Pular para o conteúdo principal

Crianças e cães malcriados dão quase na mesma

01) Segundo a opinião da autora do texto:
a) O que a professora Janice Swanson diz, é verdade.
b) A professora Janice descarta e ratifica a nova lei que proíbe a criação de pitbulls
c) O governador Alckmin está julgando se a população tem ou não responsabilidade para possuir animais de estimação
d) Estando certo o que a prof. Janice disse, o governador Alckmin pode estar julgando um tipo de livre arbítrio
e) Se Alckmin julgar que ter animais de estimação é certo, o que Janice Swanson descartar na nova lei, é verdade
02) Qual das alternativas abaixo é um argumento que sustenta sua opinião de Bárbara Gancia?
a) Analisando a educação de crianças, especialmente de classes mais altas, chegamos a conclusão que somos os melhores educadores do mundo.
b) Os brasileiros são os melhores educadores de crianças e maritacas do mundo
c) O brasileiro costuma tratar o filho como se ele estivesse acima do bem e do mal
d) Quando um jovem se envolve em um crime os pais são capazes de vender tudo para “livrar sua cara”
e) nra
03) Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com as idéias do texto:
Labrador
(A)
(      )
descendem do lobo
Cães
(B)
(      )
professora da Universidade do Kansas
Cães desobedientes
(C)
(      )
filhos malcriados
Janice Swanson
(D)
(      )
agressivo e difícil de adestrar
Agora marque a alternativa que contenha a seqüência correta:
a) C – A – B  – D
b) D – C – A – B
c) B – D – A – C
d) B – D – C – A
e) C – D – A – B
04) Qual das alternativas possui um ou mais erros de separação silábica?
a) ba-ter; te-cla; lei
b) proi-bir; cri-a-ção; ven-da
c) cães; mas-tim; san-cio-na-da
d) não; bre-ve; lê-gis-la-ção
e) pro-fes-so-ra; U-ni-ver-si-da-de; au-to-ri-da-de
05) Qual dos pares de palavras abaixo são trissílabas?
a) comportamento – animal
b) governos – decidir
c) pessoas – responsabilidade
d) proibição - considerar
e) perigosos - injustiça"
06) Qual das orações abaixo possui um termo com ditongo?
a) O brazuca costuma tratar o filho como se ele estivesse acima do bem e do mal.
b) Desde a tenra idade, tudo é permitido. Se o guri cola na escola, é aplaudido em casa.
c) Se se mete em confusão com a polícia, os pais são capazes de vender tudo o que têm para livrar a cara dele.
d) Basta ver a quantidade de crianças correndo e gritando livremente nas pizzarias aos domingos para saber que impor limites na infância é um conceito que não nos comove.
e) nra
07) Qual das orações abaixo possui dois termos com dígrafo?
a) Da mesma forma que não sabemos encaminhar para a vida os nossos descendentes,
b) ...também temos grandes dificuldades com os cães.
c) Veja o exemplo do labrador.
d) Usado como cão-guia com grande êxito em outros países, no Brasil ...
e) nra
08) Relacione a primeira com a segunda coluna , classificando corretamente as palavras segundo suas classes gramaticais. Depois marque a alternativa que contenha a seqüência correta:
Não
( 1 )
(      )
Substantivo
multar
( 2 )
(      )
Artigo
pais
( 3 )
(      )
Adjetivo
os
( 4 )
(      )
Verbo
drásticas
( 5 )
(      )
Advérbio
a) 3 – 5 – 4 – 2 – 1
b) 3 – 4 – 5 – 2 – 1  
c) 4 – 3 – 5 – 2 – 1
d) 4 – 3 – 2 – 1 – 5
e) 1 – 3 – 5 – 2 – 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno