Pular para o conteúdo principal

Professor(a)

O material desta seção pretende atender suas necessidades diárias e práticas da sala de aula.
Ao selecionar o material, considere o Projeto Pedagógico de sua escola.
Corte, recorte, monte, copie, cole... Enfim, adapte-o à sua realidade!


Argumentação



A paz, comumente, é representada pela cor branca. E a guerra, qual a cor que teria para você?
Provavelmente, uma cor triste, concorda?

“O fim da tarde é lilás” já diz uma canção de Gilberto Gil... você já imaginou de que cor ficou o dia em Hiroshima e Nagazaki quando explodiu a bomba atômica?


“Uma bomba sobre o Japão/ fez nascer o Japão da paz” (Gilberto Gil). Você já pensou que a guerra pode contribuir com a paz? Ou essa idéia parece-lhe absurda?

A PAZ

A paz
invadiu o meu coração
de repente, me encheu de paz
como se o vento de um tufão
arrancasse meus pés do chão
onde eu já não
me enterro mais

A paz
fez o mar da revolução
invadir meu destino; a paz
como aquela grande explosão
uma bomba sobre o Japão
fez nascer o Japão da paz
 
eu pensei em mim
eu pensei em ti
Eu chorei por nós
que contradição
só a guerra faz
nosso amor em paz 

Eu vim
vim parar na beira do cais
onde a estrada chegou ao fim
onde o fim da tarde é lilás
onde o mar arrebenta em mim
o lamento de tantos ais

(Gilberto Gil – MPB – compositores – CD 8)


. A paz, sendo um sentimento ”calmo”,  “tranqüilo”, poderia invadir alguém? Você reparou nos elementos agressivos que confirmam a invasão? Sinta a “delicadeza” do vento de um tufão, que chega a arrancar os pés do chão...imagine um mar em revolução...uma grande explosão feito a bomba no Japão... não seria uma grande contradição? Comente oralmente.


Imaginando...

 Imagine a cena: beira do cais / fim de estrada / o mar arrebenta em mim / fim da tarde lilás.

. Reproduza a imagem. Pinte. Rascunhe. Trace um Perfil. Faça uma montagem. ( Você pode utilizar revistas e jornais)


Argumentando...

“Uma bomba sobre o Japão / fez nascer o Japão da paz”

“Só a guerra faz nosso amor em paz”

. Somente há paz se houver guerra? Até que ponto a guerra contribui com a paz?

. Você já sabe que a argumentação é a exposição de idéias baseada na lógica. Numa dissertação, tenta-se convencer o leitor de que a visão de mundo defendida é verdadeira. Mas, para isso, deve-se defendê-la com bons argumentos! Mãos à obra!
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________



Professor, a turma poderia assistir ao filme “Império do Sol” , de produção de Steve Spielberg.
Poderia, também, montar uma exposição de arte com os trabalhos realizados em “Imaginando”, assim como participar de debates sobre o assunto. Esse debate poderia ser feito anteriormente ao ato da dissertação ou após. Como? Antes da redação, o “comente” funcionaria como um aquecimento das idéias e, depois de feita a redação, a turma seria dividida em grupos que, entre si, leriam as dissertações e escolheriam qual(ais) deveriam ser lidas para a turma. Poderia haver, também, uma exposição das redações escolhidas pelos próprios alunos no mural da sala ou no pátio da escola.
Excelente, não??





 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno