Pular para o conteúdo principal

Planificação Anual por temas (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

                                                                    Ano
Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
7º ano

Período

Unidade

Temas



- 1 -
a
Texto não literário:
Notícia
Prevenção Rodoviária
outros
b
Texto publicitário
Saúde
Outros
c
Banda desenhada
A definir
- 2 -
Texto literário narrativo:
Conto tradicional
Património tradicional nacional e universal








- 3 -
Excertos narrativos:
“O Tiago está a pensar” de
Mª Teresa Maia Gonzalez;
“O Mundo em que vivi” de Ilse Losa
(a adaptar consoante o perfil das turmas)

Familia

Discriminações
outros

- 4-
Texto narrativo:
“Arroz do céu” de José Rodrigues Miguéis

Emigração / Migração
Adolescência

- 5 -
Texto narrativo:
“O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Viagem / Aventura

- 6 -
Texto poético:
Textos e autores diversos do manual a utilizar como intertexto

Diversos



- 7 -
Texto dramático:
Excertos de “À beira do lago dos encantos” de Mª Alberta Menéres ou
“Vem aí o Zé das Moscas” de António Torrado
(a escolher em função do perfil das turmas)

Sonho / Fantasia


Humor


                                                                 Ano
Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
8º ano

Período

Unidade

Temas



- 1 -
a
Texto dramático:
Excerto “Antes de Começar” de Almada Negreiros

Relações interpessoais
Afectividade

b
“Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett
Afectividade
Familia
Casamento
- 2 -

Texto poético

Textos e autores diversos do manual

Diversos



- 3 -
Texto narrativo:
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado

Amizade
Amor
Preconceitos
Tradição

- 4-
Texto narrativo:
“História da Gata Borralheira” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Adolescência
Namoro
Familia




- 5 -
Texto narrativo (excertos):
“Sexta-feira ou a vida selvagem” de Michel Tournier (articulação com a última unidade)

Viagem
Aventura

- 6 -
Textos não-literários:
·    Da comunicação social
·    De outras áreas do saber (retirados, por exemplo, de manuais de outras disciplinas)

diversos








                                                                Ano 
 Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
9º ano

Período

Unidade

Temas






- 1 -
Texto narrativo:
·  “A aia” de Eça de Queirós”
·  “Mestre Finezas” de Manuel da Fonseca ou “Assobiando à vontade” de Mário Dionísio (consoante o perfil de cada turma)

Solidariedade
Discriminação
Mundo Actual
Liberdade
outros

- 2 -
Texto poético:
autores lusófonos
diversos


- 3 -
Textos não-literários:
·    Da comunicação social
·    De outras áreas do saber (retirados, por exemplo, de manuais de outras disciplinas)

diversos





- 4-
Texto dramático:
“Auto da barca do inferno” de Gil Vicente
Sociedade / Religião
Literatura / Crítica
Adultério
- 5 -
História da Língua Portuguesa
História
Cultura Portuguesa




- 6 -
Texto narrativo de forma poética:
“Os Lusíadas” de Luís de Camões
·     Proposição, Invocação e Dedicatória
·     Consílio dos Deuses
·     Inês de Castro
·     Adamastor


Mitologia
História dos Descobrimentos
Lusofonia


- 7 -
Texto narrativo:
“O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry

2ª Guerra Mundial
Viagem
Sonho
Amizade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...