Pular para o conteúdo principal

Inventário

01) Que critério usa o poeta para classificar as diferenças entre os “vários utensílios” que “povoam o escritório”?
a) o objetos são apresentados separadamente e em detalhes
b) o escritório se mostra um “mundo” a parte com personagens sem vida, mas presentes na memória do autor
c) a classe
d) os objetos são apresentados com características humanas
e) a vontade própria de cada um
02) Que palavra resumiria a resposta da questão 01?
a) metáfora
b) metonímia
c) hipérbole
d) hipérbato
e) antonomásia
03) Por que a classificação da questão 01destoa, foge tanto de nossa percepção?
a) porque a “viagem do autor” é propriamente intima
b) porque a significação não lhes é própria
c) porque o texto possui um grandessíssima liberdade poética
d) porque não caberia falar do sentido correto dos utensílios num poema
e) nra
04) Como é apresentada a presença humana em meio ao ambiente da repartição?
a) como dejetos
b) como utensílios
c) como armas submissas
d) como peças
e) como indiscretos
Figuras de Linguagem
05) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período:
“Realmente gostaria que todos conhecessem a religião, o valor da caridade e o presente de Deus.”
a) Assíndeto
b) Polissíndeto
c) Zeugma
d) Antítese
e) Catacrese
06) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”
a) Personificação
b) Prosopopéia
c) Perífrase
d) Antonomásia
e) Ironia
07) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “...o doutor era o peru(glu- glu), a enfermeira era um urubu(uh- uh), e a agulha da injeção, era a pena do pavão (Galinha Pintadinha)”
a) Auxese
b) Hipérbato
c) Metonímia
d) Transnominação
e) Onomatopéia
08) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “E parece que foi isso que aconteceu com o cantor Latino, que foi convidado a se retirar do espaço pelos seguranças da casa noturna. (site contamais.com)
a) Metáfora
b) Eufemismo
c) Disfemismo
d) Cacofemismo
e) Hipérbole

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...