Pular para o conteúdo principal

Vamos revisar:


Vamos revisar:
6º ano:                  
  • Organização do nosso livro "Além das letras" - capa, poema, dedicatória, autorretrato
  • Produção do nosso livro "Além das letras" - Nome ilustrado
  • Leitura, análise e correção de exercícios do texto "Maria vai com as outras", Sylvia Orthof
  • Uso do dicionário - compreender como usá-lo (entender a ordem das letras: alfabeto) e encontrar o significado de algumas palavras (exercício em dupla)
7º ano:
  • Organização do nosso livro "Papo de Adolescente" - capa, dedicatória, autorretrato
  • Produção do nosso livro "Papo de Adolescente" - Meus amigos, minha tribo
  • Tipos e Gêneros textuais - conceitos e exercícios / correção
8º ano:
  • Tipos e Gêneros textuais - conceitos e exercícios / correção
  • Fábula - conceito, características
  • Conto - conceito, características
  • Produção de texto - fábula ou conto
  • Correção individual dos textos
  • Leitura livre na Biblioteca
9º ano:
  • Correção dos exercícios de revisão de sujeito/predicado
  • Continuação do trabalho de produção de vídeo com celular - relembrar a proposta em detalhes; explicar como divulgar os créditos/fontes; resolver como salvar o vídeo etc.
  • Filme: Gran Torino
  • Filme: Menina de ouro
PROJETOS (DE LÍNGUA PORTUGUESA)
EM ANDAMENTO:
1. PROJETO "LEITURA" - 6º ao 9º ano
  • leitura livre na Biblioteca
  • ouvindo histórias
  • leitura obrigatória
  • gincana de leitura
2. PROJETO "SOU CINEASTA" - 8º e 9º anos
  • 8º ano: tema é a ESCOLA
  • 9º ano: tema é livre
PROJETO "CINEMA NA ESCOLA" - 6º ao 9º ano
  • DVD
  • Cine Ultravisão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...