Pular para o conteúdo principal

 O predicado nominal na construção de descrições e definições

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer  e identificar as categorias sintáticas: predicativo do sujeito e predicado nominal;
  • Observar e exercitar aspectos semânticos e estilísticos que envolvem o predicativo do sujeito e o predicado nominal;
  • Observar o emprego do predicado nominal em descrições e definições.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Termos essenciais da oração: sujeito e predicado
Estratégias e recursos da aula

  • utilização do laptop ;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.
Aula 01 (50 minutos)
 
Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZANtnmde55CkwPCOQjvJjKkeBXD1cTP-5mXQ4J6zMmktBTc2iGy46oh7mvx9D_UK3F8wXOy9R1uYgJL2GD0OV0wd52tJGa3_6oa1LelaOTPGVMf9KsoJdzSS1ftDEeLUxmm47bXMwgdA/s1600/grupo21.gif
O tema desta aula trata-se do predicado nominal em descrições e definições.  Os verbos de ligação e, consequentemente, os predicados nominais são importantes para a construção de descrições e definições, visto que, ao se descrever ou definir algo, são apresentadas informações que caracterizam o sujeito.
Atividade 1
1. Para apresentar o tema aos alunos e também para ativar os conhecimentos prévios necessários para a compreensão do predicado nominal, o professor deverá solicitar a eles que acessem o site seguinte e, em dupla, assistam ao vídeo sobre predicativo e verbo de ligação.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=OGzEZYak7SY
2. O professor deverá escrever no quadro o roteiro seguinte para  direcionar a atenção dos alunos ao assistirem ao vídeo.  
a. Quais são os termos essenciais da oração
b. Defina: sujeito; predicado
c. O que é um predicado verbal?
d. O predicado nominal  é um tipo de predicado que  apresenta as características do sujeito. Explique essa definição, a partir do exemplo abaixo:

 

Essa rapaziada é muito sem juízo.


e. Como é formado o predicado nominal?
f. Qual é o predicativo dessa oração da oração abaixo:

O carro é meu ganha pão.


g. Defina verbo  de ligação. Dê exemplos.
h. Para determinar se um verbo é de ligação ou significativo, é necessário analisar o contexto em que está inserido.

Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - Em dupla, os alunos deverão responder às questões propostas sobre as tirinhas do Garfield, disponíveis nas páginas abaixo.
Observação: Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor  deverá reproduzir as tirinhas para os alunos.
garfield ejon 
Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6kddzDOIujlxAvEE9z-VxQzO2WiEXQse60GqJsbkWJ6WeK-ng4nYc73BAVPtCeNOVQi82cA7BpnevnPY2yXJ3eyt5hsyuO5wKM_HYdB3fSCOQbIxXBw22_xKmDE6ke9nIiOrFFDNRwAg/s1600/ga780619.png
1.  Observe as orações do primeiro quadrinho.
Eu sou  Jon Arbuckle.
Eu sou cartunista...
E esse é meu gato, Garfield.
a.  Identifique o sujeito e o predicado de cada oração.
b. Identifique o núcleo de cada predicado.
2. Os verbos de ligação servem para conectar o sujeito a seu predicativo. Ao contrário dos verbos significativos, esses verbos não acrescentam uma ideia nova ao sujeito nem expressam ação, apenas informam como ele é ou está.

Observe a fala de Garfield, no segundo  quadrinho:
Quais informações a respeito de Garfield são introduzidas pelo verbo de ligação (ser)?
photo
Disponível em:
http://noticias.tuningblog.com.br/image/1260978123.gif/#
3. A palavra que informa uma característica, qualidade ou estado do sujeito da oração recebe o nome de predicativo do sujeito.
Identifique o predicativo do sujeito na fala de Jon, no primeiro quadrinho.
garfieldejon1
Disponível em:
http://eduardojunior.wordpress.com/2009/09/04/tirinhas-do-garfield-semana-36-2009/
4. O predicativo do sujeito sempre concorda em número com o núcleo do sujeito.
 Explique  essa afirmação, utilizando como exemplo as falas de Jon e Garfield, na tirinha acima.

Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I- O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte e façam a leitura do texto “ Hildinha – O coração de ouro”.
Disponível em:
http://palavrasquefalam.wordpress.com/destaque-da-semana/

Observação: caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor poderá reproduzir a cópia do texto para os alunos.

Hildinha – O coração de ouro
Hildinha é a flor das flores. Seu vasto coração abriga o colégio, pura, terna e constante. Está sempre presente para tudo que se queira, correta, colega e companheira antes, hoje possivelmente esposa, amante e mãe exemplar. De gestos precisos e bem educadores, ela é íntima da bissetriz, conhece como ninguém a hipotenusa, mora na raiz quadrada. E se lhe pedem, ela se arrisca a uma reprimida dos professores, mas sopra a cola, inda que seja no exame final. Não tem namorado, pois namora todos, numa grande amizade coletiva com muito de Garrie Davies*. E universalista por princípio, onde outras são levianas por sensualismo. Sua paixão é o livro, seu objeto a virtude, sua crença a completação do curso. Mas nem por isso deixa de ser clara, expressiva, amiga dos pulos de corda da hora do recreio. Seu único defeito: esse irmão mal – encarado que ela traz pela mão o tempo todo.
*Garrie Davis foi um cidadão do mundo, para ele todos os países eram sua pátria.
Maria Célia A. Paulino (org.). Millôr Fernandes. São Paulo: Abril Educação, 1980 p. 12. (Col. Literatura Comentada).
Disponível em:
http://palavrasquefalam.wordpress.com/destaque-da-semana/

II - Após a leitura do texto, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.
1. O texto “Hildinha – o coração de ouro” é um texto descritivo. O autor  expõe com detalhes sua antiga colega de colégio.
a. Assinale as alternativas verdadeiras em relação ao texto. Justifique a(s) falsa(s).
(  ) Há o emprego de verbos de ligação para ligar o sujeito ao seu predicativo, como nesta passagem: “Hildinha é a flor das flores”.
(  ) Há o emprego de vários adjetivos que constituem o núcleo dos predicados nominais. A utilização desse tipo de predicado é responsável pela caracterização da personagem.
(  ) O autor descreve a personagem de maneira subjetiva: expõe suas características e apresenta um julgamento sobre ela; utiliza a analogia no processo de qualificação, isto é, faz uso de comparações e metáforas.
(  ) O texto é dinâmico, expressa ação. Os verbos significativos são responsáveis  pela criação dos predicados verbais que predominam em um texto descritivo.
(   ) Por meio do predicado nominal, vai se construindo uma imagem da personagem, semelhante a um retrato, as  palavras constroem  uma  imagem verbal.

2. O título do texto não apresenta verbos. Transforme-o em uma oração com predicado nominal, acrescentando-lhe um verbo.

3. Observe  o trecho seguinte:
“Sua paixão é o livro, seu objetivo a virtude, sua crença a completação do curso.”
a. Qual verbo foi omitido nas duas orações finais? Por que ele foi omitido?

Aula 04 (50 minutos)
Atividade
1.  O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site abaixo e façam a leitura do texto – Lichia.
2.  A leitura oral do texto deverá ser feita pelo professor. Os alunos deverão acompanhá-la, na tela de seus computadores.
LICHIA
 
Disponível em:
 http://worldofmites.wordpress.com/2010/05/28/o-acaro-da-lichia/
Chamada de rainha das frutas em alguns países, a fruta ainda é pouco consumida no Brasil. Considerada a fruta nacional da China, de onde é originária, a lichia ainda é pouco conhecida no Brasil, mas, de um tempo para cá, começa a ganhar mais espaço entre as frutas consumidas pelos brasileiros nesta época de final de ano.
A lichieira é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 12 metros de altura e se adapta bem a diversos tipos de solo, desde que seja profundo e bem drenado. Trata-se de uma cultura de clima subtropical, porém apresenta certa tolerância a geadas não muito rigorosas. A produção comercial de frutos tem início, em média, a partir do quinto ano após o plantio das mudas e por ser uma planta de grande longevidade pode produzir por mais de cem anos. A floração tem início entre junho e julho, seguido pelo aparecimento da fruta verde entre agosto e setembro, finalizando com o amadurecimento e colheita entre novembro e dezembro. [...]
Disponíveis em:
http://worldofmites.wordpress.com/2010/05/28/o-acaro-da-lichia/

3.  Após a leitura do texto, os alunos deverão responder às questões propostas,  também disponíveis na página seguinte:
a. No texto, Lichia, predomina a descrição ou a definição? Justifique sua resposta.
b. Qual o tipo de predicado predominante no texto?
c. Transcreva do texto exemplos de predicados nominais.
d.  Uma definição poderia ser feita apenas por meio de  predicados verbais? Justifique sua resposta.
e. Discuta com seu colega e responda: os verbos de ligação e, consequentemente, os predicados nominais são importantes para a construção de definições? Justifique sua resposta.

Atividade 2
Produção de texto
O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte e assistam ao vídeo com a canção “Amor e sexo” de Rita Lee.
Amor E Sexo
Rita Lee
Composição: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor
Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...
Amor é pensamento
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema..
Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia...
O amor nos torna
Patéticos
Sexo é uma selva
De epiléticos...
Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh!
Amor é para sempre
Sexo também
Sexo é do bom
Amor é do bem...
Amor sem sexo
É amizade
Sexo sem amor
É vontade...
Amor é um
Sexo é dois
Sexo antes
Amor depois...
Sexo vem dos outros
E vai embora
Amor vem de nós
E demora...
Amor é cristão
Sexo é pagão
Amor é latifúndio
Sexo é invasão
Amor é divino
Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh!
Amor é isso
Sexo é aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor!
Hum! O sexo!
Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:
http://letras.terra.com.br/rita-lee/74440/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zS80zuVj5XE#!

 2. Após os alunos assistirem ao vídeo, o professor deverá apresentar a seguinte proposta de produção de texto aos alunos:
a. Em grupo, baseando-se na canção “Amor e Sexo” de Rita Lee,  produza um texto, em forma de poema, definindo   “Amor e amizade”.
b. Façam uma paródia da melodia da canção de Rita Lee.
c. O grupo poderá optar por declamar ou cantar a canção criada.
e. Montem um vídeo para ser apresentado na sala de aula para apreciação dos colegas e professor.
Recursos Complementares
1. Para retomar os conhecimentos prévios necessários para a compreensão do predicado nominal, os alunos poderão assistir ao vídeo seguinte:
Tipos de predicado
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=VD01dHGMIMA&feature=related
2. Os alunos poderão assistir também ao vídeo seguinte sobre adjunto adverbial x predicativo:
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Kh1adEGl2CM&feature=related

Avaliação
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. O professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber a importância do predicado nominal na construção de descrições e definições. A produção de texto, intitulada – Amor e Amizade -  a partir da canção, “Amor e Sexo”,  de Rita Lee, fornece material para os alunos serem avaliados formalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno