Pular para o conteúdo principal

Inventário

01) Que critério usa o poeta para classificar as diferenças entre os “vários utensílios” que “povoam o escritório”?
a) o objetos são apresentados separadamente e em detalhes
b) o escritório se mostra um “mundo” a parte com personagens sem vida, mas presentes na memória do autor
c) a classe
d) os objetos são apresentados com características humanas
e) a vontade própria de cada um
02) Que palavra resumiria a resposta da questão 01?
a) metáfora
b) metonímia
c) hipérbole
d) hipérbato
e) antonomásia
03) Por que a classificação da questão 01destoa, foge tanto de nossa percepção?
a) porque a “viagem do autor” é propriamente intima
b) porque a significação não lhes é própria
c) porque o texto possui um grandessíssima liberdade poética
d) porque não caberia falar do sentido correto dos utensílios num poema
e) nra
04) Como é apresentada a presença humana em meio ao ambiente da repartição?
a) como dejetos
b) como utensílios
c) como armas submissas
d) como peças
e) como indiscretos
Figuras de Linguagem
05) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período:
“Realmente gostaria que todos conhecessem a religião, o valor da caridade e o presente de Deus.”
a) Assíndeto
b) Polissíndeto
c) Zeugma
d) Antítese
e) Catacrese
06) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”
a) Personificação
b) Prosopopéia
c) Perífrase
d) Antonomásia
e) Ironia
07) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “...o doutor era o peru(glu- glu), a enfermeira era um urubu(uh- uh), e a agulha da injeção, era a pena do pavão (Galinha Pintadinha)”
a) Auxese
b) Hipérbato
c) Metonímia
d) Transnominação
e) Onomatopéia
08) Marque a alternativa que classifica corretamente a figura de linguagem pressente no período: “E parece que foi isso que aconteceu com o cantor Latino, que foi convidado a se retirar do espaço pelos seguranças da casa noturna. (site contamais.com)
a) Metáfora
b) Eufemismo
c) Disfemismo
d) Cacofemismo
e) Hipérbole

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…