chico passei na televisão de Pequim, (...)”
  2. “Os animados desenhos do Chico passei na televisão de Pequim, (...)”

Todas as afirmações abaixo são VERDADEIRAS em relação às frases acima, EXCETO:

a)     a mudança de lugar da palavra “animados” não altera o sentido da frase.
b)     “desenhos”, na frase 1, é modificado pelo adjetivo “animados”.
c)     “animados”, na frase 2, é o mesmo que “divertidos”.
d)     “animados”, na frase 2, é modificado pelo adjetivo “desenhos”.
QUESTÃO 20 (Descritor: reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão.

A entrevista permite que o leitor conheça mais sobre a vida e a forma de pensar do entrevistado. Identifique o trecho abaixo que REVELA um ponto de vista do entrevistado.

a)     “O personagem fala a língua do dia, da hora e da região onde ele cai”.
b)     “Todo dia você pode criar. Criatividade é um poço”.
c)     “Chico Bento é meu tio-avô que nasceu na roça”.
d)     “Tem áreas no Brasil que não tem banca de jornal”.


II) QUESTÕES ABERTAS

TEXTO 5

A Pesca

Affonso R. de Sant’Anna

O anil
O anzol
O azul

O silêncio
O tempo
O peixe

A agulha
Vertical
Mergulha

A água
A linha
A espuma

O tempo
O peixe
O silêncio

A garganta
A âncora
O peixe

A boca
A arranco
O rasgão

Aberta a água
Aberta a chaga
Aberto o anzol

Aqüelíneo
Ágil claro
Estabanado

O peixe
A areia
O sol
QUESTÃO 21 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra afirmação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura.

Em poucas palavras, explique o que você entendeu do texto “A pesca”, comprovando sua resposta com elementos do texto.


QUESTÃO 22 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outro(s) texto(s)).

Assunto: Procedimentos de leitura

Leia a seguinte afirmação:

O texto “A pesca” é uma seqüência de cenas de uma pescaria, bordadas num tecido.

Analise o texto novamente e diga se é verdadeira ou falsa a afirmativa acima, comprovando sua resposta com elementos textuais.


QUESTÃO 23 (Descritor: estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico).

Assunto: Procedimentos de leitura.

Após a leitura do texto, chama a atenção o fato de ele ser quase que uma seqüência só de substantivos.
a)     Por que, então, pode-se considerá-lo como sendo um texto?
b)    Qualquer seqüência de palavras pode ser considerada um texto?


QUESTÃO 24 (Descritor: estabelecer relação, em uma narrativa ficcional, entre o desenvolvimento do enredo e a organização espacial e temporal)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto.

O texto pode ser dividido em 4 momentos bem definidos: introdução, desenvolvimento, clímax (antecede o final) e desfecho (final).
Identifique cada um deles, de acordo com as estrofes.


QUESTÃO 25 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões))

Assunto: Procedimentos de leitura.

“ Aqüelíneo
Ágil claro
Estabanado”.

De acordo com o contexto, dê a sua definição para o verbete “Aqüelíneo” e justifique.




QUESTÃO 26 (Descritor: utilizar informações oferecidas por um verbete de dicionário e/ou de enciclopédia na compreensão ou interpretação do texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura.

Leia as informações abaixo:
Aque-: elemento de composição; do latim aqua, “água” (...)
-líneo: elemento de composição; do latim línea, “linha” (...)

Relacione os verbetes apresentados com a definição dada, por você da palavra “Aqüelíneo”. Há semelhanças ou não? Justifique.


QUESTÃO 27 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos prosódicos (rima, aliteração, onomatopéia, etc.))

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

Nesse poema, o poeta não tem como preocupação a rima, no final dos versos, mas se utiliza de um outro recurso, conhecido como “anáfora”, que é a repetição constante de certos elementos no início dos versos.

a) Classifique, morfologicamente as palavras destacadas:
“A âncora
O peixe”

b) Que efeito de sentido é produzido com a repetição dessas palavras no início dos versos do texto?



TEXTO 6



QUESTÃO 28
(Descritor: associar as características e estratégicas de um texto ao gênero (ficcional ou não-ficcional) e/ou locutor ou interlocutor).

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

Qual a maior preocupação/interesse de quem escreveu o texto?


QUESTÃO 29 (Descritor: reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem).

Assunto: : Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.

Não há, nesse texto 6, uma apresentação formal da narradora, mas conseguimos ter uma idéia de quem ela é a partir das coisas e da forma como escreve. Faça, a partir das impressões/marcas do texto, uma descrição da narradora.


QUESTÃO 30 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico e/ou tabela com as constantes no corpo de um texto).

Assunto: Procedimentos de leitura.

A autora, para enfatizar algumas mensagens, utiliza recursos visuais. Retire dois exemplos e explique seus efeitos no texto.


TEXTO 7

A agenda de Carol

Inês Stanisiere
Outubro – 28

Caraca! Inacreditável! Diário, você nunca vai imaginar o que eu ganhei de presente dos meus pais!!! Um gato! É, um gatinho de verdade!!!!!! É a coisa mais fofa que eu já vi. É demais!!! Tô simplesmente apaixonada!! Na verdade, não é um gato, é fêmea, é uma gatinha. E ela é tão pequeninha, tão linda!!!! Não consigo desgrudar dela. E você precisa ver. Ela fica sentada no meu colo o tempo todo, dormindo, fazendo ron-ron, ai, é tão maneiro!!!!!! Acho que ela gostou de mim de cara!!! Foi o melhor presente que já ganhei!!!!!! Só não consegui pensar no nome que vou dar! Hoje aconteceu tanta coisa que tô até tonta!!! Só agora consegui parar para escrever. A gatinha tá dormindo em cima da minha cama. Ela é toda branquinha e tem os olhos azuis. Muito linda mesmo! A mamãe falou que eu vou ter que educar ela direitinho, pra ela sempre fazer suas necessidades lá na areia. Falou pra eu levar ela sempre ali, pra ela aprender. Acho que vai ser fogo ensinar isso a ela! Espero que ela se comporte bem porque senão todo mundo aqui em casa vai brigar comigo. 

QUESTÃO 31 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto)

Assunto:. Procedimentos de leitura

Após a leitura do texto, responda:

a)     Qual é o assunto tratado no texto?
b)    Qual é o objetivo do texto?
c)     A forma com que o tema foi desenvolvido/explorado nesse texto, está adequada ao tipo textual? Justifique.


QUESTÃO 32 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, aspas)).

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

Há, nesse texto, o uso mais freqüente de um tipo de pontuação: a exclamação. Por que isso ocorre? Justifique.


QUESTÃO 33 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra implícita no texto).

Assunto: Procedimento de leitura

A partir do vocabulário usado pela personagem, é possível traçar um perfil dela: idade, sexo, classe social, lugar onde vive (cidade pequena, cidade grande, campo)... Com base nos elementos do texto, caracterize essa personagem.


Ao ler os textos 6 e 7, você irá perceber que eles são conhecidos como Diário.

Leia os verbetes abaixo e responda às questões 34 e 35:

Agenda s.f. – Caderneta ou registro para anotações de compromissos, encontros, etc.

Diário adj.  – 1. Que se faz ou sucede todos os dias; cotidiano. • s.m. 2. Relação do que se faz ou sucede em cada dia. 3. Registro dessa relação; jornal.
(Mini Aurélio – séc. XXI – Escolar, 4 edição, p. 23; p. 235)


QUESTÃO 34 (Descritor: avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero (propaganda e persuasão; notícia e informação) e veículo de divulgação (jornal, revista, livro))

Assunto:.Implicações do suporte, gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

Considerando-se os verbetes “agenda” e “diário”, responda:

a)     Que características o texto 6 possui que são comuns numa agenda?
b)    O que nele é típico de um diário?
c)     É adequado chamá-lo de “agenda”? Explique.


QUESTÃO 35 (Descritor: associar as características e estratégias de um texto ao gênero (ficcional ou não-ficcional) e/ou locutor e interlocutor).

Assunto: Implicações do suporte, gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

“A agenda de Carol” é o título do livro de onde foi retirado o texto 6. Após a leitura do texto e dos verbetes, você considera adequado esse título? Explique.




QUESTÃO 36 (Descritor: reconhecer, em um texto dado, marcas típicas da modalidade oral).

Assunto: Variação lingüística

Estão presentes, em ambos os textos, uma forma de falar típica dos adolescentes. Veja as frases abaixo:

“(Tinha que ficar linda para o gato do Paulinho)”
“Um gato! É, um gatinho de verdade!!!!”

a)     A palavra “gato” apresenta o mesmo sentido nas duas frases? Explique.
b)    Retire outras três palavras/expressões também típicas da oralidade e explique seu significado.


TEXTO 8
Tirinha 01

Tirinha 02


QUESTÃO 37
(Descritor: localizar informações num texto).

Assunto: Procedimento de leitura.

Há, na personagem desses quadrinhos, duas características marcantes, que só são percebidas pelas suas ações. Identifique-as.


QUESTÃO 38 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

Assunto: Procedimento de leitura

Leia as frases abaixo.
“Mas por que brigar contra um velho amigo?”
“O gato selvagem desperta com apetite voraz”.

a)     A que palavras se referem os termos destacados?
b)    Se invertermos a ordem desses termos, há alteração no sentido do texto? Explique.


QUESTÃO 39 (Descritor: Relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos.)

Assunto: Procedimento de leitura.

Há, na fala do Garfield, da tira 1, expressões que não se relacionam, no seu sentido real, à imagem desse gato: “selvagem, caça, cadeia alimentar”. Explique por que e sugira outras palavras que possam caracterizar melhor a cena.


QUESTÃO 40 (Descritor: a) localizar informação num texto; b) depreender de uma informação explícita outra afirmação implícita no texto.)

Assunto: Procedimento de leitura.

a)     A qual palavra Garfield se refere ao usar a expressão “velho amigo”?
b)    Por que eles são considerados velhos amigos?


















GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS



QUESTÃO 01:
D

QUESTÃO 11:
A
QUESTÃO 02:
A

QUESTÃO 12:
D
QUESTÃO 03:
C

QUESTÃO 13:
A
QUESTÃO 04:
B

QUESTÃO 14:
C
QUESTÃO 05:
A

QUESTÃO 15:
B
QUESTÃO 06:
B

QUESTÃO 16:
D
QUESTÃO 07:
C

QUESTÃO 17:
C
QUESTÃO 08:
D

QUESTÃO 18:
D
QUESTÃO 09:
B

QUESTÃO 19:
A
QUESTÃO 10:
C

QUESTÃO 20:
B


GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS


QUESTÃO 21

O aluno deve demonstrar que conseguiu construir uma seqüência lógica de idéias, deve descrever uma pescaria, desde o momento que o pescador se prepara para a pesca até o momento que conquista seu objetivo e retorna.

QUESTÃO 22

O aluno pode identificar nas palavras “agulha, linha, silêncio, tempo” semelhança com o ato de bordar, mas pode acreditar que isso não é possível por causa das ações descritas. Nesse caso o que se deve fazer é analisar o argumento do aluno.

QUESTÃO 23

a)     Espera-se que o aluno perceba que há uma seqüência lógica na organização das palavras, o que lhe permite construir a história mesmo sem a presença de outras palavras.
b)    O aluno deve entender que só uma seqüência de palavras que mantém uma lógica, uma coerência, pode ser considerada como um texto.

QUESTÃO 24

Introdução: da 1ª à 2ª estrofes
Desenvolvimento: da 3ª à 6ª estrofe (inicia-se a ação da pescaria até o momento que aparece o peixe)
Clímax: 7ª estrofe (nesse momento há a expectativa do peixe sair da água fisgado, pois pode ser que ele fuja)
Desfecho: da 8ª à última estrofe (a constatação do sucesso da pescaria)

QUESTÃO 25

Resposta pessoal com base no contexto.



QUESTÃO 26

Resposta pessoal com base no contexto.

QUESTÃO 27

a)     Artigo definido
b)    O artigo definido dá a idéia de que aquela não é uma pescaria qualquer, fica a sensação de que é um momento que foi planejado para que desse tudo certo ao longo do dia.

QUESTÃO 28

Por ser um texto tipo diário, a intenção é expressar / registrar as emoções, os acontecimentos vivenciados naquele dia.

QUESTÃO 29

O aluno deve reconhecer pelo assunto, vocabulário e imagens, que a narradora é uma adolescente.

QUESTÃO 30

Sugestões: Caixa alta: (LINDA) – desejo de ser a mais bonita;
                                     (O PIOR DIA DA MINHA VIDA!) – um momento muito ruim
                   Os desenhos das carinhas, uma de expectativa, outra de decepção, realçam, reforçam a mensagem escrita.

QUESTÃO 31

a)     O presente
b)    Relatar o que se passou naquele dia
c)     O aluno deve perceber que ao falar do presente que ganhou, a personagem demonstra os sentimentos vivenciados, as sensações daquele momento, de maneira bem natural, espontânea, o que é característica desse tipo de texto. Exemplo: “É a coisa mais fofa que eu já vi.”

QUESTÃO 32

A exclamação é a pontuação usada quando se quer demonstrar sentimentos, emoções e isso ocorre todo o tempo nesse texto, por isso ela é mais usada.

QUESTÃO 33

O aluno deve perceber que, provavelmente, a personagem é uma menina que tem entre 10 e 12 anos, de classe média ou alta, que mora numa cidade de porte médio ou grande, num apartamento, pois gato é um animal que não exige tanto espaço, adora animais, é emotiva, entende que regras fazem parte do dia a dia...

QUESTÃO 34

a)     A data e o compromisso agendado.
b)    O relato dos fatos ocorridos naquele dia e dos sentimentos vividos pela narradora.
c)      Não é um texto “agenda” , pois uma agenda tem por objetivo organizar a vida de uma pessoa quanto aos seus compromissos no dia a dia.




QUESTÃO 35

O título não está adequado, pois o texto é um diário.

QUESTÃO 36

a)     Na primeira frase, “gato” é uma gíria que significa que o rapaz é bonito; na segunda frase, significa animal.
b)    Caraca – expressão de admiração
Maneiro – interessante
De cara – impressionado

QUESTÃO 37

A preguiça e a gula.

QUESTÃO 38

a)     “velho” refere-se a “amigo”;’ selvagem”  refere-se a “gato”.
b)    Há mudança de sentido no primeiro: “um velho amigo” significa antigo, de muito tempo; um amigo velho significa que ele já é de idade avançada.
Já no segundo, “gato selvagem” significa feroz; selvagem gato também.

QUESTÃO 39

Garfield é um gato de estimação, tratado pelo dono com ração e, por isso, não precisa sair para caçar seu próprio alimento.
SUGESTÕES: Gato “selvagem” = gato preguiçoso/doméstico; parte à “caça” = parte à procura/em busca de; faz parte da “cadeia alimentar” = faz parte da minha gula.

QUESTÃO 40

a)     sono
b)    Garfield é um gato preguiçoso que passa a maior parte do tempo dormindo, por isso tem o sono como um velho amigo.

Comentários

  1. Muito bacana mesmo!! Você é abençoada ! Parabéns!Que Deus ilumine o teu caminho hoje e sempre!

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