Pular para o conteúdo principal

PRODUÇÃO DE TEXTOS




ATIVIDADE 1
Observe as Cenas:




Maurício Veneza. A princesa e o sapo do jeito que o Príncipe contou. Belo Horizonte, Compor.



Agora, imagine que você é repórter do jornal Diário do Bosque e estava presente a
esse casamento. Continue a reportagem abaixo. Ela já tem título e introdução.
             
                             Noiva desencantada, cerimônia frustrada
 

Repórter:_____________________________________________________
 


Familiares e convidados para o matrimônio do príncipe Fernando Ludy Briado e da
princesa Catarina Lambis Góia, ocorrido, ontem, na Catedral Santa Misericórdia, não
esperavam presenciar uma cena tão insólita como a que aconteceu após o beijo
nupcial.
A igreja estava ricamente ornamentada à espera dos convidados que começaram a
chegar por volta das 19h30min.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________ _______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________


Encaminhamentos para aula:
1º O professor mostra as cenas e pergunta aos alunos se já conhecem uma história
parecida com a situação apresentada, um príncipe ou princesa que vira sapo;
 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________


2º Após a discussão o professor explica como se faz um texto jornalístico (discurso
direto/discurso indireto/tipos de narrador);
 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



3º Ler o texto “Noiva desencantada, cerimônia frustrada” e refletir com os alunos os
nomes dos personagens e da Catedral, se necessário, recorrer ao dicionário;
 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



4º O professor deverá explicar a sequência textual (introdução, desenvolvimento,
conclusão);
 

 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



5º Individualmente fazer a escrita da história.
 

 _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________



Referência Bibliográfica:
BRAGANÇA, Angiolina & CARPANEDA, Isabella.Língua portuguesa: porta aberta. 3ª
série. São Paulo: FTD, 2005. p.206-207.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno