Pular para o conteúdo principal

Exercícios de advérbios e locuções adverbiais

a)      No título da notícia, que locução adverbial poderia substituir o advérbio de negação presente na frase?
(a) de maneira nenhuma  (b) à vontade   (c) em excesso   (d) Com certeza  (e) Nesse momento
b)      Veja as seguintes frases: “Fiquei inebriado” “Foi brutal”. As palavras destacadas têm a mesma classe gramatical? Se sim, qual a classe gramatical dessas palavras? Sim. Ambas são adjetivos.
c)       A história ocorreu nos Estados Unidos, sendo todos os envolvidos nascidos naquele país. Qual o adjetivo pátrio que podemos utilizar para definir o Romeu apaixonado? Estadunidense ou norte-americano.
d)      Retire do texto um advérbio de modo e indique uma locução adverbial capaz de substituí-lo. A história não acabou BEM. – Pode ser substituído por DE MODO BOM
e)      Veja a seguinte frase: “(…) se aproxima da namorada, exatamente no local onde eles se conheceram.”  O termo destacado pode ser uma locução adverbial? Por quê? Sim, pois indica lugar.
  1. 1.       Leia as duas frases e marque a única resposta correta.
I – Hoje choveu muito aqui.
II – À noite choveu em excesso por aqui.
(a)    Na primeira frase há apenas locução adverbial de lugar. (b)   Na primeira frase não há advérbio de tempo. (c)    Na segunda frase há três locuções adverbiais. (d)   Na primeira frase há apenas dois advérbios.
  1. 2.       Relacione a 1ª coluna com a 2ª.
(1) água de chuva        (3   ) Fluvial
(2 )olho de gato             ( 4 )Angelical                                                                                            (3 ) água de rio            (   2) Felino
(4 ) Cara-de-anjo           (   1) Pluvial
  1. Marque a única opção onde não há advérbio.
a) Não o quero. b) Ali está o material. c) Tudo está correto. d) Talvez ele fale. e) Já cheguei.  
  1. Veja o trecho da música “Do lado de cá” e responda corretamente as questões.
“Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá (…)”


a)      O termo “tic taca devagar” pode ser classificado como uma locução adverbial? Justifique sua resposta. Sim, pois indica o modo como as horas passam no relógio.
b)      No termo “Segundos cinzas”, a palavra cinza é um adjetivo substantivado? Justifique sua resposta. Não, é um adjetivo que caracteriza o substantivo segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...