Pular para o conteúdo principal

APUAREMA - BA EX-PREFEITODE RAUL CONCEDE ENTREVISTA


Com o objetivo de informar a população apuaremense sobre a passagem e feitos dos prefeitos de Apuarema, a Redação entrevistou no domingo, dia 04 de setembro de 2011, em sua residência, o ex-prefeito Raul Fernandes de Oliveira, gestor de três mandatos: 90/92, 96/00 e 00/04. Confira:

 Biografia: Nasci em 05/01/1942, em Santa Terezinha-BA, filho do Sr. Otaciano Fernandes e de d. Hilda Cerqueira. Iniciei minha vida pública aos 34 anos, quando na época meu pai era cabo eleitoral em Wenceslau Guimarães-BA, através do bom relacionamento com os munícipes da Vila de Apuarema, fui convidado pelo então prefeito Antonio Moreira em 1976, a ser candidato a vereador, após as eleições, fui o mais votado no distrito de Apuarema. No ano de 1978 dei entrada no pedido de unificação dos povoados de Apuarema e Filanézia, divididos pela ponte da Rua Agton Novais, tomei essa atitude por notar o sofrimento do povo. Candidatei-me a prefeito de Wenceslau Guimarães em 1982, no entanto não tive a oportunidade de ocupar tal cargo. Fui eleito vice-prefeito na chapa de Antonio Moreira em 1987, com uma frente de apenas 27 votos. Tomei posse em janeiro de 1989, ano ao qual saiu o resultado favorável ao plebiscito de emancipação política de Apuarema, assim, sai candidato a prefeito de Apuarema, venci as eleições com mais de 500 votos de frente e até hoje permaneço na vida pública.


Carisma: Um administrador público deve governar em primeiro lugar com carisma, além de atitude, determinação e pulso firme. Ninguém administra sozinho, contudo só deve haver um administrador na cidade, pois, como gerimos nossa casa, assim também deve acontecer com cargos públicos, tendo autoridade e responsabilidade. É fundamental obtermos o conhecimento para não errarmos, tudo isso com “jogo de cintura”, algo necessário em uma cidade pequena como Apuarema, sem deixar de lado o contato com o povo e acima de tudo seriedade.

Construções: Durante minhas gestões realizei obras como: construção de aproximadamente 22 prédios escolares, 2 postos de saúde, represas na zona rural, mercado municipal, 3 praças, 3 quadras, pontes, posto da Telebahia, parque de rodeio, curral municipal, mais ou menos 30 pavimentações (calçamento) de ruas. Compra de  2 caçambas, 2 D-20, uma patrol, uma enchedeira, um trator de esteiras e um de pneu. Estações de energia e água na regiões de Jurú, Baixa de Areia e demais. Além da realização de concurso público, reforma e abertura de estradas, a exemplo do cascalhamento de Apuarema X Itaibó, que na oportunidade também inauguramos a linha de ônibus intermunicipal. Desapropriação de 10 terrenos para doações de lotes no Povoado do Novo Horizonte e na sede. Contratação da guarda municipal, com fardamento, armamento, aumento no salário e compra de um veículo (Fusca), exclusivo para a corporação. Fardamento também dos garis, com uniformes amarelos. Reforma do prédio da prefeitura, entre outras obras.


Tristeza: Não tive nenhuma decepção, apena alegrias nas gestões, até porque isso não leva ninguém ao céu.
Alegria: Tive vários momentos inesquecíveis, porém, os mais marcantes foram: ganhar o plebiscito, não só eu, mas toda a comunidade foi vitoriosa. A conquista nas eleições do meu primeiro mandato. A conclusão do mercado municipal, dos postos de saúde e prédios escolares, e as inaugurações, sem dúvidas foram dias de muita alegria em minha vida.  
Prioridades: Minha maior atenção dava-se ao andamento e conclusão das obras, bom funcionamento da educação e saúde, sem mencionar o setor de transporte que, até cheguei a dirigir alguns veículos para não parar, tamanha era minha vontade de ver as coisas se realizarem.


Pré-candidatura: Mauricio, não tenho pretensões à candidatura, por ter meu filho como possível candidato em 2012, assim como, meus amigos e demais filhos que podem exercer cargos públicos, mas para Deus nada é impossível.                      
Eleições 2012: Estaremos prontos para enfrentar a política em 2012 com todo nosso grupo, se Deus nos permitir.
Considerações Finais: Não abrirei mão de continuar sendo político, pois tenho um enorme carisma por minha cidade e obrigação de servir o município de Apuarema.
Fonte: Apuarema em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut...