Professor(a)
O material desta seção
pretende atender suas necessidades diárias e práticas da sala de aula.
Ao
selecionar o material, considere o Projeto Pedagógico de sua escola.
Corte,
recorte, monte, copie, cole... Enfim, adapte-o à sua realidade!
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Texto Jornalístic
A NOTÍCIA E A REPORTAGEM
A notícia tem como objetivo
informar. Essa informação deve ser entendida como a veiculação de um fato real
que desperte interesse e chegue ao leitor de maneira rápida e direta. Por isso,
o primeiro parágrafo de uma notícia apresenta, normalmente, um apanhado geral
dos fatos. Aos demais parágrafos, cabe a particularização dos aspectos mais
importantes.
A notícia precisa sempre responder as
questões: o quê?, quem?, quando?, onde?, como?, por quê? As
frases têm que ser curtas, sem palavras complicadas. Uma notícia não pode
deixar transparecer nenhuma opinião do jornalista a respeito do fato.
COMO PRODUZIR?
1) seleção
dos eventos;
2) ordenação
dos eventos;
3) identificação
dos envolvidos nos eventos.
Como qualquer informação, a
notícia deve reunir interesse, importância, atualidade e veracidade.
Uma notícia precisa ser anunciada
por uma manchete e por um “olho” (= breve observação sobre o que vai tratar a
matéria). Observe, ainda, que o título da notícia é, ao mesmo tempo, uma
manchete. Veja o exemplo!
Quase a metade do país não tem esgoto
. Logo abaixo, uma outra frase
acrescenta mais uma informação – trata-se do “olho” da notícia.
Pesquisa do IBGE mostra que 47,8%
dos municípios brasileiros não possuem rede coletora.
1)
Agora, é a sua vez!! Abaixo, você tem várias
notícias e suas respectivas manchetes, extraídas de vários jornais (O Globo, O
Dia, Jornal do Brasil).
Como um
editor de redação de jornal, crie frases que funcionem como “olhos” das
notícias.
Saída
para o feriado já começou
RIO -
Começou ontem o movimento de saída do Rio para o feriado. Ontem, passaram pela
Ponte Rio-Niterói cerca de 81 mil veículos em direção à Região dos lagos.
Segundo a Concessionária Ponte AS,. hoje deve ser o dia de maior movimento na
Ponte.
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Ações da Vale já renderam 16,68%
Os trabalhadores que
usaram o dinheiro depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
para comprar ações da Vale do Rio Doce já lucraram 16,68%, desde o dia 21,
quando foi definido o preço de venda, já considerando o desconto de 5%. Os
pequenos investidores pagaram R$ 54,42 pelo papel. Os demais, R$ 57,28.
Como a
cotação de ontem fechou a R$ 63,50, quem usou dinheiro do FGTS conseguiu, em
uma semana, obter mais do que o fundo renderia em três anos.
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Consórcio já tem regras
Estão definidas as
condições para o Consórcio de Imóveis da Caixa Econômica Federal. Os
consorciados serão divididos em grupos de R$ 10 mil em R$ 10 mil, até o teto de
R$ 180 mil. O prazo de financiamento deverá ser de 15 anos, e será possível
utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances. As
regras, que foram discutidas em reuniões com a Associação Brasileira das
Administradoras de Consórcios, serão detalhadas no próximo mês.
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2 – Extraia, de jornais de sua cidade, notícias atuais e prossiga criando
frases que funcionem como “olhos” das notícias.
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Muito bem! Continuemos... Leia, com atenção, a notícia a
seguir!!
Consórcio já tem regras
Caixa montará
grupos de imóveis em escalas de R$ 10 mil, com prazo de 15 anos e teto de R$
180 mil, com uso de lance do FGTS
Cristiane Campos
Estão definidas as condições para o
Consórcio de Imóveis da Caixa Econômica Federal. Os consorciados serão
divididos em grupos de R$ 10 mil em R$ 10 mil, até o teto de R$ 180 mil. O
prazo de financiamento deverá ser de 15 anos, e será possível utilizar o Fundo
de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances. As regras, que foram
discutidas em reuniões com a Associação Brasileira das Administradoras de
Consórcios, serão detalhadas no próximo mês.
O que a Caixa ainda não definiu é se
vai lançar o produto em parceria com a Caixa Seguros ou com as administradoras
de consórcios. Além dessa modalidade, o banco planeja lançar também um título
de capitalização com parcelas de R$ 50 e fazer o relançamento do Poupanção.
Segundo a diretora da Abac, Karla
Battistela, o banco vai se concentrar nos clientes que precisam de crédito
entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Para ela, com a entrada da Caixa e do Banco
Panamericano, do empresário e apresentador Silvio Santos, o setor deve crescer
80% este ano. Os consórcios já experimentam um avanço de 200% nos últimos cinco
anos.
“Uma das vantagens do consórcio é a
flexibilidade. O consorciado recebe o dinheiro, que pode ser usado para a
compra de terreno, construção da moradia, reforma ou aquisição de imóveis
prontos ou na planta. Outro fator positivo é o poder de negociação, já que o
dinheiro está na mão”, afirmou Karla. Além disso, ela aponta que o Banco
Central autoriza que até 10% do valor da carta de crédito possam ser usados
para a regularização do imóvel no momento da compra.
O servidor Pedro Paulo Barbosa Nunes,
38 anos, concorda com a diretora da Abac. Ele acha o consórcio uma boa opção
para quem ganha pouco. Pedro precisava de R$ 36 mil para comprar um imóvel e
gostaria de aderir ao sistema, mas, como a Caixa ainda não está operando com o
consórcio, teve que optar por outra forma de financiamento.
ANALISANDO
. Esta notícia é composta de:
I - Manchete: é o título principal do assunto.
Consórcio já tem regra
II - Olho da notícia: é uma
espécie de pequeno texto-resumo extremamente sintético, cujo papel é desdobrar
a informação da manchete e do “olho”.
Caixa montará grupos de imóveis em escalas
de R$ 10 mil, com prazo de 15 anos e teto de R$ 180 mil, com uso de lance do
FGTS.
III - Lide (do inglês lead): é o primeiro parágrafo da
notícia ou reportagem.
Estão definidas as
condições para o Consórcio de Imóveis da Caixa Econômica Federal. Os
consorciados serão divididos em grupos de R$ 10 mil em R$ 10 mil, até o teto de
R$ 180 mil. O prazo de financiamento deverá ser de 15 anos, e será possível
utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances. As
regras, que foram discutidas em reuniões com a Associação Brasileira das
Administradoras de Consórcios, serão detalhadas no próximo mês.
EXERCITANDO
.
Agora, que você já conhece a estrutura de uma notícia de jornal, observe
este texto em versos composto por Gilberto Gil (música), narrando um crime
passional. Sua tarefa é transformá-lo em uma notícia de jornal. Não se esqueça
da manchete, do lead e do olho da notícia!
DOMINGO NO PARQUE
O rei da
brincadeira, ê José
O rei da
confusão, ê João
Um
trabalhava na feira, ê José
Outro na
construção, ê João
Na semana
passada, no fim de semana
João
resolveu não brigar
No
domingo de tarde saiu apressado
E não foi
pra ribeira jogar
Capoeira
Não foi
pra lá, pra ribeira foi namorar
O José
como sempre no fim de semana
Guardou a
barraca e sumiu
Foi fazer
no domingo um passeio no parque
Lá perto
da boca do rio
Foi no
parque que ele avistou
Juliana,
foi que ele viu
foi que
ele viu
Juliana na
roda com João
Uma rosa
e um sorvete na mão
Juliana
seu sonho, uma ilusão
Juliana e
o amigo João
O espinho
da rosa feriu Zé
E o
sorvete gelou seu coração
O sorvete
e a rosa, ô José
A rosa e
o sorvete, ô José
Foi
coçando no peito, ô José
Do José
brincalhão, ô José
Oi,
girando na mente, ô José
Oi,
girando na mente, ô José
Do José
brincalhão, ô José
Juliana girando, ô girando
Oi, na
roda gigante, oi girando
Oi, na
roda gigante, oi girando
O amigo
João, ô João
O sorvete
é morango, é vermelho
Oi,
girando e a roda, é vermelha
Oi,
girando, girando, é vermelha
Oi,
girando, girando...
OLHA A
FACA! OLHA A FACA!
Olha o
sangue na mão, Ê José
Juliana
no chão, Ê José
Outro
corpo caído, Ê José
Seu amigo
João, Ê José
Amanhã
não tem feira, Ê José
Não tem
mais construção, Ê João
Não tem
mais brincadeira, Ê José
Não tem
mais confusão, Ê João
(Gilberto Gil)
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Agora, uma Notícia Poética. Sim,
eis o título da poesia de Sérgio Caparelli in Tigres no quintal! Vamos
conhecê-la?
Urgente!
Uma
gota
de
orvalho
caiu
hoje, às 8h, do canto do dedo anula
direito,
do Cristo Redentor, no
Rio de
Janeiro
Seus
restos
não foram
encontrados
A polícia
não acre-
dita em
acidente
Suspeito:
o
vento
Os
meteoro-
logistas,
os poetas e
os
passarinhos choram in-
consoláveis.
Testemunha
presenciou
a queda: “Horrível!
Ela se
evaporou na metade do caminho!”
Você também tem essa capacidade, sabia? Só não a demonstrou até agora.
Eu lhe dou agora a oportunidade.
Verifique um monumento, uma escultura,
um prédio histórico ou o que mais esteja chamando a sua atenção. Isso!! Algo
que necessite ser restaurado.
Faça a sua notícia. Detalhe: em forma
de poesia e com um “formato” especial.
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É mais intensa e mais profunda que a notícia.Ela parte da notícia, mas avança, vai além dela.
A reportagem desenvolve uma investigação, que a notícia não faz. Assim: busca as origens e o porquê do fato, como também suas conseqüências.
A reportagem, enfim, abre o debate sobre um fato, até esgotá-lo.
Como bom(boa) conhecedor(a) de
sua cidade, escolha o mesmo monumento,
escultura ou prédio histórico, pesquise a sua história, e faça uma linda
reportagem.
Afinal, os bons jornalistas começam assim. Inicie
já!
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Professor,
você poderá levar para a sala fotos de jornais com o objetivo de solicitar aos alunos a criação de um texto jornalístico.
Poderá levar,
também, textos jornalísticos para os alunos criarem manchetes.
Os alunos poderão consultar,
se necessário, os jornais da cidade e do país via internet:
http://www.jornaisdehoje.com.br/
Que tal criar um jornal
com o objetivo de informar as atividades da escola? Essa atividade
ajudará os alunos na produção de textos.
O
Jornal O Estadão orienta "Como se faz um jornal":
http://www.estadao-escola.com.br/eescola/jornalismo/telas/jornalismo.htm
Poderá solicitar que os alunos selecionem notícias
policiais. O objetivo é fazer os alunos lerem a notícia e criar outra, se
colocando no lugar da vítima.
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