Definição de Competências
Língua Portuguesa – Competências Específicas
Competência
Expressão Escrita | Critérios de Evidenciação | Conteúdos selecionados | Situações de Aprendizagem | Avaliação |
Produção de textos escritos adequados ao objetivo, à situação e ao destinatário. Domínio das técnicas fundamentais da escrita compositiva. | Utiliza vocabulário adequado, nomeadamente específico nas diversas disciplinas. Utiliza a pontuação e a translineação de forma correta. Organiza o texto em períodos e parágrafos. Não dá erros ortográficos ou dá poucos erros, apenas em palavras de uso pouco frequente. Constrói bem as frases (a nível morfossintático) | ¨ Tipo e forma de frases ¨ Sinais de Pontuação ¨ Período e parágrafo ¨ Acentuação ¨ Ortografia ¨ Translineação ¨ Funções sintáticas: sujeito, complemento direto e indireto, complementos circunstanciais; concordância ¨ Tipos e estruturas da narrativa ¨ Classes gramaticais (nome, verbo, adjectivo) ¨ Discurso Directo e Indirecto ¨ Técnica da descrição (retrato físico e psicológico) | Atividades de escrita usando materiais e suportes diversos: 1. preenchimento de impressos diversos e fichas de leitura; produção de textos comunicativos (cartaz, recado, convite, postal, carta, relatório e ata) 2. elaboração de vários tipos de textos compositivos: legendagem de imagens, composições guiadas, biografia, notícia, textos narrativos e/ou descritivos, guiados e livres. 3. realizar textos criativos 4. resumir textos informativos 5. redigir projectos de trabalho 6. aperfeiçoar trabalhos produzidos | Fichas de observação direta Trabalhos produzidos (fazeres que dão a evidência da competência pretendida) |
Definição de Competências
Língua Portuguesa – Competências Específicas
Competência
Compreensão Escrita | Critérios de Evidenciação | Conteúdos selecionados | Situações de Aprendizagem | Avaliação |
Leitura autónoma Leitura fluente Capacidade de utilizar a leitura como forma de aprendizagem Capacidade para apreciar textos literários | - identifica ideias importantes nos textos - seleciona estratégias de leitura tendo em vista o objetivo - lê com rapidez e em profundidade relendo o que lê e apreendendo criticamente o significado do que lê - seleciona as fontes de informação adequadas à tarefa a realizar - reduz a esquema um texto com objetivos de estudo - extrai a informação condensando-a - sublinha e toma notas - lê em voz alta - distingue formas diversas de literatura - estabelece relações temáticas entre textos - reconhece valores culturais, estéticos, éticos, políticos e religiosos que perpassam nos textos | ¨ tema ¨ assunto ¨ objectivo do texto ¨ organização do textos (partes, parágrafos e frases a que correspondem ideias diferentes e ligações diferentes: causa, efeito, tempo...) ¨ texto narrativo (conto, novela ou excertos) ¨ categorias da narrativa ¨ texto dramático ¨ texto poético ¨ noções de versificação (rima, ritmo, verso, sílaba métrica) ¨ elementos de uma indicação bibliográfica (autor, título, editora e n.º de páginas,...) | · Exercícios de verificação de leitura V/F · Atividades de antecipação da leitura, de contextualização e de discussão da leitura (assunto, estrutura, objetivo) · Elaboração de resumos · Construção de esquemas · Comparação de textos quanto à temática, á estrutura e á forma · Comparação de notícias e outros textos dos média quanto à objetividade e à informatividade · Leitura de textos de temas variados da literatura portuguesa ou traduções de qualidade da literatura universal | Fichas de Leitura Questionários de aferição de leitura Questionários de compreensão de leitura Resumos e sínteses |
Definição de Competências
Língua Portuguesa – Competências Específicas
Competência
Compreensão Oral | Critérios de Evidenciação | Conteúdos selecionados | Situações de Aprendizagem | Avaliação |
Escuta atenta e compreensão de discursos de pequena e média extensão e de géneros diversos (contexto escolar, televisão, rádio...) Compreensão de formas mais complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos ou inserção na vida ativa. | - distingue diferentes géneros do oral - Sabe escutá-los e compreendê-los seguindo e compreendendo o seu fio condutor de acordo com o nível do seu desenvolvimento linguístico - Seleciona e retém a informação necessária ao objetivo visado - compreende e aprecia textos do património oral (lendas, contos, provérbios...) - memoriza poemas, cantares e outras produções desse património - | ¨ instruções para a ação ¨ discussão ¨ entrevista ¨ exposição ¨ debate ¨ noções de . fato . opinião . argumento ¨ textos do património literário oral . contos . lendas . provérbios | · audição de exposições sobre diferentes assuntos produzidas pelos professores, por outros adultos ou pelos colegas com ou sem a finalidade de responder a perguntas · audição de registos áudio de documentos produzidos quer em português padrão quer noutras variedades · participação em discussões com ou sem a finalidade de elaborar relato ou resumo (oral ou escrito) · tomada de notas a partir de exposições orais · audição de gravações de poemas e histórias lidas por profissionais · assistência a representações teatrais ao vivo ou em gravação vídeo · atividades de memorização de produções do património literário oral | Registos / Fichas de observação direta Registos áudio e/ou vídeo da atividade realizada e posterior avaliação de: - concentração - gestos - .... |
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Língua Portuguesa – Competências Específicas
Competência
ExpressãoOral | Critérios de Evidenciação | Conteúdos selecionados | Situações de Aprendizagem | Avaliação |
Utilização dos recursos de voz ao objetivo comunicativo Desempenho de forma cooperante. Fluência e adequação da exposição oral aos contextos exigidos para o prosseguimento de estudos ou entrada na vida ativa. | - utiliza o português padrão nas suas produções - usa corretamente os recursos prosódicos de acordo com o objetivo comunicativo - adpta o discurso em função das reações do interlocutor - utiliza formas de tratamento e de delicadeza adequadas a diferentes situações - formula o seu discurso de forma clara e pertinente - narra situações vividas e imaginadas de forma a prender a atenção do interlocutor e dos ouvintes - realiza curtas exposições previamente preparadas (com ou sem guião) - usa vocabulário preciso e a complexidade gramatical requerida pelos diferentes géneros - conversa de forma adequada e confiante - exprime pontos de vista - elabora relatos de discussões em grupo | Estrutura de: ¨ discussão ¨ entrevista ¨ exposição ¨ debate ¨ noções de . fato . opinião . argumento ¨ ritmo ¨ entoação ¨ clareza ¨ aspectos da linguagem gestual ¨ atos de fala da argumentação (vocabulário e construções sintáticas diversas) | · audição orientada de debates e exposições que possam funcionar como modelo · resposta oral a questionários e pedidos de informação · dramatizações (de textos dramáticos estudados no todo ou em parte; simulação de conversas em situações diversificadas: entrevista, telefonema para solicitação de informação....) · concurso de contador de histórias · treino de exposições orais, inclusive no âmbito de outras áreas disciplinares ou atividades em curso na escola · participação em debates assumindo papéis diversos (moderador, defender / manifestar-se contra / concordar com um ponto de vista...) · realização de sínteses orais de debates e de textos expositivos) · formulação de perguntas sobre o que ouviram ou leram | Fichas de observação direta Registos audio / video |
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