Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é "Bolo formigueiro", com questões sobre substantivos, adjetivos e verbos. 


ESCOLA____________________________DATA:_____/_____/____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
            PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
            OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
            QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
            O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
            A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.

COMPREENSÃO DE TEXTO
1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: ___________________________________________________________________________
2)    QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.: ___________________________________________________________________________
3)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.: ___________________________________________________________________________
4)    QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.: ___________________________________________________________________________
5)    QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.: ___________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6)    QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.: ___________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7)    ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
A)   TRÊS ADJETIVOS: ________________________________________________________
B)   DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: ____________________________________________
C)   DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: ___________________________________________
D)   UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: ________________________________________
E)   UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: _____________________________________________
F)   UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS: _________________________________________

8)    ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

9)    ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
A)   CRIANÇAS: ______________________________________________________________
B)   BOLO: ___________________________________________________________________
C)   MÃE: ____________________________________________________________________
D)   PACOTE: ________________________________________________________________
E)   DIA: _____________________________________________________________________

10)  OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
A)   SUBSTANTIVOS: _________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
B)   ADJETIVOS: ______________________________________________________________
. _____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
C)   VERBOS: ________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO