Expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano
Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II
Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano. Saber argumentar, fazer relações entre os textos lidos e ter uma atitude crítica perante as informações são habilidades fundamentais para os jovens. Expectativas de aprendizagem
■ Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivos para relacioná-los com seu gênero.
■ Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo suas obras, confrontando as com interpretações, consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
■ Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivos para relacioná-los com seu gênero.
■ Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo suas obras, confrontando as com interpretações, consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
Fonte: Diseño Curricular de La Educación Secundaria da província de Buenos Aires, Argentina
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