Pular para o conteúdo principal

Interpretação de texto: A abelhinha e o beija-flor – 5º ou 6º ano



ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

A abelhinha e o beija-flor
            Ventava muito.
            Os galhos das árvores e plantas moviam-se de um lado para o outro. Folhas secas voavam misturadas à poeira que subia. De longe ouvia-se o ZZZZZZZZZZZZZZZZ........que o vento fazia.
            A abelhinha, escondidinha num galho da mangueira, olhava para o céu.
            – Chi! Está tão escuro! Na certa vai chover!
            E enfiou-se, então debaixo de várias folhas, para não se molhar quando começasse a chover.
            E a chuva desceu a pingos grossos, acabando com a poeira e o vento. Choveu um bom tempo, até que parou, totalmente.
            Aproveitando a estiada, a abelhinha saiu de onde estava e sobrevoou os jardins. Estava tudo molhado, inclusive as flores. Mas, mesmo assim, ela resolveu pousar sobre uma linda rosa vermelha, quando, de repente, sentiu um vento forte. Olhou para cima e viu que era o ruflar das asas de um beija-flor.
            – Olá, amiga abelhinha! O que anda fazendo por essas “bandas”? – perguntou o beija-flor.
            – Estou aqui “matando” a minha sede nessas gotinhas que estão sobre as pétalas destas flores.
            Hoje trabalhei o dia inteirinho, de sol a sol, buscando o néctar das flores, para transformá-lo em mel. Você sabe o que é mel?
            – Sei, e por sinal é uma delícia! Como é que se fabrica o mel?
            – O néctar que retiro das flores vai para o meu estômago, que recebe o nome de “estômago de mel” e passa por diversas transformações químicas, enquanto voo de volta à colmeia. Na entrada da minha casa estão as abelhinhas mais novas, a quem eu passo o mel pronto que estava no meu estômago. Elas engolem tudo e vão depositá-lo nos alvéolos dos favos, onde permanecem até endurecer. Depois, outras abelhas vêm e tampam com cera cada alvéolo. Essa atividade de tampar chama-se operculação.
            – O que são alvéolos?
            – São umas caixinhas de forma hexagonal, coladinhas umas nas outras, que foram o favo. Ali o mel permanece até amadurecer.
            – Amadurecer? Como assim?
            – Amadurecer ou tornar-se mais grosso. Para que isso aconteça é necessário que várias abelhinhas movimentem suas asinhas, fazendo ginástica para engrossar o mel.
            – Puxa! Que trabalho maravilhoso vocês fazem! Tão pequeninas e tão eficientes! Agora me responda, abelhinha: vocês se alimentam do mel que fabricam?
            – Ó sim! Nós não só nos alimentamos do mel, como também o damos também para nossas ninfas.
            – O que são ninfas?
            – Ninfas são as abelhinhas dorminhocas, isto é, filhotinhos de abelhas que saem dos ovinhos da nossa mestra. Elas são tratadas nos três primeiros dias de vida com geleia real, depois mel e pólen. Antes elas, eram umas larvinhas branquinhas e comilonas. Algumas abelhinhas novinhas têm a tarefa de lhes dar comida, até quando estiverem comendo sem ajuda. Mais tarde, essas ninfas serão abelhas operárias, que voarão pelos campos à procura do alimento. Eu sou uma abelha operária!
            – Que história interessante você me contou! Eu não sabia que você era um inseto tão útil!
            – Você também é uma ave importantíssima no processo de polinização, beija-flor! Devemos esse colorido maravilhoso a vocês, beija-flores e borboletas.
            – E a você também, abelhinha! Além de tudo o que você me falou, você ainda tem essa utilidade. Você também contribui com a polinização das flores.
            E a abelhinha ficou com olhinhos parados, olhando pensativa...
Graça Batituci

Compreensão de texto
1)    Qual é o título do texto?
R.: O título do texto é “A abelhinha e o beija-flor”.
2)    Quem é o autor?
R.: A autora é Graça Batituci.
3)    Quantos parágrafos há no texto?
R.: O texto tem 24 parágrafos.
4)    Onde se passa a história?
R.: Essa história se passa em um jardim.
5)    Sobre o que fala o texto?
R.: O texto fala sobre a vida das abelhas.
6)    Quais são os personagens principais?
R.: Os personagens principais são a abelha e o beija-flor.
7)    Como estava o tempo no dia em que essa história ocorre?
R.: O tempo estava escuro e ventava muito.
8)    Explique como o mel é fabricado.
R.: A abelha colhe o néctar das flores, em seu estomago o néctar passa por transformações químicas. Quando volta a colmeia a abelha deposita o mel nos alvéolos dos favos, em que o mel fica até endurecer.
9)    Cite alguns usos para o mel.
R.: Para o consumo, para produzir xaropes, cremes de cabelo, produtos de beleza, para adoçar os alimentos, etc.
10) Faça uma ilustração da história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno