Pular para o conteúdo principal

Determinantes do substantivo e a precisão no texto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar  o substantivo e seus determinantes.
  • Verificar por meio de atividades propostas a função semântico-estilística do substantivo e seus determinantes.
  • Observar e empregar determinados aspectos semânticos discursivos relacionados aos substantivos e seus determinantes.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo e pronomes.
Estratégias e recursos da aula
http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.
Aula 01 (50 minutos)
palavras 
Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKLLHc-WazsyfXANfqa8C7resIyQTrenSWyJh_MpWIB7DbKUvCApfjgYgdhflXbUE18T-SD5yVTiGKa2lCraR9f1GyZNMHCcOmDyJk7_43mmd_8mPjfQOPC4PSLDRKN9HABcODLewYC4o/s1600/palavras.jpg
A temática desta aula trata-se dos determinantes do substantivo: palavras ou expressões que caracterizam os substantivos, produzindo determinados efeitos no texto. Podem ser de diversas classes gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, artigos, numerais e pronomes.
Atividade
1.  Para retomar o conceito de substantivo, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo sobre substantivo.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ew0CdlyJ3_o
2. Os alunos deverão estar atentos ao vídeo para responder às questões seguintes:
a. Defina substantivo.
b. O substantivo classifica-se em: Comum /próprio; primitivo/ derivado e coletivo. Exemplifique cada caso.
c. Apresente exemplos para  a definição de substantivo apresentada abaixo:

  • Substantivos são palavras usadas para nomear os seres em geral e também as sensações, ações e sentimentos.

Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1. O  professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas apresentadas abaixo. A seguir, os alunos, em dupla,  deverão responder às questões propostas.
Observação:
As atividades sobre as Tirinhas A e B estão disponíveis na página abaixo.  Os alunos deverão salvá-las em seus laptops, no Kword.
Disponível em:
http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC
Tirinha A

Disponível em:
http://4.bp.blogspot.com/-S9spqcf8w6A/TcIJvfZWwrI/AAAAAAAAADs/5OeFQyOzTUE/s1600/h230608ph4.gif
Sobre a personagem Hagar:
Hagar, o Horrível: o protagonista Viking é um guerreiro que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países. Embora respeitado profissionalmente leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva. Hagar não é só um guerreiro feroz, é também um homem de família: sobrevive de roubos em regiões distantes de seu lar, mas, quando chega em casa, torna-se manso diante de  sua esposa Helga, de  seu filho estudioso e sensível Hamlet e sua filha Honi, que vive apaixonada pelo trovador e noivo eterno, Lute. Ele se chama Hagar, o horrível, mas na verdade não assusta ninguém. Sua higiene pessoal é excepcionalmente deficiente e seu banho anual é um momento de celebrações.
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel
Questões sobre a tirinha
 “A reunião mensal do clube dos mentirosos irá terminar agora...”
a.  O  artigo a, empregado antes do substantivo reunião, particulariza ou generaliza  esse substantivo? Explique.
b.  Em ... "do clube dos mentirosos”: o que artigo o - presente nas contrações  prepositivas do (de + o ) e dos (de + os) – permite ao leitor saber sobre o clube a que Hagar se refere?
c. Que outro determinante, além do artigo foi empregado para caracterizar o substantivo reunião? Qual é a classe gramatical dessa palavra?
d. Observe:
“A reunião  do clube dos mentirosos irá terminar agora...”
“A reunião mensal do clube dos mentirosos irá terminar agora...”
Qual a diferença de sentido entre as frases acima? O que provocou essa diferença?
e. Compare:
A reunião do clube irá terminar agora...
A reunião do clube dos mentirosos irá terminar agora...
Na segunda frase, o que a locução adjetiva “dos mentirosos” informa sobre o substantivo clube?
2. Com base nas respostas dos itens anteriores, comente a afirmativa abaixo:
Os determinantes de um substantivo especificam  seu sentido, tornando mais preciso o sentido do enunciado onde ele se encontra.
Tirinha B
Hamlet 
Disponível em:
http://cursocontextual.wordpress.com/2011/02/15/compreender-e-interpretar-textos/charge-filho-do-hagar/
Sobre as personagens:
Honi: filha de Hagar e Helga, é linda, doce, alegre. Aos 16 anos de idade ainda não se casou, o que faz dela uma solteirona para os padrões da época. É uma moça ingênua, curiosa, dramática e está envolvida romanticamente com Lute, a única personagem que consegue ignorar o seu canto horrível. Ela também é uma guerreira Viking que, como seu pai, carrega sempre uma lança e escudo.
Hamlet: filho de Hagar e Helga, é um jovem inteligente, limpo, obediente, estudioso. Quase  sempre é visto lendo um livro, o que é irônico porque os livros não estavam disponíveis durante a época Viking. Ele não mostra nenhum interesse em se tornar um Viking, o que faz dele a vergonha da família. Mesmo quando Hagar obriga-o a praticar suas habilidades Vikings, ele o faz apenas para satisfazê-lo.
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel

Questões sobre a tirinha:
1.  Observe a fala de Honi, no primeiro quadrinho:
“Você  não é como os outros meninos Vikings”
a. É possível saber quais são os outros meninos a que Honi se refere? Explique.
b. Observe as frases abaixo e explique a diferença de sentido que há quando se emprega o artigo os antes do pronome indefinido outros.
“Você  não é como os outros meninos Vikings”
“Você  não é como outros meninos Vikings”
c. A partir da fala de Honi, no primeiro quadrinho, explique a afirmação abaixo:
Pronomes indefinidos são aqueles que se referem ao substantivo de modo vago, impreciso e genérico.
2. Observe o segundo quadrinho:
a. Quais adjetivos foram utilizados por Honi para caracterizar  seu namorado Lute?
b. A partir dos dados fornecidos por meio destes adjetivos, como podem ser caracterizados os outros garotos Vikings? Explique.

Aula 03 (50 minutos)  

Atividade
1.  O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo   sobre o  poema Infância na voz de Carlos Drummond  de Andrade.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=D9hCuyTRef4
2. Após assistirem ao vídeo, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.
Observação:
As atividades sobre o poema Infância estão disponíveis na página abaixo. Os alunos deverão salvá-las  em seus laptops, no Kword.
Disponível em:
http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC

Infância
Carlos Drummond de Andrade
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé

 Disponível em:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460647/

Questões sobre o poema:
1. Observe os dois primeiros versos da primeira estrofe:
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.

a. Quais são os determinantes dos substantivos pai e mãe? Qual a relação de sentido é estabelecida entre esses determinantes e os substantivos?  A que classe gramatical eles pertencem?
b. Pronomes possessivos são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas  do discurso.
A que  pessoa  do discurso os pronomes meu e minha se referem?
2.  Identifique os adjetivos presentes na segunda estrofe. A seguir,  informe quais são substantivos determinados  por esses adjetivos.
3. Identifique no poema, um verso que comprove o isolamento do eu-lírico.
4. O eu-lírico percebe tardiamente o quanto a sua infância foi bela. Transcreva o verso que comprova esta afirmação.
4. Releia a última estrofe do poema:
a. A que o poeta compara a sua história?
b.  Os adjetivos estão diretamente relacionados  com a forma  como vemos o mundo.Como o poeta vê a sua infância? Qual é o adjetivo que caracteriza a história  da infância do eu-lírico?
6. Discuta com seu colega e responda: quais são as classes de palavras que atuam como determinantes do substantivo nos textos?

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
1. No poema, Infância, Carlos Drummond de Andrade resgata a essência de sua infância, vivida na fazenda ao lado dos pais, onde viveu bons e inesquecíveis momentos.
Assim como Drummond, produza um poema, resgatando a sua infância. Busque em sua memória elementos marcantes dessa época não tão distante. Lembre-se de recorrer aos determinantes do substantivo para especificar o sentido preciso no contexto, por exemplo, os adjetivos que vão revelar o modo como você vê, hoje, a sua infância.
2.  Em grupo, os alunos deverão ler entre si os poemas produzidos. E, a seguir, eles deverão montar uma apresentação no Kpresenter, destacando em cada poema os determinantes do substantivo utilizados na produção do texto.
 
Recursos Complementares
1.  Se os alunos já estiverem estudando a estrutura do período simples, o professor poderá utilizar o vídeo seguinte para abordar a função sintática dos determinantes do substantivo.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248
2. Os alunos poderão conhecer a história da família do Hagar, assistindo aos vídeos - Hagar, o Horrível - parte 1 e 2, disponíveis na página:
http://rimarcondes.wordpress.com/2011/08/03/hagar-o-quase-horrivel/
Avaliação
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram empregar os determinantes do substantivo, observando determinados aspectos semânticos discursivos, principalmente na produção de um poema sobre a infância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno