Pular para o conteúdo principal

Curso - oficina 200 Anos de Poesia na Bahia presta homenagem a poesia baiana

Quem veio hoje à tarde ao Quadrilátero da Biblioteca Publica do Estado da Bahia pôde fazer uma viajem poética  que foi desde o  início do século XIX  aos românticos e pós-modernos dos nossos tempos. Finalizando o curso – oficina Bahia: 200 Anos de Poesia na Bahia, ministrado pelo poeta Douglas de Almeida, escritores, poetas, atrizes e professores de literatura retribuíram o aprendizado em forma de versos. “Poesia é vida. É amor. É expressão. É contestação. E também é arte”. "Fazemos um trajeto sobre a poesia baiana que é rica e expressiva. Buscamos utilizar esta arte como satisfação humana. Para isso, estudamos  ícones  que sempre  nos serviram de exemplos, que vão desde Junqueira Freire, Castro Alves, Luiz Gama,  poeta negro  e filho de Luiza Mahin, militante negra símbolo de resistência da identidade afro-brasileira, que são poetas e poetizas do século passado", destacou Douglas de Almeida.
Alguns Baianos - Destacando também os poetas e poetizas vivos tais como:  Adelmo Oliveira, Ruy Espinheira Filho, Myrian Fraga, Maria da Conceição Paranhos dentre outros. "São poetas baianos contemporâneos  que, por meio de seus versos, demonstraram a riqueza existente na poesia baiana, uma das sete artes", afirmou o poeta.
Artista e poeta, Marcos Peralta participou do curso - oficina. “O curso serviu bastante para aprofundar o conhecimento sobre a poesia baiana e  também  serviu para despertar novos escritores e leitores desta imensidão rica e expressiva que é a nossa poesia”, destacou Peralta.
No final o facilitador da oficina Douglas de Almeida prestou uma homenagem aos funcionários da Biblioteca Pública do Estado com os poemas O livro e América, de Castro Alves.  "Agradeço a todos os funcionários desta casa bicentenária que há tempos contribui para o conhecimento", disse.
Fonte: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno