Pular para o conteúdo principal

Exercícios de advérbios e locuções adverbiais

a)      No título da notícia, que locução adverbial poderia substituir o advérbio de negação presente na frase?
(a) de maneira nenhuma  (b) à vontade   (c) em excesso   (d) Com certeza  (e) Nesse momento
b)      Veja as seguintes frases: “Fiquei inebriado” “Foi brutal”. As palavras destacadas têm a mesma classe gramatical? Se sim, qual a classe gramatical dessas palavras? Sim. Ambas são adjetivos.
c)       A história ocorreu nos Estados Unidos, sendo todos os envolvidos nascidos naquele país. Qual o adjetivo pátrio que podemos utilizar para definir o Romeu apaixonado? Estadunidense ou norte-americano.
d)      Retire do texto um advérbio de modo e indique uma locução adverbial capaz de substituí-lo. A história não acabou BEM. – Pode ser substituído por DE MODO BOM
e)      Veja a seguinte frase: “(…) se aproxima da namorada, exatamente no local onde eles se conheceram.”  O termo destacado pode ser uma locução adverbial? Por quê? Sim, pois indica lugar.
  1. 1.       Leia as duas frases e marque a única resposta correta.
I – Hoje choveu muito aqui.
II – À noite choveu em excesso por aqui.
(a)    Na primeira frase há apenas locução adverbial de lugar. (b)   Na primeira frase não há advérbio de tempo. (c)    Na segunda frase há três locuções adverbiais. (d)   Na primeira frase há apenas dois advérbios.
  1. 2.       Relacione a 1ª coluna com a 2ª.
(1) água de chuva        (3   ) Fluvial
(2 )olho de gato             ( 4 )Angelical                                                                                            (3 ) água de rio            (   2) Felino
(4 ) Cara-de-anjo           (   1) Pluvial
  1. Marque a única opção onde não há advérbio.
a) Não o quero. b) Ali está o material. c) Tudo está correto. d) Talvez ele fale. e) Já cheguei.  
  1. Veja o trecho da música “Do lado de cá” e responda corretamente as questões.
“Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá (…)”


a)      O termo “tic taca devagar” pode ser classificado como uma locução adverbial? Justifique sua resposta. Sim, pois indica o modo como as horas passam no relógio.
b)      No termo “Segundos cinzas”, a palavra cinza é um adjetivo substantivado? Justifique sua resposta. Não, é um adjetivo que caracteriza o substantivo segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno