Pular para o conteúdo principal

Exercícios de Advérbios e Locuções Adverbiais

  1. Leia o texto e responda as questões propostas.

Homem pede amada em casamento em shopping lotado… e recebe ‘não’!
Praça de alimentação do shopping Sherman Oaks Galleria, em Los Angeles (Califórnia, EUA). Lotada. Um sujeito contrata um violonista e se aproxima da namorada, exatamente no local onde eles se conheceram. O músico toca “Sweet Caroline”, canção clássica de Neil Diamond. O romântico se declara à amada, diz o quanto a ama e, de joelhos, propõe casamento.
“Nós nos conhecemos aqui em frente a este Cinnabon”, começa.
“Fiquei inebriado com a sua presença, Caroline. Amo tudo em você. Adoro como você se deita ao me lado no sofá e ronrona como uma gatinha”, continua.
“Faça de mim o homem mais feliz e inebriado do mundo”, pede o romântico.
Bem, a história não acabou bem.
“O que você está fazendo?”, indaga a amada, em choque.
Caroline disse “não” ao namorado. Ela disparou um “não”. E se foi. O sujeito acabou consolado pelo “público”, que acompanhava a “novela”.
“Foi brutal (o que Caroline fizera). Está tudo bem, cara, está tudo bem”, repetem as pessoas solidárias com o Romeu desapontado.
A história foi filmada por um cliente do shopping e postada no YouTube, segundo o “Daily Mail”
(http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/)

a)      No título da notícia, que locução adverbial poderia substituir o advérbio de negação presente na frase?
(a) de maneira nenhuma  (b) à vontade   (c) em excesso   (d) Com certeza  (e) Nesse momento

b)      Veja as seguintes frases: “Fiquei inebriado” “Foi brutal”. As palavras destacadas têm a mesma classe gramatical? Se sim, qual a classe gramatical dessas palavras?

c)       A história ocorreu nos Estados Unidos, sendo todos os envolvidos nascidos naquele país. Qual o adjetivo pátrio que podemos utilizar para definir o Romeu apaixonado?

d)      Retire do texto um advérbio de modo e indique uma locução adverbial capaz de substituí-lo.

e)      Veja a seguinte frase: “(…) se aproxima da namorada, exatamente no local onde eles se conheceram.”  O termo destacado pode ser uma locução adverbial? Por quê?

  1. 1.       Leia as duas frases e marque a única resposta correta.
I – Hoje choveu muito aqui.
II – À noite choveu em excesso por aqui.
(a)    Na primeira frase há apenas locução adverbial de lugar.
(b)   Na primeira frase não há advérbio de tempo.
(c)    Na segunda frase há três locuções adverbiais.
(d)   Na primeira frase há apenas dois advérbios.

  1. 2.       Relacione a 1ª coluna com a 2ª.
(1) água de chuva                          (   ) Fluvial
(2 )olho de gato                                              (   ) Angelical
(3 ) água de rio                                                (   ) Felino
(4 ) Cara-de-anjo                            (    ) Pluvial

  1. Marque a única opção onde não há advérbio.
a) Não o quero.
b) Ali está o material.
c) Tudo está correto.
d) Talvez ele fale.
e) Já cheguei.

  1. Veja o trecho da música “Do lado de cá” e responda corretamente as questões.

“Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá (…)”


a)      O termo “tic taca devagar” pode ser classificado como uma locução adverbial? Justifique sua resposta.

b)      No termo “Segundos cinzas”, a palavra cinza é um adjetivo substantivado? Justifique sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…