Pular para o conteúdo principal

Planificação Anual por temas (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

                                                                    Ano
Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
7º ano

Período

Unidade

Temas



- 1 -
a
Texto não literário:
Notícia
Prevenção Rodoviária
outros
b
Texto publicitário
Saúde
Outros
c
Banda desenhada
A definir
- 2 -
Texto literário narrativo:
Conto tradicional
Património tradicional nacional e universal








- 3 -
Excertos narrativos:
“O Tiago está a pensar” de
Mª Teresa Maia Gonzalez;
“O Mundo em que vivi” de Ilse Losa
(a adaptar consoante o perfil das turmas)

Familia

Discriminações
outros

- 4-
Texto narrativo:
“Arroz do céu” de José Rodrigues Miguéis

Emigração / Migração
Adolescência

- 5 -
Texto narrativo:
“O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Viagem / Aventura

- 6 -
Texto poético:
Textos e autores diversos do manual a utilizar como intertexto

Diversos



- 7 -
Texto dramático:
Excertos de “À beira do lago dos encantos” de Mª Alberta Menéres ou
“Vem aí o Zé das Moscas” de António Torrado
(a escolher em função do perfil das turmas)

Sonho / Fantasia


Humor


                                                                 Ano
Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
8º ano

Período

Unidade

Temas



- 1 -
a
Texto dramático:
Excerto “Antes de Começar” de Almada Negreiros

Relações interpessoais
Afectividade

b
“Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett
Afectividade
Familia
Casamento
- 2 -

Texto poético

Textos e autores diversos do manual

Diversos



- 3 -
Texto narrativo:
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado

Amizade
Amor
Preconceitos
Tradição

- 4-
Texto narrativo:
“História da Gata Borralheira” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Adolescência
Namoro
Familia




- 5 -
Texto narrativo (excertos):
“Sexta-feira ou a vida selvagem” de Michel Tournier (articulação com a última unidade)

Viagem
Aventura

- 6 -
Textos não-literários:
·    Da comunicação social
·    De outras áreas do saber (retirados, por exemplo, de manuais de outras disciplinas)

diversos








                                                                Ano 
 Departamento de Língua Portuguesa                              Disciplina: Língua Portuguesa     3º ciclo

Planificação Anual por temas  (para a integração de saberes em situação de aprendizagem)

Língua Portuguesa
9º ano

Período

Unidade

Temas






- 1 -
Texto narrativo:
·  “A aia” de Eça de Queirós”
·  “Mestre Finezas” de Manuel da Fonseca ou “Assobiando à vontade” de Mário Dionísio (consoante o perfil de cada turma)

Solidariedade
Discriminação
Mundo Actual
Liberdade
outros

- 2 -
Texto poético:
autores lusófonos
diversos


- 3 -
Textos não-literários:
·    Da comunicação social
·    De outras áreas do saber (retirados, por exemplo, de manuais de outras disciplinas)

diversos





- 4-
Texto dramático:
“Auto da barca do inferno” de Gil Vicente
Sociedade / Religião
Literatura / Crítica
Adultério
- 5 -
História da Língua Portuguesa
História
Cultura Portuguesa




- 6 -
Texto narrativo de forma poética:
“Os Lusíadas” de Luís de Camões
·     Proposição, Invocação e Dedicatória
·     Consílio dos Deuses
·     Inês de Castro
·     Adamastor


Mitologia
História dos Descobrimentos
Lusofonia


- 7 -
Texto narrativo:
“O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry

2ª Guerra Mundial
Viagem
Sonho
Amizade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…