Pular para o conteúdo principal

Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é "Bolo formigueiro", com questões sobre substantivos, adjetivos e verbos.



ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
            PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
            OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
            QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
            O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
            A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.

COMPREENSÃO DE TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: O título do texto é “Bolo formigueiro”

2)    QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.: O texto fala sobre o bolo formigueiro.
3)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.: Os personagens principais são Paula, André e a mãe.

4)    QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.: O texto tem 6 parágrafos.

5)    QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.: Os irmãos confundiram o chocolate granulado que estava em um pacotinho com formigas.

6)    QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.: A mãe resolveu a confusão mostrando a eles o pacote de chocolate granulado.

7)    ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
A)   TRÊS ADJETIVOS: felizes, gostoso, preocupada
B)   DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: bolo e casa
C)   DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: Paula e André
D)   UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: cheinho
E)   UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: ingredientes
F)   UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS: pudessem

8)    ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
Observar: observa, observou, observará
Descobrir: descobre, descobriu, descobrirá
Fazer: faz, fez, fará
Comer: come, comeu, comerá


9)    ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
A)   CRIANÇAS:
B)   BOLO:
C)   MÃE:
D)   PACOTE:
E)   DIA:

10)  OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
A)   SUBSTANTIVOS: camiseta, cidade, alunos, Gabriela, sala, comida, música, cartaz, tomate, pé;
B)   ADJETIVOS: elegante, musculoso, grande, bonita, especial.
C)   VERBOS: comer, escrever, andar, subir, música, cortar.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno