Pular para o conteúdo principal

Exercícios para o 6º ano ADJETIVOS

O ADJETIVO
A palavra que caracteriza os substantivos é denominada adjetivo.Lembre-se que Substantivo é a classe gramatical das palavras que nomeiam os seres.
Adjetivos Pátrios
Adjetivos pátrios são os que indicam a nacionalidade ou o lugar de origem de alguém ou de alguma coisa.
Veja alguns adjetivos pátrios:
Localidade Adjetivo Pátrio
Localidade Adjetivo Pátrio
Buenos AiresEspírito Santo Londres
Portugal
Rio de Janeiro (Cidade)
Rio de Janeiro (Estado)
Estados Unidos
Pernambuco
PortenhoCapixaba Londrino
Português
Carioca
Fluminense
Estadounidense, norte-americano
Pernambucano

BrasilSão Paulo (Estado) São Paulo (Cidade)
Minas Gerais
Bahia
Alemanha
BrasileiroPaulista Paulistano
Mineiro
Baiano
Alemão
Leia a seguir o trecho da música “Para Todos” de Chico Buarque e complete com os adjetivos pátrios pedidos entre parênteses:
O meu pai era ____________________(de São Paulo – Estado).Meu avô, ______________(de Pernambuco). O meu bisavô, ______________________(de Minas Gerais).
Meu tataravô, ___________________________(da Bahia).”

Locuções Adjetivas
Expressões formadas por preposição + substantivo, com valor de adjetivo.
Angélica tem um rosto de anjo. = Angélica tem um rosto angelical.
Veja outras locuções adjetivas:
Locução Adjetiva Adjetivo Correspondente
Locução Adjetiva Adjetivo Correspondente
De BocaDe Boi De Cabelo
De Cão
Sem Cheiro
De Cidade
Com Cor
De Criança
De Fábrica
De Céu
De Mar
Bucal, oralBovino Capilar
Canino
Inodoro
Urbano
Colorido
Infantil, Pueril
Fabril
Celeste
Marítimo

De FilhoDe Irmão De Mãe
De Guerra
De Nariz
De Olho
De Pai
De Porco
De Rio
Sem Sabor
De Sol
De Lua
FilialFraterno Materno, Maternal
Bélico
Nasal
Ocular
Paterno
Suíno
Fluvial
Insosso
Solar
Lunar
Sublinhe na frase as locuções adjetivas:
“O azul celestial urbano tem as marcas da fumaça fabril.”
Adjetivo Substantivado
Um adjetivo com função de substantivo. Em geral, toda palavra precedida de artigo irá se tornar um substantivo.
Rosa (cor) – Adjetivo
Eu tenho uma bolsa rosa – Rosa = Adjetivo
O rosa é a minha cor favorita – Rosa = Substantivo
Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:
( ) O seu tio era velho. ( ) O velho não gostava de jogar damas. ( ) Era um armário velho e empoeirado.
Revisão da Aula
1. Leia o texto e faça responda as questões:
A BailarinaEsta menina tão pequenina quer ser bailarina Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)

a) Qual o adjetivo que caracteriza o substantivo “Menina”? A característica dada para esse substantivo é carinhosa ou pejorativa (boa ou ruim)? Justifique.
___________________________________
___________________________________

b) Em “Põe no cabelo uma estrela e um véu/ e diz que caiu do céu” a menina afirma que a estrela e o véu são do céu. Que adjetivo podemos utilizar para substituir o termo “do céu”?
______________________________________________________________________________________________________________________
c) Marque a opção correta sobre a poesia de Cecília Meireles em questão.
( ) Menina – Substantivo próprio ( ) Crianças – Adjetivo
( ) Pequenina – Adjetivo ( ) Tonta – Substantivo abstrato
2. Veja a piada a seguir e faça o que se pede.
Alemão – Manuel – Português – Alemães – Cuidadoso
O Português ia para a Alemanha e estava preocupado em se comunicar por lá, mas alguns amigos falaram que era só falar devagar, que os _________________________ (Adjetivo pátrio – da Alemanha – Plural) entenderiam.
Já em Frankurt, ____________________________(Substantivo próprio) pega um táxi e _________________________(Adjetivo) fala bem devagar:
- Gos-ta-ria de ir pa-ra o ho-tel
E o taxista responde, também devagar:
- Es-tá bem.Es-cu-te uma coi-sa.Vo-cê é por-tu-guês?
E o Manuel:
- Sim. Vo-cê tam-bém?
E o taxista:
- Sim.Ora, pois, então por que estamos a falar _____________________________(Adjetivo pátrio – da Alemanha)?
Podemos falar ___________________________________(Adjetivo pátrio – de Portugal) !
a) Complete a piada com as palavras do quadro seguindo as indicações entre parênteses.
b) Na piada da questão anterior existe um adjetivo substantivado. Qual é esse adjetivo?
___________________________________
___________________________________

“Um ser humano sem dúvidas não evolui.
O questionamento é o primeiro passo para
nos abrirmos para o novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno