Pular para o conteúdo principal

Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é "Bolo formigueiro", com questões sobre substantivos, adjetivos e verbos. 


ESCOLA____________________________DATA:_____/_____/____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
            PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
            OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
            QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
            O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
            A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.

COMPREENSÃO DE TEXTO
1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: ___________________________________________________________________________
2)    QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.: ___________________________________________________________________________
3)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.: ___________________________________________________________________________
4)    QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.: ___________________________________________________________________________
5)    QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.: ___________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6)    QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.: ___________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7)    ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
A)   TRÊS ADJETIVOS: ________________________________________________________
B)   DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: ____________________________________________
C)   DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: ___________________________________________
D)   UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: ________________________________________
E)   UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: _____________________________________________
F)   UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS: _________________________________________

8)    ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

9)    ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
A)   CRIANÇAS: ______________________________________________________________
B)   BOLO: ___________________________________________________________________
C)   MÃE: ____________________________________________________________________
D)   PACOTE: ________________________________________________________________
E)   DIA: _____________________________________________________________________

10)  OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
A)   SUBSTANTIVOS: _________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
B)   ADJETIVOS: ______________________________________________________________
. _____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
C)   VERBOS: ________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…