Pular para o conteúdo principal

leitura e interpretação de texto Dormir fora de casa


Sugestão de leitura e interpretação de texto

Dormir fora de casa
 
Por Ronaldo Simões Coelho

A menina ficou entusiasmada com o convite.
Ia passar o dia na casa da colega e dormir fora de casa pela primeira vez.
Preparou a bagagem. Encheu uma sacola, que a mãe examinou.
Havia camisola, escova de dentes, brinquedos.
A mãe tirou umas coisas e colocou outras.
Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu.
Passou um dia muito bom. Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse.
Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.
A noite foi chegando...
Dormir fora de casa não estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas.
Fez uma carinha boa e pediu:
_ Posso telefonar para minha mãe?
Mamãe havia saído. O jeito era agüentar firme.
Distraiu-se com os brinquedos.
O sono chegou devagarinho. Dormiu abraçada à sua boneca, falando baixinho no seu ouvido: _ “Pode dormir sossegada, que eu estou aqui com você.”

fonte: (Dormir fora de casa. Editora FTD, São Paulo)

Sugestão de atividade



Este texto poderá ser trabalhado da seguinte forma:
1. leitura do texto;
2. encontrar palavras diferentes no texto;

3. verificar com os alunos o assunto do texto;

4. identificar com os alunos o autor do texto;

5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;

6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;

7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...