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Definição de Competências Língua Portuguesa


                                Definição de Competências

                 Língua Portuguesa – Competências Específicas

   Competência

Expressão Escrita


Critérios de Evidenciação

Conteúdos selecionados

Situações de Aprendizagem

Avaliação

Produção de textos escritos adequados ao objetivo, à situação e ao destinatário.

Domínio das técnicas fundamentais da escrita compositiva.



Utiliza vocabulário adequado, nomeadamente específico nas diversas disciplinas.

Utiliza a pontuação e a translineação de forma correta.

Organiza o texto em períodos e parágrafos.

Não dá erros ortográficos ou dá poucos erros, apenas em palavras de uso pouco frequente.

Constrói bem as frases (a nível morfossintático)
¨        Tipo e forma de frases
¨        Sinais de Pontuação
¨        Período e parágrafo
¨        Acentuação
¨        Ortografia
¨        Translineação
¨        Funções  sintáticas: sujeito, complemento direto e indireto, complementos circunstanciais; concordância
¨        Tipos e estruturas da narrativa
¨        Classes gramaticais (nome, verbo, adjectivo)
¨        Discurso Directo e Indirecto
¨        Técnica da descrição (retrato físico e psicológico)


Atividades de escrita usando materiais e suportes diversos:
1.     preenchimento de impressos diversos e fichas de leitura; produção de textos comunicativos (cartaz, recado, convite, postal, carta, relatório e ata)
2.     elaboração de vários tipos de textos compositivos: legendagem de imagens, composições guiadas, biografia, notícia, textos narrativos e/ou descritivos, guiados e livres.
3.     realizar textos criativos
4.     resumir textos informativos
5.     redigir projectos de trabalho
6.     aperfeiçoar trabalhos produzidos

Fichas de observação direta

Trabalhos produzidos (fazeres que dão a evidência da competência pretendida)








Definição de Competências

Língua Portuguesa – Competências Específicas

   Competência

Compreensão Escrita


Critérios de Evidenciação

Conteúdos selecionados

Situações de Aprendizagem

Avaliação
Leitura autónoma
Leitura fluente


Capacidade de utilizar a leitura como forma de aprendizagem


Capacidade para apreciar textos literários


- identifica ideias importantes nos textos
- seleciona estratégias de leitura tendo em vista o objetivo
- lê com rapidez e em profundidade relendo o que lê e apreendendo criticamente o significado do que lê
- seleciona as fontes de informação adequadas à tarefa a realizar
- reduz a esquema um texto com objetivos de estudo
- extrai a informação condensando-a
- sublinha e toma notas
- lê em voz alta
- distingue formas diversas de literatura
- estabelece relações temáticas entre textos
- reconhece valores culturais, estéticos, éticos, políticos e religiosos que perpassam nos textos

¨        tema
¨        assunto
¨        objectivo do texto
¨        organização do textos (partes, parágrafos e frases a que correspondem ideias diferentes e ligações diferentes: causa, efeito, tempo...)
¨        texto narrativo (conto, novela ou excertos)
¨        categorias da narrativa
¨        texto dramático
¨        texto poético
¨        noções de versificação (rima, ritmo, verso, sílaba métrica)
¨        elementos de uma indicação bibliográfica (autor, título, editora e n.º de páginas,...)
·      Exercícios de verificação de leitura V/F
·      Atividades de antecipação da leitura, de contextualização e de discussão da leitura (assunto, estrutura, objetivo)
·      Elaboração de resumos
·      Construção de esquemas
·      Comparação de textos quanto à temática, á estrutura e á forma
·      Comparação de notícias e outros textos dos média quanto à objetividade e à informatividade
·      Leitura de textos de temas variados da literatura portuguesa ou traduções de qualidade da literatura universal

Fichas de Leitura

Questionários de aferição de leitura

Questionários de compreensão de leitura

Resumos e sínteses




Definição de Competências

Língua Portuguesa – Competências Específicas

   Competência

Compreensão Oral


Critérios de Evidenciação

Conteúdos selecionados

Situações de Aprendizagem

Avaliação

Escuta atenta e compreensão de discursos de pequena e média extensão e de géneros diversos (contexto escolar, televisão, rádio...)

Compreensão de formas mais complexas do oral exigidas para o prosseguimento de estudos ou inserção na vida ativa.
- distingue diferentes géneros do oral
- Sabe escutá-los e compreendê-los seguindo e compreendendo o seu fio condutor de acordo com o nível do seu desenvolvimento linguístico
-  Seleciona e retém a informação necessária ao objetivo visado
- compreende e aprecia textos do património oral (lendas, contos, provérbios...)
- memoriza poemas, cantares e outras produções desse património
-  

¨        instruções para a ação
¨        discussão
¨        entrevista
¨        exposição
¨        debate
¨        noções de
     . fato
     . opinião
    . argumento
¨        textos do património literário oral
     . contos
     . lendas
     . provérbios
·          audição de exposições sobre diferentes assuntos produzidas pelos professores, por outros adultos ou pelos colegas com ou sem a finalidade de responder a perguntas
·          audição de registos áudio de documentos produzidos quer em português padrão quer noutras variedades
·          participação em discussões com ou sem a finalidade de elaborar relato ou resumo (oral ou escrito)
·          tomada de notas a partir de exposições orais
·          audição de gravações de poemas e histórias lidas por profissionais
·          assistência a representações teatrais ao vivo ou em gravação vídeo
·          atividades de memorização de produções do património literário oral

Registos / Fichas de observação direta


Registos áudio e/ou vídeo da atividade realizada e posterior avaliação de:
- concentração
- gestos
- ....




Definição de Competências

Língua Portuguesa – Competências Específicas

   Competência

Expressão

Oral


Critérios de Evidenciação

Conteúdos selecionados

Situações de Aprendizagem

Avaliação
Utilização dos recursos de voz ao objetivo comunicativo

Desempenho de forma cooperante.

Fluência e adequação da exposição oral aos contextos exigidos para o prosseguimento de estudos ou entrada na vida ativa.
- utiliza o português padrão nas suas produções
- usa corretamente os recursos prosódicos de acordo com o objetivo comunicativo
- adpta o discurso em função das reações do interlocutor
- utiliza formas de tratamento e de delicadeza adequadas a diferentes situações
- formula o seu discurso de forma clara e pertinente
- narra situações vividas e imaginadas de forma a prender a atenção do interlocutor e dos ouvintes
- realiza curtas exposições previamente preparadas (com ou sem guião)
- usa vocabulário preciso e a complexidade gramatical requerida pelos diferentes géneros
- conversa de forma adequada e confiante
- exprime pontos de vista
- elabora relatos de discussões em grupo

Estrutura de:
¨        discussão
¨        entrevista
¨        exposição
¨        debate
¨        noções de
     . fato
     . opinião
     . argumento

¨        ritmo
¨        entoação
¨        clareza
¨        aspectos da linguagem gestual
¨        atos de fala da argumentação (vocabulário e construções sintáticas diversas)
·      audição orientada de debates e exposições que possam funcionar como modelo
·      resposta oral a questionários e pedidos de informação
·      dramatizações (de textos dramáticos estudados no todo ou em parte; simulação de conversas em situações diversificadas: entrevista, telefonema para solicitação de informação....)
·      concurso de contador de histórias
·      treino de exposições orais, inclusive no âmbito de outras áreas disciplinares ou atividades em curso na escola
·      participação em debates assumindo papéis diversos (moderador, defender / manifestar-se contra / concordar com um ponto de vista...)
·      realização de sínteses orais de debates e de textos expositivos)
·      formulação de perguntas sobre o que ouviram ou leram

Fichas de observação direta

Registos audio / video






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