Pular para o conteúdo principal

Exercícios para o 6º ano ADJETIVOS

O ADJETIVO
A palavra que caracteriza os substantivos é denominada adjetivo.Lembre-se que Substantivo é a classe gramatical das palavras que nomeiam os seres.
Adjetivos Pátrios
Adjetivos pátrios são os que indicam a nacionalidade ou o lugar de origem de alguém ou de alguma coisa.
Veja alguns adjetivos pátrios:
Localidade Adjetivo Pátrio
Localidade Adjetivo Pátrio
Buenos AiresEspírito Santo Londres
Portugal
Rio de Janeiro (Cidade)
Rio de Janeiro (Estado)
Estados Unidos
Pernambuco
PortenhoCapixaba Londrino
Português
Carioca
Fluminense
Estadounidense, norte-americano
Pernambucano

BrasilSão Paulo (Estado) São Paulo (Cidade)
Minas Gerais
Bahia
Alemanha
BrasileiroPaulista Paulistano
Mineiro
Baiano
Alemão
Leia a seguir o trecho da música “Para Todos” de Chico Buarque e complete com os adjetivos pátrios pedidos entre parênteses:
O meu pai era ____________________(de São Paulo – Estado).Meu avô, ______________(de Pernambuco). O meu bisavô, ______________________(de Minas Gerais).
Meu tataravô, ___________________________(da Bahia).”

Locuções Adjetivas
Expressões formadas por preposição + substantivo, com valor de adjetivo.
Angélica tem um rosto de anjo. = Angélica tem um rosto angelical.
Veja outras locuções adjetivas:
Locução Adjetiva Adjetivo Correspondente
Locução Adjetiva Adjetivo Correspondente
De BocaDe Boi De Cabelo
De Cão
Sem Cheiro
De Cidade
Com Cor
De Criança
De Fábrica
De Céu
De Mar
Bucal, oralBovino Capilar
Canino
Inodoro
Urbano
Colorido
Infantil, Pueril
Fabril
Celeste
Marítimo

De FilhoDe Irmão De Mãe
De Guerra
De Nariz
De Olho
De Pai
De Porco
De Rio
Sem Sabor
De Sol
De Lua
FilialFraterno Materno, Maternal
Bélico
Nasal
Ocular
Paterno
Suíno
Fluvial
Insosso
Solar
Lunar
Sublinhe na frase as locuções adjetivas:
“O azul celestial urbano tem as marcas da fumaça fabril.”
Adjetivo Substantivado
Um adjetivo com função de substantivo. Em geral, toda palavra precedida de artigo irá se tornar um substantivo.
Rosa (cor) – Adjetivo
Eu tenho uma bolsa rosa – Rosa = Adjetivo
O rosa é a minha cor favorita – Rosa = Substantivo
Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:
( ) O seu tio era velho. ( ) O velho não gostava de jogar damas. ( ) Era um armário velho e empoeirado.
Revisão da Aula
1. Leia o texto e faça responda as questões:
A BailarinaEsta menina tão pequenina quer ser bailarina Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)

a) Qual o adjetivo que caracteriza o substantivo “Menina”? A característica dada para esse substantivo é carinhosa ou pejorativa (boa ou ruim)? Justifique.
___________________________________
___________________________________

b) Em “Põe no cabelo uma estrela e um véu/ e diz que caiu do céu” a menina afirma que a estrela e o véu são do céu. Que adjetivo podemos utilizar para substituir o termo “do céu”?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Marque a opção correta sobre a poesia de Cecília Meireles em questão.
( ) Menina – Substantivo próprio ( ) Crianças – Adjetivo
( ) Pequenina – Adjetivo ( ) Tonta – Substantivo abstrato
2. Veja a piada a seguir e faça o que se pede.
Alemão – Manuel – Português – Alemães – Cuidadoso
O Português ia para a Alemanha e estava preocupado em se comunicar por lá, mas alguns amigos falaram que era só falar devagar, que os _________________________ (Adjetivo pátrio – da Alemanha – Plural) entenderiam.
Já em Frankurt, ____________________________(Substantivo próprio) pega um táxi e _________________________(Adjetivo) fala bem devagar:
- Gos-ta-ria de ir pa-ra o ho-tel
E o taxista responde, também devagar:
- Es-tá bem.Es-cu-te uma coi-sa.Vo-cê é por-tu-guês?
E o Manuel:
- Sim. Vo-cê tam-bém?
E o taxista:
- Sim.Ora, pois, então por que estamos a falar _____________________________(Adjetivo pátrio – da Alemanha)?
Podemos falar ___________________________________(Adjetivo pátrio – de Portugal) !
a) Complete a piada com as palavras do quadro seguindo as indicações entre parênteses.
b) Na piada da questão anterior existe um adjetivo substantivado. Qual é esse adjetivo?
___________________________________
___________________________________

“Um ser humano sem dúvidas não evolui.
O questionamento é o primeiro passo para
nos abrirmos para o novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...