Pular para o conteúdo principal

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 9º ANO
DATA: ______________________.    
PROFESSOR: ___________________________

AULA 01: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Ortografia
Estratégias de aprendizagem: (metodologia)
·         Aula expositiva e dialogada. (se possível com exibição de slide temático).
OBJETIVO/HABILIDADE
·         Compreender a importância da ortografia para a produção de textos escritos.
·         Utilizar corretamente as principais regras ortográficas, o que representa um certo domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
ATIVIDADE: exercícios do livro didático e/ou texto escrito a partir do slide que foi exibido.

AULA 02: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
·         Ortografia
·         Frase; Oração; Parágrafo; Período.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE
·         Compreender a importância da ortografia para a produção de textos escritos.
·         Utilizar corretamente as principais regras ortográficas, o que representa um certo domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
·         Entender a estrutura de uma frase e compreender que um texto é feito de parágrafos e um parágrafo é feito de frases.
·         Produzir frases e parágrafos com relativa eficiência a partir dos gêneros textuais.
ATIVIDADE: produção de uma mensagem de e-mail.

AULA 03: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Estrutura e formação das palavras: prefixos e sufixos.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Compreender a estrutura e a formação de determinadas palavras.
·         Conhecer o significado de determinados prefixos e sufixos a fim de interpretar textos com maior agilidade.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de peças publicitárias e notícias de jornais.

AULA 04: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Tipos de sujeito: simples, composto e oculto.
·         Gênero textual: quadrinhos (tirinhas) com temas variados (política, humor, futebol, etc.).
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada. (se possível, com slide temático sobre intertextualidade).
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Interpretar textos a partir da identificação correta do responsável por determinadas ações em variados contextos.
·         Emprego adequado do singular e do plural a partir dos tipos de sujeito.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de alguns textos; exercícios do livro didático.
AULA 05: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
·         Tipos de sujeito: indeterminado e oração sem sujeito.
·         Verbos impessoais.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Interpretar textos a partir da identificação correta do responsável por determinadas ações em variados contextos.
·         Compreender a utilização dos verbos impessoais.
·         Emprego adequado do singular e do plural a partir dos tipos de sujeito.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de alguns textos; exercícios do livro didático.
AULA 06: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Acentuação
·         Gênero Textual: orkut ou msn ou facebook ou twitter.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Compreender a importância da acentuação na produção da escrita e que tipo de imagem a pessoa está passando ao escrever adequadamente de acordo com o contexto e as pessoas envolvidas nas mídias acima citadas.
ATIVIDADE: criação de um perfil no facebook ou twitter e envio de mensagens para os colegas da turma a partir do tema “A Copa do Mundo da África do Sul”.

AULA 07: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Recursos estilísticos expressivos: principais figuras de linguagem (metáfora; metonímia; ironia; antítese; catacrese).
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada, se possível, com exibição de slide temático sobre figuras de linguagem.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Compreender a importância do conhecimento dos recursos linguísticos para a compreensão da mensagem do texto.
·         Entender os mecanismos dos principais recursos estilísticos a fim interpretar variados tipos de textos.
ATIVIDADE: exercícios do livro didático, leitura e interpretação (oral e escrita).

AULA 08: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
·          Texto: Não tenha medo de dizer que tu é preto.
·         Ortografia: o emprego dos porquês.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Explorar o significado de cada tipo de “porque” a partir de contextos específicos.
·         Identificar a mensagem da letra de música “Não tenha medo de dizer que tu é preto”.
·         Utilizar os “porquês” adequadamente respeitando o contexto específico.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita; exercícios do livro didático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...