TÓPICO III – RELAÇÃO
ENTRE TEXTOS
Este tópico requer que o aluno assuma uma atitude crítica
e reflexiva ao reconhecer as diferentes idéias apresentadas sobre o mesmo tema
em um único texto ou em textos diferentes. O tema se traduz em proposições que
se cruzam no interior dos textos lidos ou naquelas encontradas em textos
diferentes, mas que apresentam a mesma idéia, assim, o aluno pode ter maior
compreensão das intenções de quem escreve, sendo capaz de identificar posições
distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema.
As atividades que envolvem a relação entre textos são
essenciais para que o aluno construa a habilidade de analisar o modo de
tratamento do tema dado pelo autor e as condições de produção, recepção e
circulação dos textos.
Essas atividades podem envolver a comparação de textos de
diversos gêneros, como os produzidos pelos alunos, os textos extraídos da
Internet, de jornais, revistas, livros e textos publicitários, entre outros.
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma
informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das
condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do
aluno em reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo assunto, em função
do leitor-alvo, da ideologia, da época em que foi produzido e das suas
intenções comunicativas. Por exemplo, historinhas infantis satirizadas em
histórias em quadrinhos, ou poesias clássicas utilizadas como recurso para
análises críticas de problemas do cotidiano.
Essa habilidade é avaliada por meio da leitura de dois ou
mais textos, de mesmo gênero ou de gêneros diferentes, tendo em comum o mesmo
tema, para os quais é solicitado o reconhecimento das formas distintas de
abordagem.
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