Pular para o conteúdo principal

Determinantes do substantivo e a precisão no texto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar  o substantivo e seus determinantes.
  • Verificar por meio de atividades propostas a função semântico-estilística do substantivo e seus determinantes.
  • Observar e empregar determinados aspectos semânticos discursivos relacionados aos substantivos e seus determinantes.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo e pronomes.
Estratégias e recursos da aula
http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.
Aula 01 (50 minutos)
palavras 
Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKLLHc-WazsyfXANfqa8C7resIyQTrenSWyJh_MpWIB7DbKUvCApfjgYgdhflXbUE18T-SD5yVTiGKa2lCraR9f1GyZNMHCcOmDyJk7_43mmd_8mPjfQOPC4PSLDRKN9HABcODLewYC4o/s1600/palavras.jpg
A temática desta aula trata-se dos determinantes do substantivo: palavras ou expressões que caracterizam os substantivos, produzindo determinados efeitos no texto. Podem ser de diversas classes gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, artigos, numerais e pronomes.
Atividade
1.  Para retomar o conceito de substantivo, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo sobre substantivo.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ew0CdlyJ3_o
2. Os alunos deverão estar atentos ao vídeo para responder às questões seguintes:
a. Defina substantivo.
b. O substantivo classifica-se em: Comum /próprio; primitivo/ derivado e coletivo. Exemplifique cada caso.
c. Apresente exemplos para  a definição de substantivo apresentada abaixo:

  • Substantivos são palavras usadas para nomear os seres em geral e também as sensações, ações e sentimentos.

Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1. O  professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas apresentadas abaixo. A seguir, os alunos, em dupla,  deverão responder às questões propostas.
Observação:
As atividades sobre as Tirinhas A e B estão disponíveis na página abaixo.  Os alunos deverão salvá-las em seus laptops, no Kword.
Disponível em:
http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC
Tirinha A

Disponível em:
http://4.bp.blogspot.com/-S9spqcf8w6A/TcIJvfZWwrI/AAAAAAAAADs/5OeFQyOzTUE/s1600/h230608ph4.gif
Sobre a personagem Hagar:
Hagar, o Horrível: o protagonista Viking é um guerreiro que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países. Embora respeitado profissionalmente leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva. Hagar não é só um guerreiro feroz, é também um homem de família: sobrevive de roubos em regiões distantes de seu lar, mas, quando chega em casa, torna-se manso diante de  sua esposa Helga, de  seu filho estudioso e sensível Hamlet e sua filha Honi, que vive apaixonada pelo trovador e noivo eterno, Lute. Ele se chama Hagar, o horrível, mas na verdade não assusta ninguém. Sua higiene pessoal é excepcionalmente deficiente e seu banho anual é um momento de celebrações.
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel
Questões sobre a tirinha
 “A reunião mensal do clube dos mentirosos irá terminar agora...”
a.  O  artigo a, empregado antes do substantivo reunião, particulariza ou generaliza  esse substantivo? Explique.
b.  Em ... "do clube dos mentirosos”: o que artigo o - presente nas contrações  prepositivas do (de + o ) e dos (de + os) – permite ao leitor saber sobre o clube a que Hagar se refere?
c. Que outro determinante, além do artigo foi empregado para caracterizar o substantivo reunião? Qual é a classe gramatical dessa palavra?
d. Observe:
“A reunião  do clube dos mentirosos irá terminar agora...”
“A reunião mensal do clube dos mentirosos irá terminar agora...”
Qual a diferença de sentido entre as frases acima? O que provocou essa diferença?
e. Compare:
A reunião do clube irá terminar agora...
A reunião do clube dos mentirosos irá terminar agora...
Na segunda frase, o que a locução adjetiva “dos mentirosos” informa sobre o substantivo clube?
2. Com base nas respostas dos itens anteriores, comente a afirmativa abaixo:
Os determinantes de um substantivo especificam  seu sentido, tornando mais preciso o sentido do enunciado onde ele se encontra.
Tirinha B
Hamlet 
Disponível em:
http://cursocontextual.wordpress.com/2011/02/15/compreender-e-interpretar-textos/charge-filho-do-hagar/
Sobre as personagens:
Honi: filha de Hagar e Helga, é linda, doce, alegre. Aos 16 anos de idade ainda não se casou, o que faz dela uma solteirona para os padrões da época. É uma moça ingênua, curiosa, dramática e está envolvida romanticamente com Lute, a única personagem que consegue ignorar o seu canto horrível. Ela também é uma guerreira Viking que, como seu pai, carrega sempre uma lança e escudo.
Hamlet: filho de Hagar e Helga, é um jovem inteligente, limpo, obediente, estudioso. Quase  sempre é visto lendo um livro, o que é irônico porque os livros não estavam disponíveis durante a época Viking. Ele não mostra nenhum interesse em se tornar um Viking, o que faz dele a vergonha da família. Mesmo quando Hagar obriga-o a praticar suas habilidades Vikings, ele o faz apenas para satisfazê-lo.
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel

Questões sobre a tirinha:
1.  Observe a fala de Honi, no primeiro quadrinho:
“Você  não é como os outros meninos Vikings”
a. É possível saber quais são os outros meninos a que Honi se refere? Explique.
b. Observe as frases abaixo e explique a diferença de sentido que há quando se emprega o artigo os antes do pronome indefinido outros.
“Você  não é como os outros meninos Vikings”
“Você  não é como outros meninos Vikings”
c. A partir da fala de Honi, no primeiro quadrinho, explique a afirmação abaixo:
Pronomes indefinidos são aqueles que se referem ao substantivo de modo vago, impreciso e genérico.
2. Observe o segundo quadrinho:
a. Quais adjetivos foram utilizados por Honi para caracterizar  seu namorado Lute?
b. A partir dos dados fornecidos por meio destes adjetivos, como podem ser caracterizados os outros garotos Vikings? Explique.

Aula 03 (50 minutos)  

Atividade
1.  O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo   sobre o  poema Infância na voz de Carlos Drummond  de Andrade.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=D9hCuyTRef4
2. Após assistirem ao vídeo, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.
Observação:
As atividades sobre o poema Infância estão disponíveis na página abaixo. Os alunos deverão salvá-las  em seus laptops, no Kword.
Disponível em:
http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC

Infância
Carlos Drummond de Andrade
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé

 Disponível em:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460647/

Questões sobre o poema:
1. Observe os dois primeiros versos da primeira estrofe:
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.

a. Quais são os determinantes dos substantivos pai e mãe? Qual a relação de sentido é estabelecida entre esses determinantes e os substantivos?  A que classe gramatical eles pertencem?
b. Pronomes possessivos são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas  do discurso.
A que  pessoa  do discurso os pronomes meu e minha se referem?
2.  Identifique os adjetivos presentes na segunda estrofe. A seguir,  informe quais são substantivos determinados  por esses adjetivos.
3. Identifique no poema, um verso que comprove o isolamento do eu-lírico.
4. O eu-lírico percebe tardiamente o quanto a sua infância foi bela. Transcreva o verso que comprova esta afirmação.
4. Releia a última estrofe do poema:
a. A que o poeta compara a sua história?
b.  Os adjetivos estão diretamente relacionados  com a forma  como vemos o mundo.Como o poeta vê a sua infância? Qual é o adjetivo que caracteriza a história  da infância do eu-lírico?
6. Discuta com seu colega e responda: quais são as classes de palavras que atuam como determinantes do substantivo nos textos?

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
1. No poema, Infância, Carlos Drummond de Andrade resgata a essência de sua infância, vivida na fazenda ao lado dos pais, onde viveu bons e inesquecíveis momentos.
Assim como Drummond, produza um poema, resgatando a sua infância. Busque em sua memória elementos marcantes dessa época não tão distante. Lembre-se de recorrer aos determinantes do substantivo para especificar o sentido preciso no contexto, por exemplo, os adjetivos que vão revelar o modo como você vê, hoje, a sua infância.
2.  Em grupo, os alunos deverão ler entre si os poemas produzidos. E, a seguir, eles deverão montar uma apresentação no Kpresenter, destacando em cada poema os determinantes do substantivo utilizados na produção do texto.
 
Recursos Complementares
1.  Se os alunos já estiverem estudando a estrutura do período simples, o professor poderá utilizar o vídeo seguinte para abordar a função sintática dos determinantes do substantivo.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248
2. Os alunos poderão conhecer a história da família do Hagar, assistindo aos vídeos - Hagar, o Horrível - parte 1 e 2, disponíveis na página:
http://rimarcondes.wordpress.com/2011/08/03/hagar-o-quase-horrivel/
Avaliação
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram empregar os determinantes do substantivo, observando determinados aspectos semânticos discursivos, principalmente na produção de um poema sobre a infância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...