Pular para o conteúdo principal

Atividades lúdicas


Abaixo estão descritas resumidamente algumas das atividades lúdicas desenvolvidas:
1. Pega varetas
Nº de alunos : 2 participantes por jogo
Duração: Tempo para concluir o jogo ou 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração, raciocínio matemático, e as operações aritméticas.
 Conteúdos:  adição, subtração e multiplicação no conjunto dos números naturais.         
 Material utilizado: Material industrializado do 1,99 ou com palitos de churrasquinho pintados nas cores: 10 amarelas, 7 verdes,6 azuis,5 vermelhas e 1 preta num total de 29 palitos.
   
2. Bingo Educativo ou Loto
Nº de alunos: No mínimo 4 participantes
Duração: Tempo necessário para a realização do jogo
Objetivos: Desenvolver a atenção à concentração e raciocínio matemático com as operações básicas.
 Conteúdos: Multiplicação, adição, subtração e divisão.
Material Utilizado: Jogo industrializado do 1,99

3. Jogo da Velha
Nº de alunos: 2 participantes por jogo
Duração: 15 minutos a 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração e raciocínio lógico
Material Utilizado: Material industrializado do 1,99 ou uma cartela desenhada com 9 casas e 10 botões com 5 botões de cada cor.

4. Dominó da multiplicação
Nº de alunos: Até 5  participantes por jogo
Duração: Fica a critério do professor
Objetivos: Desenvolver as multiplicações das tabuadas.
Conteúdos: Multiplicação
Material Utilizado: Dominó industrializado do 1,99.

5. Dominó da divisão
Nº de alunos: Até 5  participantes por jogo
Duração: Fica a critério do professor
Objetivos: Desenvolver as multiplicações das tabuadas.
Conteúdos: Divisão
Material Utilizado: Dominó industrializado do 1,99.

 6. Boliche
Nº de alunos: 4 participantes por jogo
Duração:15 minutos
 Objetivos: Desenvolver a concentração e o cálculo matemático.
Conteúdos: Operações matemáticas.
Material Utilizado: Jogo industrializado do 1,99 ou copos descartáveis (de refrigerante) e uma bola de meia.

 Resultados
As observações na sala de aula foram as principais fontes de informações. Através delas, que foram descritas em um caderno diário, foi possível perceber o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao prazer em trabalhar com a matemática, ao relacionamento com os outros colegas da aula, ao raciocínio, a afetividade. Cada vez mais foram tornando mais interessados e participantes das aulas de matemática. 
Dos 11 alunos que prosseguiram no projeto, 3 abandonaram as atividades  do segundo para o terceiro bimestre. Apenas 1 regrediu em relação ás notas. Verificamos que, de uma maneira geral, houve uma melhora nas notas dos demais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...