Pular para o conteúdo principal

Planificação Anual por temas (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

                                                                    Ano
Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
7º ano

Período

Unidade

Temas



- 1 -
a
Texto não literário:
Notícia
Prevenção Rodoviária
outros
b
Texto publicitário
Saúde
Outros
c
Banda desenhada
A definir
- 2 -
Texto literário narrativo:
Conto tradicional
Património tradicional nacional e universal








- 3 -
Excertos narrativos:
“O Tiago está a pensar” de
Mª Teresa Maia Gonzalez;
“O Mundo em que vivi” de Ilse Losa
(a adaptar consoante o perfil das turmas)

Familia

Discriminações
outros

- 4-
Texto narrativo:
“Arroz do céu” de José Rodrigues Miguéis

Emigração / Migração
Adolescência

- 5 -
Texto narrativo:
“O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Viagem / Aventura

- 6 -
Texto poético:
Textos e autores diversos do manual a utilizar como intertexto

Diversos



- 7 -
Texto dramático:
Excertos de “À beira do lago dos encantos” de Mª Alberta Menéres ou
“Vem aí o Zé das Moscas” de António Torrado
(a escolher em função do perfil das turmas)

Sonho / Fantasia


Humor


                                                                 Ano
Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
8º ano

Período

Unidade

Temas



- 1 -
a
Texto dramático:
Excerto “Antes de Começar” de Almada Negreiros

Relações interpessoais
Afectividade

b
“Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett
Afectividade
Familia
Casamento
- 2 -

Texto poético

Textos e autores diversos do manual

Diversos



- 3 -
Texto narrativo:
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado

Amizade
Amor
Preconceitos
Tradição

- 4-
Texto narrativo:
“História da Gata Borralheira” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Adolescência
Namoro
Familia




- 5 -
Texto narrativo (excertos):
“Sexta-feira ou a vida selvagem” de Michel Tournier (articulação com a última unidade)

Viagem
Aventura

- 6 -
Textos não-literários:
·    Da comunicação social
·    De outras áreas do saber (retirados, por exemplo, de manuais de outras disciplinas)

diversos








                                                                Ano 
 Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
9º ano

Período

Unidade

Temas






- 1 -
Texto narrativo:
·  “A aia” de Eça de Queirós”
·  “Mestre Finezas” de Manuel da Fonseca ou “Assobiando à vontade” de Mário Dionísio (consoante o perfil de cada turma)

Solidariedade
Discriminação
Mundo Actual
Liberdade
outros

- 2 -
Texto poético:
autores lusófonos
diversos


- 3 -
Textos não-literários:
·    Da comunicação social
·    De outras áreas do saber (retirados, por exemplo, de manuais de outras disciplinas)

diversos





- 4-
Texto dramático:
“Auto da barca do inferno” de Gil Vicente
Sociedade / Religião
Literatura / Crítica
Adultério
- 5 -
História da Língua Portuguesa
História
Cultura Portuguesa




- 6 -
Texto narrativo de forma poética:
“Os Lusíadas” de Luís de Camões
·     Proposição, Invocação e Dedicatória
·     Consílio dos Deuses
·     Inês de Castro
·     Adamastor


Mitologia
História dos Descobrimentos
Lusofonia


- 7 -
Texto narrativo:
“O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry

2ª Guerra Mundial
Viagem
Sonho
Amizade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno