Pular para o conteúdo principal

projeto: LER É APRENDER!


Por meio da Biblioteca Municipal se fazer presente nas atividades educativas não formais, que envolvam o incentivo à prática da leitura. Um dos principais objetivos e que demanda o maior empenho das ações desenvolvidas pela coordenação é o projeto:

LER É APRENDER!


PROJETO LER É APRENDER

Onde: Biblioteca Municipal
Período:
Horário:

 

PROJETO LER É APRENDER


APRESENTAÇÃO

O Projeto
Ler é Aprender é uma elaboração da Biblioteca Municipal que atuará com a missão de “Desenvolver e fortalecer uma cultura da leitura de textos de diversas tipologias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”, promovendo ações de caráter investigativo e formador, na Biblioteca. Espera-se contribuir diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todos componentes curriculares.


JUSTIFICATIVA

Tendo em vista os resultados apresentados nas Avaliações Extensas de Desempenho Escolar realizadas pelos alunos deste Município, onde apresentaram dificuldades para ler, interpretar e produzir textos, a coordenação da Biblioteca elaborou este Projeto
Ler é Aprender, como busca à soluções de incentivo à prática leitora, uma vez que se faz necessário uma cultura de trabalho pela melhoria do desempenho escolar diante de tais resultados por docentes e discentes.
Com tal Projeto, há de se compreender a necessidade de hábitos de leitura, superação de dificuldades de interpretação e conhecimento de diversos gêneros textuais, bem como o despertar da criatividade, imaginação e a fantasia; sendo assim, durante a socialização da prática de leitura, possibilitar momento de prazer pelo ato de ler e vivenciar experiências de aquisição de conhecimentos aprender a aprender.




OBJETIVOS GERAIS
1. Melhorar o desempenho dos alunos da Rede Municipal de Ensino  em relação leitura, interpretação e produção de texto,.
2. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da leitura a fim de alcançar os objetivos sociais e individuais.
3. Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras
4. Permitir que a leitura e a escrita fossem compreendidas como práticas sociais.
5. Incentivar o hábito de leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, momento de leitura, interpretação e produção de texto por meio da orientação do professor, em vários componentes curriculares no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades leitoras.
· Estimular e motivar os alunos e professores para elaboração e execução de projetos de leitura e escrita.
· Criar possibilidades de interação dos alunos e professores com leitura, através da leitura de livros e ou texto variados.
· Estimular a interpretação, a criatividade, o pensar, o diálogo.
· Favorecer o acesso do aluno aos diferentes tipos de linguagem.
· Favorecer a interação docente.
· Auxiliar o desenvolvimento da autonomia intelectual.
· Incentivar o uso das tecnologias: Tv-DVD; TV-vídeo;
Computador; internet, rádio e outros.
· Auxiliar na compreensão da leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores.
Envolvidos: direção, equipe técnica pedagógica e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.


METODOLOGIA

· Leitura individual, em dupla e reconto para a sala;
· Utilização do espaço da biblioteca para socialização da leitura;
· Realização de encontros de professores para socialização de leitura;
· Confecção da caixa de textos para leitura em sala de aula.

. Montagem de caixas com H'Qs (Gibis)
· Reescrita dos livros e/ou textos pelos alunos;
· Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental irão ler para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
· Dramatização das histórias lidas;
· Teatro na escola;
· Roda de Leitura;
· Momento de Leitura na Escola.
· Criação do Blog da Biblioteca para divulgação do seu acervo e estímulo à leitura.


· Elaboração do cronograma do momento de leitura na escola ( Dia de Leitura) semanal.



DESENVOLVIMENTO
* Os professores serão incentivados a criar projetos de leitura e escrita no atendimento à sua turma.Deverão incentivar os alunos sobre a importância do hábito de ler e escrever para a prática social.

*Toda semana, conforme cronograma deverá ocorrer o Momento da Leitura na Escola. Tantos os alunos e professores deverão ler um livro em sala de aula, pelo simples prazer de ler.
*Os momentos de leitura poderão ocorrer em dupla e feito o reconto para os demais colegas, na biblioteca ou em sala bem como a produção de texto baseado no livro que foi lido pelo aluno.
*Os alunos dos anos finais acompanhados pelos professores de Língua Portuguesa, durante as aulas irão realizar leitura para os alunos dos anos iniciais, ou acompanharão a leitura dos pequenos para observar o nível de interpretação e ajudar a superar as dificuldades com palavras desconhecidas.
*Os alunos deverão vivenciar as histórias através de dramatização, para desenvolver a oralidade, trabalhar valores e atitudes.
*Os professores, alunos e equipe técnica pedagógica, poderão realizar teatro como forma de emocionar as crianças e trabalhar o mundo da fantasia, criando o gosto pela leitura.

*Os professores socializarão nos encontros de professores a leitura de livros lidos.
*Deverão ser confeccionados cartazes de divulgação de livros e textos lidos por alunos ou professores.
*Serão postadas produções de alunos e professores no mural.
*Serão postados os registros (fotos e/ou textos) das atividades e projetos desenvolvidos no Blog da Biblioteca.



RECURSOS
· Livros de Histórias
· Biblioteca
· Filmes
· TV- vídeo
· TV-DVD
· Computador
· Data-show
· Cartazes
· Rádio e CDs.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua e processual, através do acompanhamento e observação das atividades realizadas por alunos e professores, focando a aprendizagem adquirida e a postura quanto à importância da leitura para a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...