Pular para o conteúdo principal

Questões Brasil - Região Nordeste

Questões Brasil - Região Nordeste

pergunta:Analisando as informações representadas nos esquemas, compare o bloco regional Norte/Nordeste com o Sudeste/Sul.


resposta:
pergunta:Considere a seguinte afirmação do geógrafo Manoel Correia de Andrade, 1994, sobre o Nordeste brasileiro.

"A população da Zona da Mata, fora dos períodos de seca, é muito mais mal alimentada e mais pobre do que a população do Sertão."

Apresente dois fatos sócio-econômicos que explicam as diferenças entre o sertanejo e o trabalhador da Zona da Mata, expressas na frase anterior.




resposta:


  pergunta:A narrativa a seguir reconstitui uma paisagem típica do Brasil.

"Criei-me nos mangues lamacentos do Capibaribe cujas águas fluindo diante dos meus olhos ávidos de criança, pareciam estar sempre a me contar uma longa história. O romance das longas aventuras de suas águas descendo pelas diferentes regiões do Nordeste: pelas terras cinzentas do sertão seco, onde nasceu meu pai e de onde emigrou na seca de 77 com toda a família, e pelas terras verdes dos canaviais da zona da mata, onde nasceu minha mãe, filha de senhor de engenho. Essa era a história que me sussurrava o rio com a linguagem doce de suas águas passando assustadas pelo mar de cinza do sertão, caudalosas pelo mar verde dos canaviais infindáveis e remansosas pelo mar de lama dos mangues, até cair nos braços do mar de mar.
(...) Foi assim que eu vi e senti formigar dentro de mim, a terrível descoberta da fome. Da fome de uma população inteira escravizada à angústia de encontrar o que comer".
(Josué de Castro, "Homens e Caranguejos", Ed. Brasiliense, p. 18-19, 1967).

a) Descreva essa paisagem, a partir dos elementos contidos no texto.
b) Como podemos explicar a problemática da fome no Nordeste?




resposta:a) Deslocamento do Sertão, passando pelo Agreste e Zona da Mata até o litoral.
b) Falta de terra fértil para plantio.



pergunta:Leia o texto a seguir e assinale a alternativa incorreta sobre o Nordeste semi-árido brasileiro:

"Existem na América do Sul três grandes áreas semi-áridas - a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco."
(Aziz Nacib Ab Saber, "Ciência Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.)

a) O semi-árido nordestino caracteriza-se por baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações ao longo dos anos.
b) Um dos fatores marcantes da região é a inexistência de rios perenes e caudalosos. Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigação na área.
c) O Nordeste seco possui um revestimento baixo de vegetação, arbustivo-arbóreo e raramente arbóreo, de folhas miúdas e hastes espinhentas, exuberantemente verde nos períodos de chuvas.
d) Apesar de predominantemente seco, no semi-árido encontram-se algumas áreas de mata úmida, alimentadas por chuvas orográficas. Estas áreas são conhecidas, regionalmente, como "brejos".
e) Ao contrário do que se imagina, o Nordeste seco não é o "império" das chapadas. Em 85% do seu território predominam depressões interplanálticas, situadas entre maciços antigos e chapadas localizadas.


 resposta:[B]

  pergunta:Considere os seguintes textos:

I. "As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem."
(Jornal "A República", Rio Grande do Norte, setembro de 1903.)

II. "Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São 8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil."
(Jornal "Folha de São Paulo", novembro de 1992.)

A leitura dos dois textos e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que
a) o agravamento da seca no Nordeste é cíclico e as pesquisas federais revelam que o problema limita-se à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido ano a ano.
b) no início do século os problemas relacionados à seca eram muito mais graves, pois não havia ainda a ajuda governamental e a concentração das terras era muito grande.
c) a perpetuação do problema da falta de água no Nordeste tem a dupla finalidade de preservar o clientelismo e mascarar um grande problema da Região que é a má distribuição das terras.
d) o número crescente de áreas irrigadas tem permitido hoje evitar o êxodo forçado do sertanejo, como acontecia com maior freqüência no início do século.
e) atualmente o problema das secas é enfrentado com muito mais seriedade que no início do século, sendo prova disto a distribuição de "cestas básicas" e a perfuração de poços nas zonas mais afetadas.




resposta:[C]
pergunta:VEGETAÇÃO NATURAL DO ESTADO DA BAHIA
(imagem abaixo)

Fonte: IBGE. (1993). Mapa de Vegetação do Brasil (adaptado)

Legenda:
1) Ma - Mata Atlântica
2) Md - Mata decídua
3) Msd - Mata semidecídua
4) Ca - Caatinga
5) Ce - Cerrado
6) T - Áreas de Transição / Tensão ecológica
7) A - Campo de altitude
8) P - Vegetação pioneira (litorânea)

A análise e interpretação da seção Leste-Oeste, indicada no mapa, permitem concluir que todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
a) A seção mostra que, na Bahia, estão bem representadas três das grandes formações vegetais brasileiras.
b) A seção transversal reflete grande complexidade na distribuição da vegetação e apresenta interpenetração de diferentes formações.
c) A seqüência da vegetação reflete uma aridez crescente de leste para oeste no Estado.
d) As formações vegetais de transição ocupam áreas significativas e aparecem várias vezes na seção.
e) Os campos de altitude cortados pela seção localizam-se na Chapada Diamantina e constituem um refúgio ecológico.



resposta:[C]

pergunta:A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre outros fatores por:
(imagem abaixo)

a) apresentar uma estrutura agrária exclusivamente de latifúndios dedicados à lavoura de cana-de-açúcar.
b) dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial.
c) aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação.
d) englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina.
e) fornecer mão-de-obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata.



resposta:[E]
  

  pergunta:Tratando-se do ambiente nordestino e das condições do uso e ocupação do solo, é verdadeiro afirmar que:
(01) a escassez de água subterrânea só se verifica nas áreas de chapadas sedimentares, onde se pratica uma agricultura intensiva e de exportação;
(02) as serras úmidas cristalinas têm relevos acidentados que configuram problemas para a ocupação agrícola e degradação dos solos;
(04) as depressões sertanejas se desenvolvem de modo preponderante, em terrenos do embasamento cristalino, comportando grande diversidade de lavouras e uma pecuária semi-intensiva;
(08) as áreas litorâneas são submetidas à influência predominante dos processos de acumulação sedimentos e têm sido fortemente impactadas pela especulação e pelo turismo;
(16) o potencial erosivo das serras úmidas, devastadas de modo indisciplinado, tem sido consideravelmente ampliado, com reflexos na diminuição da produção agrícola.

Soma ( )




resposta:08 + 16 = 24



pergunta:Observe atentamente o mapa das sub-regiões do Nordeste e assinale as proposições CORRETAS.
(imagem abaixo)

(01) A Zona da Mata, representada pela letra A, é a principal sub-região nordestina: é a mais urbanizada, a mais industrializada e a mais povoada.
(02) O agreste, letra B, é uma faixa bastante estreita, situada entre o Sertão e a Zona da Mata, onde prevalecem as grandes propriedades monoculturas de exportação.
(04) O Sertão, assinalado com a letra C, é a maior sub-região, correspondendo, em sua quase totalidade, ao interior, onde predomina o clima semi-árido e a vegetação de caatinga.
(08) A letra D representa o Meio Norte, área de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino, onde se encontra a Mata de Cocais.

Soma ( )



resposta:01 + 04 + 08 = 13

  pergunta:Tratando-se do meio físico nordestino, a alternativa verdadeira é:
a) as serras úmidas têm solos rasos e freqüentes afloramentos rochosos, impedindo a atividade agrícola
b) os processos de intemperismo físico e as ações erosivas pluviais preponderam nos sertões semi-áridos
c) os chapadões sedimentares têm baixas potencialidades de recursos hídricos subterrâneos
d) não há rede de drenagem perene nas depressões sertanejas semi-áridas




resposta:[B]

pergunta:Sob o aspecto natural, o Nordeste é a mais diversificada dentre regiões brasileiras. Os quadros agrários têm muitas de suas características subordinadas aos solos, às condições climáticas e ao relevo. Por tais razões, pode-se corretamente afirmar que:
a) nos sertões, a variação de solos é muito pequena em função de relevos aplainados, onde se estabelece um sistema de pecuária semi-intensivo
b) as serras úmidas em rochas exclusivamente sedimentares têm uma ocupação agrícola muito variada
c) o litoral úmido é domínio da Mata Atlântica e da monocultura canavieira
d) a área cacaueira, situada nos agrestes nordestinos, tem apresentado notável crescimento de produtividade agrícola




resposta:[C]





pergunta:Tratando-se do meio ambiente e dos recursos naturais do Estado Ceará, assinale a alternativa verdadeira:
a) o desmatamento indisciplinado das caatingas semi-áridas pode conduzir à incidência dos processos de desertificação
b) os mangues que proliferam nas planícies fluviais e sem influência marinha são áreas legalmente protegidas
c) as matas pluvionebulares se distribuem no litoral úmido e têm sido preservadas
d) em Fortaleza, o crescimento urbano tem-se processado de modo ordenado e em obediência às condições de vulnerabilidade dos ecossistemas




resposta:[A]



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno