Pular para o conteúdo principal

Vamos revisar:


Vamos revisar:
6º ano:                  
  • Organização do nosso livro "Além das letras" - capa, poema, dedicatória, autorretrato
  • Produção do nosso livro "Além das letras" - Nome ilustrado
  • Leitura, análise e correção de exercícios do texto "Maria vai com as outras", Sylvia Orthof
  • Uso do dicionário - compreender como usá-lo (entender a ordem das letras: alfabeto) e encontrar o significado de algumas palavras (exercício em dupla)
7º ano:
  • Organização do nosso livro "Papo de Adolescente" - capa, dedicatória, autorretrato
  • Produção do nosso livro "Papo de Adolescente" - Meus amigos, minha tribo
  • Tipos e Gêneros textuais - conceitos e exercícios / correção
8º ano:
  • Tipos e Gêneros textuais - conceitos e exercícios / correção
  • Fábula - conceito, características
  • Conto - conceito, características
  • Produção de texto - fábula ou conto
  • Correção individual dos textos
  • Leitura livre na Biblioteca
9º ano:
  • Correção dos exercícios de revisão de sujeito/predicado
  • Continuação do trabalho de produção de vídeo com celular - relembrar a proposta em detalhes; explicar como divulgar os créditos/fontes; resolver como salvar o vídeo etc.
  • Filme: Gran Torino
  • Filme: Menina de ouro
PROJETOS (DE LÍNGUA PORTUGUESA)
EM ANDAMENTO:
1. PROJETO "LEITURA" - 6º ao 9º ano
  • leitura livre na Biblioteca
  • ouvindo histórias
  • leitura obrigatória
  • gincana de leitura
2. PROJETO "SOU CINEASTA" - 8º e 9º anos
  • 8º ano: tema é a ESCOLA
  • 9º ano: tema é livre
PROJETO "CINEMA NA ESCOLA" - 6º ao 9º ano
  • DVD
  • Cine Ultravisão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno