Pular para o conteúdo principal

Inventário

Inventário
Povoam o escritório
vários utensílios
uns bastante sóbrios
outros indiscretos
Por exemplo:  a mesa
é sóbria.  Rumina
todos os papéis
no oco das gavetas
O que a mesa expele
para a superfície
é simples dejeto
livre  de mistério
O arquivo  também
é móvel  discreto
e diz  muito pouco
de interesse humano
A caneta,  o lápis
o papel, o cesto
são só instrumentos
sem vontade própria
Dois os indiscretos:
minhas duas mãos
úlcera no estômago
da repartição
Aparentemente
peças quase iguais
às demais:  os mesmos
modos funcionais
Contudo é preciso
vê-las em sua marca:
no rastro dos dedos
no selo do gesto.
Ali onde transgridem
a ética da classe
que proíbe  os objetos
de serem pessoais
Onde desconhecem
o acordo em vigor
que as coisas transforma
em armas submissas
Não pactuam – hostis
minhas duas mãos
acidulam o ar
da repartição.

ALVIM, Francisco. Amostra grátis. In:  Poesias reunidas (1968-1988).
São Paulo:  Duas Cidades, 1988.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…