Professor(a)
O material
desta seção pretende atender suas necessidades diárias e práticas da sala de
aula.
Ao selecionar o material, considere o Projeto Pedagógico de sua
escola.
Corte, recorte, monte, copie, cole... Enfim,
adapte-o à sua realidade!
|
Argumentação
A paz, comumente, é representada pela cor branca. E
a guerra, qual a cor que teria para você?
Provavelmente, uma cor triste, concorda?
“O fim da tarde é lilás” já diz uma canção de Gilberto Gil... você já imaginou de que cor ficou o dia em Hiroshima e Nagazaki quando explodiu a bomba atômica?
“Uma bomba sobre o Japão/ fez nascer o Japão da paz”
(Gilberto Gil). Você já pensou que a guerra pode contribuir com a paz? Ou essa
idéia parece-lhe absurda?
A PAZ
A paz
invadiu o meu coração
de repente, me encheu de paz
como se o vento de um tufão
arrancasse meus pés do chão
onde eu já não
me enterro mais
A paz
fez o mar da revolução
invadir meu destino; a paz
como aquela grande explosão
uma bomba sobre o Japão
fez nascer o Japão da paz
eu pensei em mim
eu pensei em ti
Eu chorei por nós
que contradição
só a guerra faz
nosso amor em paz
Eu vim
vim parar na beira do cais
onde a estrada chegou ao fim
onde o fim da tarde é lilás
onde o mar arrebenta em mim
o lamento de tantos ais
(Gilberto Gil – MPB –
compositores – CD 8)
.
A paz, sendo um sentimento ”calmo”,
“tranqüilo”, poderia invadir alguém? Você reparou nos elementos
agressivos que confirmam a invasão? Sinta a “delicadeza” do vento de um tufão,
que chega a arrancar os pés do chão...imagine um mar em revolução...uma grande
explosão feito a bomba no Japão... não seria uma grande contradição? Comente
oralmente.
Imaginando...
Imagine a cena: beira do cais / fim de estrada
/ o mar arrebenta em mim / fim da tarde lilás.
.
Reproduza a imagem. Pinte. Rascunhe. Trace um Perfil. Faça uma montagem. ( Você
pode utilizar revistas e jornais)
Argumentando...
“Uma bomba sobre o Japão /
fez nascer o Japão da paz”
“Só a guerra faz nosso amor
em paz”
.
Somente há paz se houver guerra? Até que ponto a guerra contribui com a paz?
.
Você já sabe que a argumentação é a exposição de idéias baseada na lógica. Numa
dissertação, tenta-se convencer o leitor de que a visão de mundo defendida é
verdadeira. Mas, para isso, deve-se defendê-la com bons argumentos! Mãos à
obra!
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Professor, a turma poderia assistir ao filme “Império do Sol” , de produção de
Steve Spielberg.
Poderia, também, montar uma exposição de arte com
os trabalhos realizados em “Imaginando”,
assim como participar de debates sobre o assunto. Esse debate poderia ser
feito anteriormente ao ato da dissertação ou após. Como? Antes da redação, o
“comente” funcionaria como um
aquecimento das idéias e, depois de feita a redação, a turma seria dividida
em grupos que, entre si, leriam as dissertações e escolheriam qual(ais)
deveriam ser lidas para a turma. Poderia haver, também, uma exposição das
redações escolhidas pelos próprios alunos no mural da sala ou no pátio da
escola.
Excelente, não??
|
Comentários
Postar um comentário