TÓPICO II – IMPLICAÇÕES
DO SUPORTE, DO GÊNERO E/ OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
Este tópico requer dos alunos duas competências básicas,
a saber: a interpretação de textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal
– e o reconhecimento da finalidade do texto por meio da identificação dos
diferentes gêneros textuais.
Para o desenvolvimento dessas competências, tanto o texto
escrito quanto as imagens que o acompanham são importantes, na medida em que
propiciam ao leitor relacionar informações e se engajar em diferentes
atividades de construção de significados.
D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico
diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de
o aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio
na construção do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal
e não-verbal (textos multissemióticos).
Essa habilidade pode ser avaliada por meio de textos
compostos por gráficos, desenhos, fotos, tirinhas, charges. Por exemplo, é dado
um texto não-verbal e pede-se ao aluno que identifique os sentimentos dos
personagens expressos pelo apoio da imagem, ou dá-se um texto ilustrado e
solicita-se o reconhecimento da relação entre a ilustração e o texto.
Exemplo de item do descritor D5:
Folha de São Paulo, 29/4/2004.
Pela resposta do Garfield, as coisas que acontecem no
mundo são
(A) assustadoras.
(B) corriqueiras.
(C) curiosas.
(D) naturais.
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