Pular para o conteúdo principal

SOLIDARIEDADE


SOLIDARIEDADE

TEMA: Solidariedade
ANO: 7º , 8º
JUSTIFICATIVA:
· O objetivo com esse projeto é garantir não só o desenvolvimento cognitivo como também o cultural, trabalhando o tema solidariedade usando crônicas de
Fernando Sabino.
OBJETIVO GERAL:
· Desenvolver leitura e a criação de crônicas dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Apresentar o gênero: crônica;
· Incentivar a leitura de crônicas;
· Estimular a criatividade dos alunos;
· Levar ao conhecimento dos alunos a obra de Fernando Sabino;
· Recontar a crônica usando versos;
· Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, acréscimo de vocabulário
ESTRATÉGIAS:
· Definis o que é crônica, solidariedade;
· Apresentar a biografia do autor Fernando Sabino;
· Ler e discutir as crônicas “O Afogado” e “Notícia de Jornal”;
· Recontar as crônicas em forma de poesia;
· Assistir o curta metragem da crônica “Galinha ao molho pardo”.

RECURSOS:
· Xerox das crônicas;
· Uso do dicionário para conhecimento do vocabulário;
· Uso da internet para leitura de outras crônicas de Fernando Sabino nos sites:
www.ndgcomunicacao.com.br/encontromarcado
www.globo.com/fernandosabino
· Uso do vídeo para assistir o curta metragem da crônica “Galinha ao molho pardo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno