Pular para o conteúdo principal



Governo lança edital para certificação de candidatos a diretores de escolas Imprimir E-mail
Ernani Baracho (Assessoria SEE)   
20-Ago-2011
Mais de 140 mil alunos de 272 instituições de ensino em todo o Estado vão eleger os novos dirigentes

armando.jpg
Governo do Estado lança edital para docentes que pretender concorrer aos cargos de diretor de Escolas da Rede Pública (Foto: Assessoria SEE)
O Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esporte lança na próxima semana o edital do Processo de Certificação de Professores, para docentes que pretendem concorrer ao cargo de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de educação básica, no quadriênio 2012/2016. A iniciativa contribui para que o processo eletivo se aperfeiçoe e consolide ainda mais a gestão democrática dentro das unidades de ensino do Estado, que desde 2000 realiza eleições nas escolas da rede pública. As inscrições serão realizadas pelo site www.see.ac.gov.br, no período de 23 a 26 de agosto.

Para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância, no período de 6 de setembro a 22 de outubro. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas à gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.

A ex-gestora da Escola Alcimar Nunes Leitão e atual diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rita Paro, diz que a qualificação do profissional que irá dirigir centenas de alunos é fundamental para o sucesso da escola. “A escola hoje busca sua autonomia, então o diretor terá que estar preparado para conduzir a instituição de ensino”.

A eleição para gestores das escolas tem voto paritário, ou seja, todos os segmentos da escola têm o mesmo peso. Mais de 140 mil alunos e 7,5 mil professores de 272 unidades escolares devem votar neste pleito, previsto para o mês de dezembro. As atribuições de um diretor contemplam entre outras tarefas, a de coordenar a elaboração e revisão do projeto político pedagógico e responder juridicamente pela unidade de ensino junto a SEE e ao Conselho Estadual de Educação.

Os salários dos diretores das escolas da rede estadual variam de acordo a quantidade de alunos da unidade de ensino. Para escolas entre 101 a 900 alunos, a remuneração a partir de outubro será de R$ 5.200,00 e com 901 a 2000, o salário chegará a R$ 5.700,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...