Observe as Cenas:
Maurício Veneza. A princesa e o sapo do jeito que o Príncipe contou. Belo Horizonte, Compor.
Agora, imagine que você é repórter do jornal Diário do Bosque e estava presente a
esse casamento. Continue a reportagem abaixo. Ela já tem título e introdução.
Noiva desencantada, cerimônia frustrada
Repórter:_____________________________________________________
Familiares e convidados para o matrimônio do príncipe Fernando Ludy Briado e da
princesa Catarina Lambis Góia, ocorrido, ontem, na Catedral Santa Misericórdia, não
esperavam presenciar uma cena tão insólita como a que aconteceu após o beijo
nupcial.
A igreja estava ricamente ornamentada à espera dos convidados que começaram a
chegar por volta das 19h30min.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________ _______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Encaminhamentos para aula:
1º O professor mostra as cenas e pergunta aos alunos se já conhecem uma história
parecida com a situação apresentada, um príncipe ou princesa que vira sapo;
_______________________________________________________
________________________________________________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
2º Após a discussão o professor explica como se faz um texto jornalístico (discurso
direto/discurso indireto/tipos de narrador);
_______________________________________________________
________________________________________________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
3º Ler o texto “Noiva desencantada, cerimônia frustrada” e refletir com os alunos os
nomes dos personagens e da Catedral, se necessário, recorrer ao dicionário;
_______________________________________________________
________________________________________________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
4º O professor deverá explicar a sequência textual (introdução, desenvolvimento,
conclusão);
_______________________________________________________
________________________________________________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
5º Individualmente fazer a escrita da história.
_______________________________________________________
________________________________________________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
Referência Bibliográfica:
BRAGANÇA, Angiolina & CARPANEDA, Isabella.Língua portuguesa: porta aberta. 3ª
série. São Paulo: FTD, 2005. p.206-207.
Comentários
Postar um comentário