Pular para o conteúdo principal

Inventário

01) Que critério usa o poeta para classificar as diferenças entre os “vários utensílios” que “povoam o escritório”?
a) o objetos são apresentados separadamente e em detalhes
b) o escritório se mostra um “mundo” a parte com personagens sem vida, mas presentes na memória do autor
c) a classe
d) os objetos são apresentados com características humanas
e) a vontade própria de cada um
02) Que palavra resumiria a resposta da questão 01?
a) metáfora
b) metonímia
c) hipérbole
d) hipérbato
e) antonomásia
03) Por que a classificação da questão 01destoa, foge tanto de nossa percepção?
a) porque a “viagem do autor” é propriamente intima
b) porque a significação não lhes é própria
c) porque o texto possui um grandessíssima liberdade poética
d) porque não caberia falar do sentido correto dos utensílios num poema
e) nra
04) Como é apresentada a presença humana em meio ao ambiente da repartição?
a) como dejetos
b) como utensílios
c) como armas submissas
d) como peças
e) como indiscretos
Figuras de Linguagem
05) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período:
“Realmente gostaria que todos conhecessem a religião, o valor da caridade e o presente de Deus.”
a) Assíndeto
b) Polissíndeto
c) Zeugma
d) Antítese
e) Catacrese
06) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”
a) Personificação
b) Prosopopéia
c) Perífrase
d) Antonomásia
e) Ironia
07) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “...o doutor era o peru(glu- glu), a enfermeira era um urubu(uh- uh), e a agulha da injeção, era a pena do pavão (Galinha Pintadinha)”
a) Auxese
b) Hipérbato
c) Metonímia
d) Transnominação
e) Onomatopéia
08) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “E parece que foi isso que aconteceu com o cantor Latino, que foi convidado a se retirar do espaço pelos seguranças da casa noturna. (site contamais.com)
a) Metáfora
b) Eufemismo
c) Disfemismo
d) Cacofemismo
e) Hipérbole

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno