Pular para o conteúdo principal

S-O-L-E-T-R-A-N-D-O


“Dentro do Brasil tem todo tipo de gente, várias culturas, vários costumes, muitas influências. Mas tem uma coisa que nos une: a língua portuguesa. Por isso, estou aqui no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo. Se bem que a língua portuguesa falada, em cada cantinho do Brasil tem um sotaque diferente”, diz o apresentador Luciano Huck.
“Então, o que nos une realmente? A ortografia! Por exemplo, porta pode ser falada com diferentes sotaques, mas se escreve e se soletra do mesmo jeito em todo o Brasil. Ou seja, pelo menos o português que a gente escreve é igual em todo o país. Ou não?”

"Soletrar parece fácil, né? Mas basta uma letrinha pra derrubar geral. Por isso os americanos enlouquecem: imagina soletrar com a pressão da torcida, a responsabilidade de representar um estado, uma escola?” http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1373502-4005-594737-0-03122006,00.html

O Caldeirão do Hulk está promovendo esse campeonato desde o dia 03 de fevereiro. A montagem acima é do primeiro programa. Toda sábado tem uma rodada.

E vão aqui os meus parabéns ao programa pelas suas incursões na sala de aula, visto que está não é a primeira vez que o programa leva a escola para a TV. Sinal que a educação também dá ibope e que, ao contrário do que muitos pensam, não é coisa para ficar restrita a quatro paredes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno