PLANO DE AULA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 9º ANO
DATA: ______________________.
PROFESSOR: ___________________________
AULA 01: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
· Ortografia
Estratégias de aprendizagem: (metodologia)
· Aula expositiva e dialogada. (se possível com exibição de slide temático).
OBJETIVO/HABILIDADE
· Compreender a importância da ortografia para a produção de textos escritos.
· Utilizar corretamente as principais regras ortográficas, o que representa um certo domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
ATIVIDADE: exercícios do livro didático e/ou texto escrito a partir do slide que foi exibido.
AULA 02: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
· Ortografia
· Frase; Oração; Parágrafo; Período.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE
· Compreender a importância da ortografia para a produção de textos escritos.
· Utilizar corretamente as principais regras ortográficas, o que representa um certo domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
· Entender a estrutura de uma frase e compreender que um texto é feito de parágrafos e um parágrafo é feito de frases.
· Produzir frases e parágrafos com relativa eficiência a partir dos gêneros textuais.
ATIVIDADE: produção de uma mensagem de e-mail.
AULA 03: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
· Estrutura e formação das palavras: prefixos e sufixos.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
· Compreender a estrutura e a formação de determinadas palavras.
· Conhecer o significado de determinados prefixos e sufixos a fim de interpretar textos com maior agilidade.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de peças publicitárias e notícias de jornais.
AULA 04: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
· Tipos de sujeito: simples, composto e oculto.
· Gênero textual: quadrinhos (tirinhas) com temas variados (política, humor, futebol, etc.).
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada. (se possível, com slide temático sobre intertextualidade).
OBJETIVO/HABILIDADE:
· Interpretar textos a partir da identificação correta do responsável por determinadas ações em variados contextos.
· Emprego adequado do singular e do plural a partir dos tipos de sujeito.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de alguns textos; exercícios do livro didático.
AULA 05: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
· Tipos de sujeito: indeterminado e oração sem sujeito.
· Verbos impessoais.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
· Interpretar textos a partir da identificação correta do responsável por determinadas ações em variados contextos.
· Compreender a utilização dos verbos impessoais.
· Emprego adequado do singular e do plural a partir dos tipos de sujeito.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de alguns textos; exercícios do livro didático.
AULA 06: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
· Acentuação
· Gênero Textual: orkut ou msn ou facebook ou twitter.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
· Compreender a importância da acentuação na produção da escrita e que tipo de imagem a pessoa está passando ao escrever adequadamente de acordo com o contexto e as pessoas envolvidas nas mídias acima citadas.
ATIVIDADE: criação de um perfil no facebook ou twitter e envio de mensagens para os colegas da turma a partir do tema “A Copa do Mundo da África do Sul”.
AULA 07: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
· Recursos estilísticos expressivos: principais figuras de linguagem (metáfora; metonímia; ironia; antítese; catacrese).
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada, se possível, com exibição de slide temático sobre figuras de linguagem.
OBJETIVO/HABILIDADE:
· Compreender a importância do conhecimento dos recursos linguísticos para a compreensão da mensagem do texto.
· Entender os mecanismos dos principais recursos estilísticos a fim interpretar variados tipos de textos.
ATIVIDADE: exercícios do livro didático, leitura e interpretação (oral e escrita).
AULA 08: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
· Texto: Não tenha medo de dizer que tu é preto.
· Ortografia: o emprego dos porquês.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
· Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
· Explorar o significado de cada tipo de “porque” a partir de contextos específicos.
· Identificar a mensagem da letra de música “Não tenha medo de dizer que tu é preto”.
· Utilizar os “porquês” adequadamente respeitando o contexto específico.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita; exercícios do livro didático.
Comentários
Postar um comentário