Pular para o conteúdo principal

APUAREMA - BA EX-PREFEITODE RAUL CONCEDE ENTREVISTA


Com o objetivo de informar a população apuaremense sobre a passagem e feitos dos prefeitos de Apuarema, a Redação entrevistou no domingo, dia 04 de setembro de 2011, em sua residência, o ex-prefeito Raul Fernandes de Oliveira, gestor de três mandatos: 90/92, 96/00 e 00/04. Confira:

 Biografia: Nasci em 05/01/1942, em Santa Terezinha-BA, filho do Sr. Otaciano Fernandes e de d. Hilda Cerqueira. Iniciei minha vida pública aos 34 anos, quando na época meu pai era cabo eleitoral em Wenceslau Guimarães-BA, através do bom relacionamento com os munícipes da Vila de Apuarema, fui convidado pelo então prefeito Antonio Moreira em 1976, a ser candidato a vereador, após as eleições, fui o mais votado no distrito de Apuarema. No ano de 1978 dei entrada no pedido de unificação dos povoados de Apuarema e Filanézia, divididos pela ponte da Rua Agton Novais, tomei essa atitude por notar o sofrimento do povo. Candidatei-me a prefeito de Wenceslau Guimarães em 1982, no entanto não tive a oportunidade de ocupar tal cargo. Fui eleito vice-prefeito na chapa de Antonio Moreira em 1987, com uma frente de apenas 27 votos. Tomei posse em janeiro de 1989, ano ao qual saiu o resultado favorável ao plebiscito de emancipação política de Apuarema, assim, sai candidato a prefeito de Apuarema, venci as eleições com mais de 500 votos de frente e até hoje permaneço na vida pública.


Carisma: Um administrador público deve governar em primeiro lugar com carisma, além de atitude, determinação e pulso firme. Ninguém administra sozinho, contudo só deve haver um administrador na cidade, pois, como gerimos nossa casa, assim também deve acontecer com cargos públicos, tendo autoridade e responsabilidade. É fundamental obtermos o conhecimento para não errarmos, tudo isso com “jogo de cintura”, algo necessário em uma cidade pequena como Apuarema, sem deixar de lado o contato com o povo e acima de tudo seriedade.

Construções: Durante minhas gestões realizei obras como: construção de aproximadamente 22 prédios escolares, 2 postos de saúde, represas na zona rural, mercado municipal, 3 praças, 3 quadras, pontes, posto da Telebahia, parque de rodeio, curral municipal, mais ou menos 30 pavimentações (calçamento) de ruas. Compra de  2 caçambas, 2 D-20, uma patrol, uma enchedeira, um trator de esteiras e um de pneu. Estações de energia e água na regiões de Jurú, Baixa de Areia e demais. Além da realização de concurso público, reforma e abertura de estradas, a exemplo do cascalhamento de Apuarema X Itaibó, que na oportunidade também inauguramos a linha de ônibus intermunicipal. Desapropriação de 10 terrenos para doações de lotes no Povoado do Novo Horizonte e na sede. Contratação da guarda municipal, com fardamento, armamento, aumento no salário e compra de um veículo (Fusca), exclusivo para a corporação. Fardamento também dos garis, com uniformes amarelos. Reforma do prédio da prefeitura, entre outras obras.


Tristeza: Não tive nenhuma decepção, apena alegrias nas gestões, até porque isso não leva ninguém ao céu.
Alegria: Tive vários momentos inesquecíveis, porém, os mais marcantes foram: ganhar o plebiscito, não só eu, mas toda a comunidade foi vitoriosa. A conquista nas eleições do meu primeiro mandato. A conclusão do mercado municipal, dos postos de saúde e prédios escolares, e as inaugurações, sem dúvidas foram dias de muita alegria em minha vida.  
Prioridades: Minha maior atenção dava-se ao andamento e conclusão das obras, bom funcionamento da educação e saúde, sem mencionar o setor de transporte que, até cheguei a dirigir alguns veículos para não parar, tamanha era minha vontade de ver as coisas se realizarem.


Pré-candidatura: Mauricio, não tenho pretensões à candidatura, por ter meu filho como possível candidato em 2012, assim como, meus amigos e demais filhos que podem exercer cargos públicos, mas para Deus nada é impossível.                      
Eleições 2012: Estaremos prontos para enfrentar a política em 2012 com todo nosso grupo, se Deus nos permitir.
Considerações Finais: Não abrirei mão de continuar sendo político, pois tenho um enorme carisma por minha cidade e obrigação de servir o município de Apuarema.
Fonte: Apuarema em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...