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O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. Etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais (sugestão) Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, pode se usar a seguinte seqüência didática: - Apresentação da proposta - Partir do conhecimento prévio dos alunos - Contato inicial com o gênero textual em estudo - Produção do texto inicial - Ampliação do repertório - Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação - Produção coletiva - Produção individual - Revisão e reescrita PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TIPOLOGIA TEXTUAL PRESCRITIVA – GÊNERO RECEITA CULINÁRIA Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª Bimestre: 1º ou 2º Bimestre Número de aulas previstas: 8 aulas Conteúdos  Gênero “Receita Culinária”  Tipologia prescritiva  Coerência textual  Relacão com outros gêneros de tipologia prescritiva (anúncio, manual de instruções, regras de jogo e receita médica)  Entonação na leitura de textos prescritivos  Conceito de verbo  Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial  Substantivos comuns. Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem 1) Inferir traços prescritivos, a partir de situações cotidianas. Construir quadro-síntese sobre texto prescritivo:  natureza: regulação mútua de comportamentos - mecanismos lingüísticos de construção de textos prescritivos (verbos no imperativo, infinitivo, expressões que chamam a atenção do interlocutor etc.)  gêneros (receita médica, receita culinária, anúncio etc.)  finalidade social (tratamento de saúde, preparo de alimentos, apelo à venda de produtos e serviços) 2) Analisar o texto do gênero “Receita Alimentícia”  Analisar textos prescritivos e estabelecer diferenças em relação aos diferentes gêneros  Elaborar textos cujo o gênero é “Receita Alimentícia”por escrito e oralmente  Ler em voz alta de forma expressiva.  Comparar usos lingüísticos dos elementos gramaticais do texto.  Formular oralmente hipóteses sobre as características de textos prescritivos.
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Seqüência Prevista das atividades de ensíno-aprendizagem e avaliação contínua relativa à Situação de Aprendizagem 1ª Aula
 Proposição oral do professor sobre o que os alunos sabem sobre o que é prescrever e textos prescritivos.
 Relato oral dos alunos de situações em que receberam ordens e pedidos.
 Reconhecimento dos alunos de traços característicos dos textos prescritivos (situacionais e gramaticais).  Produção do professor de quadro-síntese na lousa, indicando as hipóteses dos alunos sobre traços característicos dos textos prescritivos. 2ª aula  Leitura compartilhada em voz alta de textos prescritivos diversos (receita culinária, receita médica, manual de instruções, regras de jogos) com conceituação inicial sobre gênero, relacionando ao contexto e finalidade social.  Diferença entre tipologia textual e gênero.  Características linguísticas comuns aos textos e diferenciação das finalidades.  Produção de quadros síntese sobre os gêneros estudados. Exemplo de Quadro- Síntese - Receita Culinária
Gênero textual Receita Alimentícia
Tipologia textual prescritiva
Título “ Receita de Bolo de Milho Verde e Coco”
Autor publicação da Editora Abril
Intencionalidade Preparo de alimento - bolo
Características lingüísticas Predomínio do modo imperativo do verbo, uso de substantivos comuns. 3ª aula  Apresentação e leitura do texto “Receita de Bolo de Milho Verde e Coco” e conceituação inicial sobre gênero, relacionado ao contexto e finalidade social.  Produção coletiva dos alunos de quadro-síntese: traços característicos dos textos prescritivos (situacionais e gramaticais) da Receita alimentícia e discussão sobre sua finalidade social.  Correção coletiva do professor com a turma.  Solicitação de pesquisa de receitas culinárias e receita médica, a serem trazidas para a próxima aula e produção de quadro- sintese em casa 4ª aula  Recepção do professor dos textos pesquisados pelos alunos e análise oral das marcas verbais e não-verbais e correção oral dos quadros-sintese feitos em casa  Proposta do professor de análise de dois textos: receita alimentícia e receita médica (marcas lingüísticas e organização dos gêneros).  Reconhecimento pelos alunos dos traços prescritivos na interioridade dos textos pelo uso de certos mecanismos lingüísticos em diferentes gêneros.  Correção da análise realizada pelos alunos.  Produção individual dos alunos de receita culinária.
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5ª Aula  Diagnóstico do saber da turma sobre o que é verbo (aspectos, modos, pessoas, vozes etc.).  Proposta de formulação coletiva de quadro-síntese sobre o que é verbo. Sistematização do professor. Proposta do professor de relação entre o uso do modo imperativo e a construção do gênero Receita Culinária e dos demais gêneros de tipologia prescritiva  Análise do aluno dos usos do modo imperativo em Receita Culinária e produção de quadro-sintese individual  Correção das análises dos alunos e sistematização do professor do modo imperativo e das características do gênero Receita Culinária e tipologia prescritiva. 6ª aula  Revisão e reecrita das produções individuais.  Revisão do conceito de substantivo, análise coletiva e sistematização pelo professor sobre os substantivos comuns do texto “Receita de Bolo de Milho Verde e Coco”formulação coletiva de quadro-sintese. 7ª aula  Apresentação de proposta para próxima aula, os alunos, em grupo de quatro pessoas em casa, devem produzir receita alimentícia, fazer quadro síntese com mecanismos linguisticos, natureza e finalidade do gênero e trazê-la preparada para apresentação oral para turma e organização de um café da tarde. Organização dos grupos, discussão sobre o texto a ser produzido e separação das tarefas. Deve haver supervisão e orientação do professor. 8ª aula  O professor recebe os alunos com a tarefa solicitada: receita culinária por escrito, quadro síntese e prato preparado.  Os grupos iniciam a apresentação da receita preparada e as marcas linguisticas e textuais do gênero estudado: receita alimentícia.  Após a apresentação, os alunos e professores se confraternizam saboreando os pratos preparados a partir das receitas culinárias produzidas. Instrumentos de avaliação relativos à Situação de Aprendizagem  Produção Coletiva e Individual dos quadros síntese sobre Receita Culinária e demais gêneros de tipologia textual prescritiva , a partir de proposta indicada pelo professor, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos caracterizadores do gênero e tipologia textual  Produção de texto escrito com o gênero textual receita culinária  Leitura em voz alta com entonação.  Preparo da receita e apresentação para sala como trabalho final. Propostas de recuperação continua, relativa à Situação de Aprendizagem  Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente os textos do gênero estudados e os quadro-síntese, aplicando os mecanismos lingüísticos caracterizadores, deverão reescrevê-lo com a orientação do professor. Materiais de apoio pedagógico relativo à Situação de Aprendizagem  Textos pesquisados na internet  Textos de uso cotidiano, trazidos pelos alunos.  Livro didático.
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PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - DISCURSO E HISTÓRIA DO GÊNERO RECEITA CULINÁRIA Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª Bimestre: 3º ou 4º Bimestre Número de aulas previstas: 6 aulas Conteúdos  Gênero “Receita Culinária” em diferentes esferas de circulação, situações e momentos históricos e espaços geográficos.  Coerência textual.  Inferencia.  Relacão com outros gêneros .  Entonação na leitura de textos prescritivos.  Conceito de verbo.  Ortografia.  Variedade lingüística. Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem  Reflexão sobre os valores sociais, economicos, culturais e históricos materializados no gênero  Receita Culinária.  Analisar o texto do gênero “Receita Culinária”  Analisar textos prescritivos e estabelecer diferenças em relação aos diferentes gêneros  Elaborar textos cujo o gênero é “Receita Culinária”por escrito e oralmente  Ler em voz alta de forma expressiva.  Comparar usos lingüísticos dos elementos gramaticais do texto e de variedade lingüística fonética e ortográfica. Seqüência Prevista das atividades de ensíno-aprendizagem e avaliação contínua relativa à Situação de Aprendizagem 1ª Aula
 Proposição oral do professor sobre os estados e cidades de origem dos pais e avôs e das receitas preparadas por eles.
 Relato oral da história de cada aluno, sobre suas viagens e o que comeram.
 Reconhecimento dos alunos de sobre as diferenças regionais das receitas em cada região e do vocabulários e falares.  Produção do professor de quadro-síntese na lousa, indicando as hipóteses dos alunos sobre as variações lingüísticas a partir do gênero Receita Culinária.  O professor solicita para a próxima aula, que os alunos tragam textos com receitas preparadas pela família. 2ª aula  Leitura compartilhada em voz alta das receitas trazidas pelos alunos  Debate sobre as diferenças regiões das receitas culinárias  Produção de quadros síntese sobre o gêneros estudado.
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 Apresentação de proposta para próxima aula, os alunos, em grupo de quatro pessoas, devem pesquisar a história do prato e as regiões do país onde determinada receita é preparada. Separação das tarefas. Deve haver supervisão e orientação do professor 3ª aula  Continuação do trabalho em grupo.  Produção coletiva dos alunos de quadro-síntese: traços característicos da receita culinária (situacionais e gramaticais) discussão sobre sua finalidade social e história.  Correção coletiva do professor com a turma e entrega dos trabalhos 4ª aula  Produção de diálogo (texto oral e escrito), em grupo, usando as variedades lingüisticas e a história das receitas culinárias e ensaio para a apresentação. 5ª aula  Revisão e reecrita das produções.  Início das apresentações e discussão sobre cada um dos trabalhos 6ª aula  Término da apresentação e avaliação coletiva e individual dos trabalhos. Instrumentos de avaliação relativos à Situação de Aprendizagem  Produção Coletiva dos quadros síntese.  Produção de texto coletiva de diálogo (tipologia narrativa), usando a receita culinária.  Leitura com entonação adequada das receitas culinárias.  Realização do trabalho de pesquisa em grupo e apresentação. Propostas de recuperação continua, relativa à Situação de Aprendizagem  Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente os textos do gênero estudados e os quadro-síntese, aplicando os mecanismos lingüísticos caracterizadores, deverão reescrevê-los com a orientação do professor. Materiais de apoio pedagógico relativo à Situação de Aprendizagem  Textos pesquisados na internet  Textos de uso cotidiano, trazidos pelos alunos.  Livro didático. - Preparado por Rosemeire Rodrigues -professora de Língua Portuguesa e militante da Oposição Alternativa

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