Pular para o conteúdo principal

Crianças e cães malcriados dão quase na mesma

01) Segundo a opinião da autora do texto:
a) O que a professora Janice Swanson diz, é verdade.
b) A professora Janice descarta e ratifica a nova lei que proíbe a criação de pitbulls
c) O governador Alckmin está julgando se a população tem ou não responsabilidade para possuir animais de estimação
d) Estando certo o que a prof. Janice disse, o governador Alckmin pode estar julgando um tipo de livre arbítrio
e) Se Alckmin julgar que ter animais de estimação é certo, o que Janice Swanson descartar na nova lei, é verdade
02) Qual das alternativas abaixo é um argumento que sustenta sua opinião de Bárbara Gancia?
a) Analisando a educação de crianças, especialmente de classes mais altas, chegamos a conclusão que somos os melhores educadores do mundo.
b) Os brasileiros são os melhores educadores de crianças e maritacas do mundo
c) O brasileiro costuma tratar o filho como se ele estivesse acima do bem e do mal
d) Quando um jovem se envolve em um crime os pais são capazes de vender tudo para “livrar sua cara”
e) nra
03) Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com as idéias do texto:
Labrador
(A)
(      )
descendem do lobo
Cães
(B)
(      )
professora da Universidade do Kansas
Cães desobedientes
(C)
(      )
filhos malcriados
Janice Swanson
(D)
(      )
agressivo e difícil de adestrar
Agora marque a alternativa que contenha a seqüência correta:
a) C – A – B  – D
b) D – C – A – B
c) B – D – A – C
d) B – D – C – A
e) C – D – A – B
04) Qual das alternativas possui um ou mais erros de separação silábica?
a) ba-ter; te-cla; lei
b) proi-bir; cri-a-ção; ven-da
c) cães; mas-tim; san-cio-na-da
d) não; bre-ve; lê-gis-la-ção
e) pro-fes-so-ra; U-ni-ver-si-da-de; au-to-ri-da-de
05) Qual dos pares de palavras abaixo são trissílabas?
a) comportamento – animal
b) governos – decidir
c) pessoas – responsabilidade
d) proibição - considerar
e) perigosos - injustiça"
06) Qual das orações abaixo possui um termo com ditongo?
a) O brazuca costuma tratar o filho como se ele estivesse acima do bem e do mal.
b) Desde a tenra idade, tudo é permitido. Se o guri cola na escola, é aplaudido em casa.
c) Se se mete em confusão com a polícia, os pais são capazes de vender tudo o que têm para livrar a cara dele.
d) Basta ver a quantidade de crianças correndo e gritando livremente nas pizzarias aos domingos para saber que impor limites na infância é um conceito que não nos comove.
e) nra
07) Qual das orações abaixo possui dois termos com dígrafo?
a) Da mesma forma que não sabemos encaminhar para a vida os nossos descendentes,
b) ...também temos grandes dificuldades com os cães.
c) Veja o exemplo do labrador.
d) Usado como cão-guia com grande êxito em outros países, no Brasil ...
e) nra
08) Relacione a primeira com a segunda coluna , classificando corretamente as palavras segundo suas classes gramaticais. Depois marque a alternativa que contenha a seqüência correta:
Não
( 1 )
(      )
Substantivo
multar
( 2 )
(      )
Artigo
pais
( 3 )
(      )
Adjetivo
os
( 4 )
(      )
Verbo
drásticas
( 5 )
(      )
Advérbio
a) 3 – 5 – 4 – 2 – 1
b) 3 – 4 – 5 – 2 – 1  
c) 4 – 3 – 5 – 2 – 1
d) 4 – 3 – 2 – 1 – 5
e) 1 – 3 – 5 – 2 – 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...