Pular para o conteúdo principal



Governo lança edital para certificação de candidatos a diretores de escolas Imprimir E-mail
Ernani Baracho (Assessoria SEE)   
20-Ago-2011
Mais de 140 mil alunos de 272 instituições de ensino em todo o Estado vão eleger os novos dirigentes

armando.jpg
Governo do Estado lança edital para docentes que pretender concorrer aos cargos de diretor de Escolas da Rede Pública (Foto: Assessoria SEE)
O Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esporte lança na próxima semana o edital do Processo de Certificação de Professores, para docentes que pretendem concorrer ao cargo de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de educação básica, no quadriênio 2012/2016. A iniciativa contribui para que o processo eletivo se aperfeiçoe e consolide ainda mais a gestão democrática dentro das unidades de ensino do Estado, que desde 2000 realiza eleições nas escolas da rede pública. As inscrições serão realizadas pelo site www.see.ac.gov.br, no período de 23 a 26 de agosto.

Para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância, no período de 6 de setembro a 22 de outubro. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas à gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.

A ex-gestora da Escola Alcimar Nunes Leitão e atual diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rita Paro, diz que a qualificação do profissional que irá dirigir centenas de alunos é fundamental para o sucesso da escola. “A escola hoje busca sua autonomia, então o diretor terá que estar preparado para conduzir a instituição de ensino”.

A eleição para gestores das escolas tem voto paritário, ou seja, todos os segmentos da escola têm o mesmo peso. Mais de 140 mil alunos e 7,5 mil professores de 272 unidades escolares devem votar neste pleito, previsto para o mês de dezembro. As atribuições de um diretor contemplam entre outras tarefas, a de coordenar a elaboração e revisão do projeto político pedagógico e responder juridicamente pela unidade de ensino junto a SEE e ao Conselho Estadual de Educação.

Os salários dos diretores das escolas da rede estadual variam de acordo a quantidade de alunos da unidade de ensino. Para escolas entre 101 a 900 alunos, a remuneração a partir de outubro será de R$ 5.200,00 e com 901 a 2000, o salário chegará a R$ 5.700,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno