TÓPICO V – RELAÇÃO
ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
O uso de recursos expressivos possibilita uma leitura
para além dos elementos superficiais do texto e auxilia o leitor na construção
de novos significados. Nesse sentido, o conhecimento de diferentes gêneros
textuais proporciona ao leitor o desenvolvimento de estratégias de antecipação
de informações que o levam à construção de significados.
Em diferentes gêneros textuais, tais como a propaganda,
por exemplo, os recursos expressivos são largamente utilizados, como caixa
alta, negrito, itálico, etc. Os poemas também se valem desses recursos,
exigindo atenção redobrada e sensibilidade do leitor para perceber os efeitos
de sentido subjacentes ao texto.
Vale destacarmos que os sinais de pontuação, como
reticências, exclamação, interrogação, etc., e outros mecanismos de notação,
como o itálico, o negrito, a caixa alta e o tamanho da fonte podem expressar
sentidos variados. O ponto de exclamação, por exemplo, nem sempre expressa
surpresa. Faz-se necessário, portanto, que o leitor, aoexplorar o texto,
perceba como esses elementos constroem a significação, na situação comunicativa
em que se apresentam.
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos
variados.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade do
aluno em reconhecer os efeitos de ironia ou humor causados por expressões
diferenciadas, utilizadas no texto pelo autor, ou, ainda, pela utilização de
pontuação e notações.
Essa habilidade é avaliada por meio de textos verbais e
não-verbais, sendo muito valorizado nesse
escritor atividades com textos de gêneros variados sobre temas atuais,
com espaço para várias possibilidades de leitura, como os textos publicitários,
as charges, os textos de humor ou as letras de músicas, levando o aluno a
perceber o sentido irônico ou humorístico do texto, que pode estar representado
tanto por uma expressão verbal inusitada, quanto por uma expressão facial da
personagem. Nos itens do Às e b, geralmente é solicitado ao aluno que ele
identifique onde se encontram traços de humor no texto, ou informe por que é
provocado o efeito de humor em determinada expressão.
Comentários
Postar um comentário