Pular para o conteúdo principal
Literatura

Biblioteca escolar: um mundo a descobrir

As pupilas do senhor leitor

Lorenzo Aldé
Parabéns por estar lendo isto. Você está em frente à tela de um computador, adivinhei? Mas poderia estar folheando uma revista, lendo um jornal, mergulhado num romance ou estudando para um concurso.
Pode estar apaixonado
e só querer ler poesia,
Ou pode ser advogado
preparando com cuidado
sua defesa diante da promotoria.
Se o seu forte são as palavras-cruzadas, ou se você se orgulha de sua coleção de quadrinhos do Fantasma, não importa. Você está dentro do fantástico universo das palavras escritas, um labirinto que não tem saída e não tem fim. Mas quem quer sair, se ele nos permite continuar a sua construção, e se dentro dele está depositada toda a grandeza e perplexidade da alma humana?
Cada uma destas palavras aqui produzidas carrega sentidos ancestrais e nos empurra para frente, neste estranho caminho chamado tempo, que também só foi inventado porque sabíamos ler e escrever.  queremos convidá-lo, a você e a todos os educadores e educadoras que acompanham estas palavras, para um leve sobrevoo pelas terras da leitura. Um voo de asa delta, se quiser: ventilado, panorâmico, livre, agradável. Assim esperamos.
Mas quem escolhe o meio e o caminho é você. Ainda mais aqui na Internet, onde com um simples clique você cria a ordem que quiser, pula de um lado para outro, entra e sai sem dar satisfações. Escrever aqui é saber que nosso leitor é livre. Portanto temos que ser sinceros, claros e diretos.
Boas leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno