sexta-feira, 9 de março de 2012

Atividades lúdicas


Abaixo estão descritas resumidamente algumas das atividades lúdicas desenvolvidas:
1. Pega varetas
Nº de alunos : 2 participantes por jogo
Duração: Tempo para concluir o jogo ou 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração, raciocínio matemático, e as operações aritméticas.
 Conteúdos:  adição, subtração e multiplicação no conjunto dos números naturais.         
 Material utilizado: Material industrializado do 1,99 ou com palitos de churrasquinho pintados nas cores: 10 amarelas, 7 verdes,6 azuis,5 vermelhas e 1 preta num total de 29 palitos.
   
2. Bingo Educativo ou Loto
Nº de alunos: No mínimo 4 participantes
Duração: Tempo necessário para a realização do jogo
Objetivos: Desenvolver a atenção à concentração e raciocínio matemático com as operações básicas.
 Conteúdos: Multiplicação, adição, subtração e divisão.
Material Utilizado: Jogo industrializado do 1,99

3. Jogo da Velha
Nº de alunos: 2 participantes por jogo
Duração: 15 minutos a 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração e raciocínio lógico
Material Utilizado: Material industrializado do 1,99 ou uma cartela desenhada com 9 casas e 10 botões com 5 botões de cada cor.

4. Dominó da multiplicação
Nº de alunos: Até 5  participantes por jogo
Duração: Fica a critério do professor
Objetivos: Desenvolver as multiplicações das tabuadas.
Conteúdos: Multiplicação
Material Utilizado: Dominó industrializado do 1,99.

5. Dominó da divisão
Nº de alunos: Até 5  participantes por jogo
Duração: Fica a critério do professor
Objetivos: Desenvolver as multiplicações das tabuadas.
Conteúdos: Divisão
Material Utilizado: Dominó industrializado do 1,99.

 6. Boliche
Nº de alunos: 4 participantes por jogo
Duração:15 minutos
 Objetivos: Desenvolver a concentração e o cálculo matemático.
Conteúdos: Operações matemáticas.
Material Utilizado: Jogo industrializado do 1,99 ou copos descartáveis (de refrigerante) e uma bola de meia.

 Resultados
As observações na sala de aula foram as principais fontes de informações. Através delas, que foram descritas em um caderno diário, foi possível perceber o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao prazer em trabalhar com a matemática, ao relacionamento com os outros colegas da aula, ao raciocínio, a afetividade. Cada vez mais foram tornando mais interessados e participantes das aulas de matemática. 
Dos 11 alunos que prosseguiram no projeto, 3 abandonaram as atividades  do segundo para o terceiro bimestre. Apenas 1 regrediu em relação ás notas. Verificamos que, de uma maneira geral, houve uma melhora nas notas dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário