Pular para o conteúdo principal

PRODUÇÃO DE TEXTOS




ATIVIDADE 1
Observe as Cenas:




Maurício Veneza. A princesa e o sapo do jeito que o Príncipe contou. Belo Horizonte, Compor.



Agora, imagine que você é repórter do jornal Diário do Bosque e estava presente a
esse casamento. Continue a reportagem abaixo. Ela já tem título e introdução.
             
                             Noiva desencantada, cerimônia frustrada
 

Repórter:_____________________________________________________
 


Familiares e convidados para o matrimônio do príncipe Fernando Ludy Briado e da
princesa Catarina Lambis Góia, ocorrido, ontem, na Catedral Santa Misericórdia, não
esperavam presenciar uma cena tão insólita como a que aconteceu após o beijo
nupcial.
A igreja estava ricamente ornamentada à espera dos convidados que começaram a
chegar por volta das 19h30min.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________ _______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________


Encaminhamentos para aula:
1º O professor mostra as cenas e pergunta aos alunos se já conhecem uma história
parecida com a situação apresentada, um príncipe ou princesa que vira sapo;
 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________


2º Após a discussão o professor explica como se faz um texto jornalístico (discurso
direto/discurso indireto/tipos de narrador);
 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



3º Ler o texto “Noiva desencantada, cerimônia frustrada” e refletir com os alunos os
nomes dos personagens e da Catedral, se necessário, recorrer ao dicionário;
 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



4º O professor deverá explicar a sequência textual (introdução, desenvolvimento,
conclusão);
 

 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



5º Individualmente fazer a escrita da história.
 

 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



Referência Bibliográfica:
BRAGANÇA, Angiolina & CARPANEDA, Isabella.Língua portuguesa: porta aberta. 3ª
série. São Paulo: FTD, 2005. p.206-207.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...