Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é "Bolo formigueiro", com questões sobre substantivos, adjetivos e verbos.
ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA.
AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
PARECIA REALMENTE QUE
SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA
MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
OS DOIS FICARAM
PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE
PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
QUANDO A MÃE DE PAULA E
ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS
INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM
FORMIGAS.
O BOLO FICOU PRONTO.
MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
A MÃE FICOU PREOCUPADA,
POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM.
DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM
FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.
COMPREENSÃO
DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: O título do texto é “Bolo formigueiro”
2) QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.: O texto fala sobre o bolo formigueiro.
3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.: Os personagens principais são Paula, André e a mãe.
4) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.: O texto tem 6 parágrafos.
5) QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.: Os irmãos confundiram o chocolate granulado que estava
em um pacotinho com formigas.
6) QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.: A mãe resolveu a confusão mostrando a eles o pacote de
chocolate granulado.
7) ENCONTRE
NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
A) TRÊS
ADJETIVOS: felizes, gostoso, preocupada
B) DOIS
SUBSTANTIVOS COMUNS: bolo e casa
C) DOIS
SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: Paula e André
D) UMA
PALAVRAS ESCRITAS COM CH: cheinho
E) UMA
PALAVRAS POLISSÍLABA: ingredientes
F) UMA
PALAVRAS ESCRITAS COM SS: pudessem
8) ENCONTRE
NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE,
PASSADO E FUTURO.
Observar:
observa, observou, observará
Descobrir:
descobre, descobriu, descobrirá
Fazer:
faz, fez, fará
Comer:
come, comeu, comerá
9) ESCREVA
UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
A) CRIANÇAS:
B) BOLO:
C) MÃE:
D) PACOTE:
E) DIA:
10) OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO
LOCAL CORRETO:
COMER
– CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA –
ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA –
CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
A) SUBSTANTIVOS:
camiseta, cidade, alunos, Gabriela, sala, comida,
música, cartaz, tomate, pé;
B) ADJETIVOS:
elegante, musculoso, grande, bonita, especial.
C) VERBOS:
comer, escrever, andar, subir, música, cortar.
Comentários
Postar um comentário