Pular para o conteúdo principal

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 9º ANO
DATA: ______________________.    
PROFESSOR: ___________________________

AULA 01: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Ortografia
Estratégias de aprendizagem: (metodologia)
·         Aula expositiva e dialogada. (se possível com exibição de slide temático).
OBJETIVO/HABILIDADE
·         Compreender a importância da ortografia para a produção de textos escritos.
·         Utilizar corretamente as principais regras ortográficas, o que representa um certo domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
ATIVIDADE: exercícios do livro didático e/ou texto escrito a partir do slide que foi exibido.

AULA 02: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
·         Ortografia
·         Frase; Oração; Parágrafo; Período.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE
·         Compreender a importância da ortografia para a produção de textos escritos.
·         Utilizar corretamente as principais regras ortográficas, o que representa um certo domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
·         Entender a estrutura de uma frase e compreender que um texto é feito de parágrafos e um parágrafo é feito de frases.
·         Produzir frases e parágrafos com relativa eficiência a partir dos gêneros textuais.
ATIVIDADE: produção de uma mensagem de e-mail.

AULA 03: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Estrutura e formação das palavras: prefixos e sufixos.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Compreender a estrutura e a formação de determinadas palavras.
·         Conhecer o significado de determinados prefixos e sufixos a fim de interpretar textos com maior agilidade.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de peças publicitárias e notícias de jornais.

AULA 04: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Tipos de sujeito: simples, composto e oculto.
·         Gênero textual: quadrinhos (tirinhas) com temas variados (política, humor, futebol, etc.).
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada. (se possível, com slide temático sobre intertextualidade).
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Interpretar textos a partir da identificação correta do responsável por determinadas ações em variados contextos.
·         Emprego adequado do singular e do plural a partir dos tipos de sujeito.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de alguns textos; exercícios do livro didático.
AULA 05: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
·         Tipos de sujeito: indeterminado e oração sem sujeito.
·         Verbos impessoais.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Interpretar textos a partir da identificação correta do responsável por determinadas ações em variados contextos.
·         Compreender a utilização dos verbos impessoais.
·         Emprego adequado do singular e do plural a partir dos tipos de sujeito.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita de alguns textos; exercícios do livro didático.
AULA 06: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Acentuação
·         Gênero Textual: orkut ou msn ou facebook ou twitter.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Compreender a importância da acentuação na produção da escrita e que tipo de imagem a pessoa está passando ao escrever adequadamente de acordo com o contexto e as pessoas envolvidas nas mídias acima citadas.
ATIVIDADE: criação de um perfil no facebook ou twitter e envio de mensagens para os colegas da turma a partir do tema “A Copa do Mundo da África do Sul”.

AULA 07: 01 HORA/AULA
CONTEÚDO:
·         Recursos estilísticos expressivos: principais figuras de linguagem (metáfora; metonímia; ironia; antítese; catacrese).
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada, se possível, com exibição de slide temático sobre figuras de linguagem.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Compreender a importância do conhecimento dos recursos linguísticos para a compreensão da mensagem do texto.
·         Entender os mecanismos dos principais recursos estilísticos a fim interpretar variados tipos de textos.
ATIVIDADE: exercícios do livro didático, leitura e interpretação (oral e escrita).

AULA 08: 02 HORAS/AULA
CONTEÚDO:
·          Texto: Não tenha medo de dizer que tu é preto.
·         Ortografia: o emprego dos porquês.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:
·         Aula expositiva e dialogada.
OBJETIVO/HABILIDADE:
·         Explorar o significado de cada tipo de “porque” a partir de contextos específicos.
·         Identificar a mensagem da letra de música “Não tenha medo de dizer que tu é preto”.
·         Utilizar os “porquês” adequadamente respeitando o contexto específico.
ATIVIDADE: interpretação oral e escrita; exercícios do livro didático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno