Pular para o conteúdo principal

Dormir fora de casa

                               PORTUGUÊS 

ALUNO(A):__________________________________________________
PROFESSORA: ______________________________________________
ESCOLA: ___________________________________________________
TURNO: ______________ TURMA:__________   DATA:___/___/ __

1. Leia com atenção o texto abaixo:

Dormir fora de casa

              Ronaldo Simões Coelho

 
         A menina ficou entusiasmada com
o convite.
         Ia passar o dia na casa da colega
e dormir fora de casa pela primeira vez.
         Preparou a bagagem. Encheu
 uma sacola, que a mãe examinou.
         Havia camisola, escova de dentes,
 brinquedos.
         A mãe tirou umas coisas e colocou outras.
         Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu.
         Passou um dia muito bom.
         Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse.
Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.
         A noite foi chegando...
         Dormir fora de casa não estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas. Fez uma carinha boa e pediu:
_ Posso telefonar para minha mãe?
Mamãe havia saído. O jeito era agüentar firme.
Distraiu-se com os brinquedos.
O sono chegou devagarinho. Dormiu abraçada à sua boneca, falando baixinho no seu ouvido: _ “Pode dormir sossegada, que eu estou aqui com você.”
                   (Dormir fora de casa. Editora FTD, São Paulo)


2. Responda:
a) O que deixou a menina entusiasmada?
________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que a menina levou na sacola?
________________________________________________________________________________________________________________________

3. Complete a frase com o sinônimo da palavra entre parênteses.
a) A menina ficou __________________com o convite. (entusiasmada)
b) A mãe ________________  a bagagem. (examinou)
c) Ela carregou sua boneca _______________ .(predileta)

4. Escreva V se a frase for verdadeira ou F se for falsa:
(   ) A menina sempre dormia fora de casa.
(   ) A mãe modificou a bagagem da menina.
(   ) A menina levou sua boneca preferida.
(   ) A menina resolveu não ir para a casa da amiga

5. Complete as frases de acordo com o texto:
Para a menina, o dia foi bom porque ela e a amiga se divertiram de ____________________________________________________________
____________________________________________________________

6. Escreva como a menina se sentiu, quando a noite chegou.
________________________________________________________________________________________________________________________

7. Enumere as frases abaixo, de 1 a 5, de acordo com a ordem dos acontecimentos no texto:
(   ) A mãe não estava em casa.
(   ) A menina telefonou para a mãe.
(   ) A menina resolveu agüentar firme
(   ) A menina distraiu-se com os brinquedos
(  ) A menina estava com vontade de chorar, ficou triste sem graça.


8. Imagine que você foi convidado(a) para passar o fim de semana na casa de um amigo. Escreva cinco coisas que você levaria na bolsa e na mala.

1-



2-
3-
4-
5-

9. Separe em sílabas e classifique quanto ao número de sílabas:
a) baixinho ________________________________________________
b) devagarinho _____________________________________________
c) bom __________________________________________________
d) dentes _______________    _______________________________

10.Enumere as palavras na ordem alfabética:
____ chorar                 ____ aguentar                       ____ sossegado
____ chegando            ____ escola                           ____ escova
____ sorvete                ____ brinquedos                  ____desenho    

11. Produção de texto:
Escreva um parágrafo contando como você imagina que a menina dormiu.
         O sono chegou devagarinho. ______________________________
\

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno