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O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. Etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais (sugestão) Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, pode se usar a seguinte seqüência didática: - Apresentação da proposta - Partir do conhecimento prévio dos alunos - Contato inicial com o gênero textual em estudo - Produção do texto inicial - Ampliação do repertório - Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação - Produção coletiva - Produção individual - Revisão e reescrita PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TIPOLOGIA TEXTUAL PRESCRITIVA – GÊNERO RECEITA CULINÁRIA Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª Bimestre: 1º ou 2º Bimestre Número de aulas previstas: 8 aulas Conteúdos Gênero “Receita Culinária” Tipologia prescritiva Coerência textual Relacão com outros gêneros de tipologia prescritiva (anúncio, manual de instruções, regras de jogo e receita médica) Entonação na leitura de textos prescritivos Conceito de verbo Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial Substantivos comuns. Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem 1) Inferir traços prescritivos, a partir de situações cotidianas. Construir quadro-síntese sobre texto prescritivo: natureza: regulação mútua de comportamentos - mecanismos lingüísticos de construção de textos prescritivos (verbos no imperativo, infinitivo, expressões que chamam a atenção do interlocutor etc.) gêneros (receita médica, receita culinária, anúncio etc.) finalidade social (tratamento de saúde, preparo de alimentos, apelo à venda de produtos e serviços) 2) Analisar o texto do gênero “Receita Alimentícia” Analisar textos prescritivos e estabelecer diferenças em relação aos diferentes gêneros Elaborar textos cujo o gênero é “Receita Alimentícia”por escrito e oralmente Ler em voz alta de forma expressiva. Comparar usos lingüísticos dos elementos gramaticais do texto. Formular oralmente hipóteses sobre as características de textos prescritivos.
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Seqüência Prevista das atividades de ensíno-aprendizagem e avaliação contínua relativa à Situação de Aprendizagem 1ª Aula
Proposição oral do professor sobre o que os alunos sabem sobre o que é prescrever e textos prescritivos.
Relato oral dos alunos de situações em que receberam ordens e pedidos.
Reconhecimento dos alunos de traços característicos dos textos prescritivos (situacionais e gramaticais). Produção do professor de quadro-síntese na lousa, indicando as hipóteses dos alunos sobre traços característicos dos textos prescritivos. 2ª aula Leitura compartilhada em voz alta de textos prescritivos diversos (receita culinária, receita médica, manual de instruções, regras de jogos) com conceituação inicial sobre gênero, relacionando ao contexto e finalidade social. Diferença entre tipologia textual e gênero. Características linguísticas comuns aos textos e diferenciação das finalidades. Produção de quadros síntese sobre os gêneros estudados. Exemplo de Quadro- Síntese - Receita Culinária
Gênero textual Receita Alimentícia
Tipologia textual prescritiva
Título “ Receita de Bolo de Milho Verde e Coco”
Autor publicação da Editora Abril
Intencionalidade Preparo de alimento - bolo
Características lingüísticas Predomínio do modo imperativo do verbo, uso de substantivos comuns. 3ª aula Apresentação e leitura do texto “Receita de Bolo de Milho Verde e Coco” e conceituação inicial sobre gênero, relacionado ao contexto e finalidade social. Produção coletiva dos alunos de quadro-síntese: traços característicos dos textos prescritivos (situacionais e gramaticais) da Receita alimentícia e discussão sobre sua finalidade social. Correção coletiva do professor com a turma. Solicitação de pesquisa de receitas culinárias e receita médica, a serem trazidas para a próxima aula e produção de quadro- sintese em casa 4ª aula Recepção do professor dos textos pesquisados pelos alunos e análise oral das marcas verbais e não-verbais e correção oral dos quadros-sintese feitos em casa Proposta do professor de análise de dois textos: receita alimentícia e receita médica (marcas lingüísticas e organização dos gêneros). Reconhecimento pelos alunos dos traços prescritivos na interioridade dos textos pelo uso de certos mecanismos lingüísticos em diferentes gêneros. Correção da análise realizada pelos alunos. Produção individual dos alunos de receita culinária.
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5ª Aula Diagnóstico do saber da turma sobre o que é verbo (aspectos, modos, pessoas, vozes etc.). Proposta de formulação coletiva de quadro-síntese sobre o que é verbo. Sistematização do professor. Proposta do professor de relação entre o uso do modo imperativo e a construção do gênero Receita Culinária e dos demais gêneros de tipologia prescritiva Análise do aluno dos usos do modo imperativo em Receita Culinária e produção de quadro-sintese individual Correção das análises dos alunos e sistematização do professor do modo imperativo e das características do gênero Receita Culinária e tipologia prescritiva. 6ª aula Revisão e reecrita das produções individuais. Revisão do conceito de substantivo, análise coletiva e sistematização pelo professor sobre os substantivos comuns do texto “Receita de Bolo de Milho Verde e Coco”formulação coletiva de quadro-sintese. 7ª aula Apresentação de proposta para próxima aula, os alunos, em grupo de quatro pessoas em casa, devem produzir receita alimentícia, fazer quadro síntese com mecanismos linguisticos, natureza e finalidade do gênero e trazê-la preparada para apresentação oral para turma e organização de um café da tarde. Organização dos grupos, discussão sobre o texto a ser produzido e separação das tarefas. Deve haver supervisão e orientação do professor. 8ª aula O professor recebe os alunos com a tarefa solicitada: receita culinária por escrito, quadro síntese e prato preparado. Os grupos iniciam a apresentação da receita preparada e as marcas linguisticas e textuais do gênero estudado: receita alimentícia. Após a apresentação, os alunos e professores se confraternizam saboreando os pratos preparados a partir das receitas culinárias produzidas. Instrumentos de avaliação relativos à Situação de Aprendizagem Produção Coletiva e Individual dos quadros síntese sobre Receita Culinária e demais gêneros de tipologia textual prescritiva , a partir de proposta indicada pelo professor, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos caracterizadores do gênero e tipologia textual Produção de texto escrito com o gênero textual receita culinária Leitura em voz alta com entonação. Preparo da receita e apresentação para sala como trabalho final. Propostas de recuperação continua, relativa à Situação de Aprendizagem Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente os textos do gênero estudados e os quadro-síntese, aplicando os mecanismos lingüísticos caracterizadores, deverão reescrevê-lo com a orientação do professor. Materiais de apoio pedagógico relativo à Situação de Aprendizagem Textos pesquisados na internet Textos de uso cotidiano, trazidos pelos alunos. Livro didático.
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PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - DISCURSO E HISTÓRIA DO GÊNERO RECEITA CULINÁRIA Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª Bimestre: 3º ou 4º Bimestre Número de aulas previstas: 6 aulas Conteúdos Gênero “Receita Culinária” em diferentes esferas de circulação, situações e momentos históricos e espaços geográficos. Coerência textual. Inferencia. Relacão com outros gêneros . Entonação na leitura de textos prescritivos. Conceito de verbo. Ortografia. Variedade lingüística. Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem Reflexão sobre os valores sociais, economicos, culturais e históricos materializados no gênero Receita Culinária. Analisar o texto do gênero “Receita Culinária” Analisar textos prescritivos e estabelecer diferenças em relação aos diferentes gêneros Elaborar textos cujo o gênero é “Receita Culinária”por escrito e oralmente Ler em voz alta de forma expressiva. Comparar usos lingüísticos dos elementos gramaticais do texto e de variedade lingüística fonética e ortográfica. Seqüência Prevista das atividades de ensíno-aprendizagem e avaliação contínua relativa à Situação de Aprendizagem 1ª Aula
Proposição oral do professor sobre os estados e cidades de origem dos pais e avôs e das receitas preparadas por eles.
Relato oral da história de cada aluno, sobre suas viagens e o que comeram.
Reconhecimento dos alunos de sobre as diferenças regionais das receitas em cada região e do vocabulários e falares. Produção do professor de quadro-síntese na lousa, indicando as hipóteses dos alunos sobre as variações lingüísticas a partir do gênero Receita Culinária. O professor solicita para a próxima aula, que os alunos tragam textos com receitas preparadas pela família. 2ª aula Leitura compartilhada em voz alta das receitas trazidas pelos alunos Debate sobre as diferenças regiões das receitas culinárias Produção de quadros síntese sobre o gêneros estudado.
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Apresentação de proposta para próxima aula, os alunos, em grupo de quatro pessoas, devem pesquisar a história do prato e as regiões do país onde determinada receita é preparada. Separação das tarefas. Deve haver supervisão e orientação do professor 3ª aula Continuação do trabalho em grupo. Produção coletiva dos alunos de quadro-síntese: traços característicos da receita culinária (situacionais e gramaticais) discussão sobre sua finalidade social e história. Correção coletiva do professor com a turma e entrega dos trabalhos 4ª aula Produção de diálogo (texto oral e escrito), em grupo, usando as variedades lingüisticas e a história das receitas culinárias e ensaio para a apresentação. 5ª aula Revisão e reecrita das produções. Início das apresentações e discussão sobre cada um dos trabalhos 6ª aula Término da apresentação e avaliação coletiva e individual dos trabalhos. Instrumentos de avaliação relativos à Situação de Aprendizagem Produção Coletiva dos quadros síntese. Produção de texto coletiva de diálogo (tipologia narrativa), usando a receita culinária. Leitura com entonação adequada das receitas culinárias. Realização do trabalho de pesquisa em grupo e apresentação. Propostas de recuperação continua, relativa à Situação de Aprendizagem Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente os textos do gênero estudados e os quadro-síntese, aplicando os mecanismos lingüísticos caracterizadores, deverão reescrevê-los com a orientação do professor. Materiais de apoio pedagógico relativo à Situação de Aprendizagem Textos pesquisados na internet Textos de uso cotidiano, trazidos pelos alunos. Livro didático. - Preparado por Rosemeire Rodrigues -professora de Língua Portuguesa e militante da Oposição Alternativa
O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. Etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais (sugestão) Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, pode se usar a seguinte seqüência didática: - Apresentação da proposta - Partir do conhecimento prévio dos alunos - Contato inicial com o gênero textual em estudo - Produção do texto inicial - Ampliação do repertório - Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação - Produção coletiva - Produção individual - Revisão e reescrita PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TIPOLOGIA TEXTUAL PRESCRITIVA – GÊNERO RECEITA CULINÁRIA Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª Bimestre: 1º ou 2º Bimestre Número de aulas previstas: 8 aulas Conteúdos Gênero “Receita Culinária” Tipologia prescritiva Coerência textual Relacão com outros gêneros de tipologia prescritiva (anúncio, manual de instruções, regras de jogo e receita médica) Entonação na leitura de textos prescritivos Conceito de verbo Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial Substantivos comuns. Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem 1) Inferir traços prescritivos, a partir de situações cotidianas. Construir quadro-síntese sobre texto prescritivo: natureza: regulação mútua de comportamentos - mecanismos lingüísticos de construção de textos prescritivos (verbos no imperativo, infinitivo, expressões que chamam a atenção do interlocutor etc.) gêneros (receita médica, receita culinária, anúncio etc.) finalidade social (tratamento de saúde, preparo de alimentos, apelo à venda de produtos e serviços) 2) Analisar o texto do gênero “Receita Alimentícia” Analisar textos prescritivos e estabelecer diferenças em relação aos diferentes gêneros Elaborar textos cujo o gênero é “Receita Alimentícia”por escrito e oralmente Ler em voz alta de forma expressiva. Comparar usos lingüísticos dos elementos gramaticais do texto. Formular oralmente hipóteses sobre as características de textos prescritivos.
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Seqüência Prevista das atividades de ensíno-aprendizagem e avaliação contínua relativa à Situação de Aprendizagem 1ª Aula
Proposição oral do professor sobre o que os alunos sabem sobre o que é prescrever e textos prescritivos.
Relato oral dos alunos de situações em que receberam ordens e pedidos.
Reconhecimento dos alunos de traços característicos dos textos prescritivos (situacionais e gramaticais). Produção do professor de quadro-síntese na lousa, indicando as hipóteses dos alunos sobre traços característicos dos textos prescritivos. 2ª aula Leitura compartilhada em voz alta de textos prescritivos diversos (receita culinária, receita médica, manual de instruções, regras de jogos) com conceituação inicial sobre gênero, relacionando ao contexto e finalidade social. Diferença entre tipologia textual e gênero. Características linguísticas comuns aos textos e diferenciação das finalidades. Produção de quadros síntese sobre os gêneros estudados. Exemplo de Quadro- Síntese - Receita Culinária
Gênero textual Receita Alimentícia
Tipologia textual prescritiva
Título “ Receita de Bolo de Milho Verde e Coco”
Autor publicação da Editora Abril
Intencionalidade Preparo de alimento - bolo
Características lingüísticas Predomínio do modo imperativo do verbo, uso de substantivos comuns. 3ª aula Apresentação e leitura do texto “Receita de Bolo de Milho Verde e Coco” e conceituação inicial sobre gênero, relacionado ao contexto e finalidade social. Produção coletiva dos alunos de quadro-síntese: traços característicos dos textos prescritivos (situacionais e gramaticais) da Receita alimentícia e discussão sobre sua finalidade social. Correção coletiva do professor com a turma. Solicitação de pesquisa de receitas culinárias e receita médica, a serem trazidas para a próxima aula e produção de quadro- sintese em casa 4ª aula Recepção do professor dos textos pesquisados pelos alunos e análise oral das marcas verbais e não-verbais e correção oral dos quadros-sintese feitos em casa Proposta do professor de análise de dois textos: receita alimentícia e receita médica (marcas lingüísticas e organização dos gêneros). Reconhecimento pelos alunos dos traços prescritivos na interioridade dos textos pelo uso de certos mecanismos lingüísticos em diferentes gêneros. Correção da análise realizada pelos alunos. Produção individual dos alunos de receita culinária.
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5ª Aula Diagnóstico do saber da turma sobre o que é verbo (aspectos, modos, pessoas, vozes etc.). Proposta de formulação coletiva de quadro-síntese sobre o que é verbo. Sistematização do professor. Proposta do professor de relação entre o uso do modo imperativo e a construção do gênero Receita Culinária e dos demais gêneros de tipologia prescritiva Análise do aluno dos usos do modo imperativo em Receita Culinária e produção de quadro-sintese individual Correção das análises dos alunos e sistematização do professor do modo imperativo e das características do gênero Receita Culinária e tipologia prescritiva. 6ª aula Revisão e reecrita das produções individuais. Revisão do conceito de substantivo, análise coletiva e sistematização pelo professor sobre os substantivos comuns do texto “Receita de Bolo de Milho Verde e Coco”formulação coletiva de quadro-sintese. 7ª aula Apresentação de proposta para próxima aula, os alunos, em grupo de quatro pessoas em casa, devem produzir receita alimentícia, fazer quadro síntese com mecanismos linguisticos, natureza e finalidade do gênero e trazê-la preparada para apresentação oral para turma e organização de um café da tarde. Organização dos grupos, discussão sobre o texto a ser produzido e separação das tarefas. Deve haver supervisão e orientação do professor. 8ª aula O professor recebe os alunos com a tarefa solicitada: receita culinária por escrito, quadro síntese e prato preparado. Os grupos iniciam a apresentação da receita preparada e as marcas linguisticas e textuais do gênero estudado: receita alimentícia. Após a apresentação, os alunos e professores se confraternizam saboreando os pratos preparados a partir das receitas culinárias produzidas. Instrumentos de avaliação relativos à Situação de Aprendizagem Produção Coletiva e Individual dos quadros síntese sobre Receita Culinária e demais gêneros de tipologia textual prescritiva , a partir de proposta indicada pelo professor, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos caracterizadores do gênero e tipologia textual Produção de texto escrito com o gênero textual receita culinária Leitura em voz alta com entonação. Preparo da receita e apresentação para sala como trabalho final. Propostas de recuperação continua, relativa à Situação de Aprendizagem Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente os textos do gênero estudados e os quadro-síntese, aplicando os mecanismos lingüísticos caracterizadores, deverão reescrevê-lo com a orientação do professor. Materiais de apoio pedagógico relativo à Situação de Aprendizagem Textos pesquisados na internet Textos de uso cotidiano, trazidos pelos alunos. Livro didático.
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PLANO DE AULAS - LÍNGUA PORTUGUESA – 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ou 2ª BIMESTRE DE 2008 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - DISCURSO E HISTÓRIA DO GÊNERO RECEITA CULINÁRIA Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª Bimestre: 3º ou 4º Bimestre Número de aulas previstas: 6 aulas Conteúdos Gênero “Receita Culinária” em diferentes esferas de circulação, situações e momentos históricos e espaços geográficos. Coerência textual. Inferencia. Relacão com outros gêneros . Entonação na leitura de textos prescritivos. Conceito de verbo. Ortografia. Variedade lingüística. Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem Reflexão sobre os valores sociais, economicos, culturais e históricos materializados no gênero Receita Culinária. Analisar o texto do gênero “Receita Culinária” Analisar textos prescritivos e estabelecer diferenças em relação aos diferentes gêneros Elaborar textos cujo o gênero é “Receita Culinária”por escrito e oralmente Ler em voz alta de forma expressiva. Comparar usos lingüísticos dos elementos gramaticais do texto e de variedade lingüística fonética e ortográfica. Seqüência Prevista das atividades de ensíno-aprendizagem e avaliação contínua relativa à Situação de Aprendizagem 1ª Aula
Proposição oral do professor sobre os estados e cidades de origem dos pais e avôs e das receitas preparadas por eles.
Relato oral da história de cada aluno, sobre suas viagens e o que comeram.
Reconhecimento dos alunos de sobre as diferenças regionais das receitas em cada região e do vocabulários e falares. Produção do professor de quadro-síntese na lousa, indicando as hipóteses dos alunos sobre as variações lingüísticas a partir do gênero Receita Culinária. O professor solicita para a próxima aula, que os alunos tragam textos com receitas preparadas pela família. 2ª aula Leitura compartilhada em voz alta das receitas trazidas pelos alunos Debate sobre as diferenças regiões das receitas culinárias Produção de quadros síntese sobre o gêneros estudado.
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Apresentação de proposta para próxima aula, os alunos, em grupo de quatro pessoas, devem pesquisar a história do prato e as regiões do país onde determinada receita é preparada. Separação das tarefas. Deve haver supervisão e orientação do professor 3ª aula Continuação do trabalho em grupo. Produção coletiva dos alunos de quadro-síntese: traços característicos da receita culinária (situacionais e gramaticais) discussão sobre sua finalidade social e história. Correção coletiva do professor com a turma e entrega dos trabalhos 4ª aula Produção de diálogo (texto oral e escrito), em grupo, usando as variedades lingüisticas e a história das receitas culinárias e ensaio para a apresentação. 5ª aula Revisão e reecrita das produções. Início das apresentações e discussão sobre cada um dos trabalhos 6ª aula Término da apresentação e avaliação coletiva e individual dos trabalhos. Instrumentos de avaliação relativos à Situação de Aprendizagem Produção Coletiva dos quadros síntese. Produção de texto coletiva de diálogo (tipologia narrativa), usando a receita culinária. Leitura com entonação adequada das receitas culinárias. Realização do trabalho de pesquisa em grupo e apresentação. Propostas de recuperação continua, relativa à Situação de Aprendizagem Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente os textos do gênero estudados e os quadro-síntese, aplicando os mecanismos lingüísticos caracterizadores, deverão reescrevê-los com a orientação do professor. Materiais de apoio pedagógico relativo à Situação de Aprendizagem Textos pesquisados na internet Textos de uso cotidiano, trazidos pelos alunos. Livro didático. - Preparado por Rosemeire Rodrigues -professora de Língua Portuguesa e militante da Oposição Alternativa
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