Pular para o conteúdo principal

Conteúdo Programático Processual II - 9º Ano 2012

Conteúdo Programático Processual II - 9º Ano 2012

9º ano
Avaliação Processual 2 – Valor 6,0
Redação:
Leitura e interpretação textual construção do texto: critérios para o processo de escrita

Língua portuguesa:
Gramática:
Interpretação de texto;
Linguagem e comunicação – figuras de linguagem;
Orações coordenadas;
Introdução ao estudo da literatura (conceito ,estilos de época e gêneros literários);
Trovadorismo;
Literatura medieval.
Conteúdo Programático Avaliação Formal I Unidade - 9º ano 2012
Avaliação Formal – Valor 10,0
Conteúdo Programático - 9º ano

Redação:
Leitura e interpretação textual
 Construção do texto: critérios para o processo de escrita
 Tipos textuais: narração, relato e descrição
 Tipos textuais: argumentação, exposição e injunção
 Elementos da narrativa: foco narrativo e escolha das personagens
 Tempo, espaço e enredo
 Paradidático: Auto da Barca do Inferno.  Autor: gil vicente
    

Língua portuguesa:
Interpretação de texto;
Linguagem e comunicação – figuras de linguagem;
Introdução ao estudo da literatura  ( conceito ,estilos de época e gêneros literários);
Renascimento literário;
Humanismo x trovadorismo x classicismo.
Paradidático – auto da barca do inferno        


Cronograma de Avaliações Processuais 2 - II Unidade
Cronograma de Avaliações Processuais II - 9º Ano II Unidade
AVALIAÇÃO PROCESSUAL 2 – VALOR 6,0
REDAÇÃO:
Leitura e interpretação textual
_ Conto
_ Crônica narrativa
_ Notícia

LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de texto;
Fonética e fonologia I
Fonética e fonologia II
Ortografia
Quinhentismo I
Quinhentismo II
Conteúdo Programático Recuperação Paralela - 9º Ano - 2012
LÍNGUA PORTUGUESA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO – FIGURAS DE LINGUAGEM;
TROVADORISMO

REDAÇÃO
Leitura e interpretação textual.
_ Construção do texto: critérios para produção de escrita.
_ Tipos textuais: narração, relato e descrição.
_ Tipos textuais: argumentação, exposição e injunção.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno