Sugestão de leitura e interpretação de texto
Dormir fora de casa
Por Ronaldo Simões Coelho
A menina ficou entusiasmada
com o convite.
Ia passar o dia na casa da
colega e dormir fora de casa pela primeira vez.
Preparou a bagagem. Encheu
uma sacola, que a mãe examinou.
Havia camisola, escova de
dentes, brinquedos.
A mãe tirou umas coisas e
colocou outras.
Bem feliz, carregando sua
boneca preferida, a menina partiu.
Passou um dia muito bom.
Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse.
Pularam corda, viram
desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.
A noite foi chegando...
Dormir fora de casa não
estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de
chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas.
Fez uma carinha boa e
pediu:
_ Posso telefonar para
minha mãe?
Mamãe havia saído. O jeito
era agüentar firme.
Distraiu-se com os
brinquedos.
O sono chegou devagarinho.
Dormiu abraçada à sua boneca, falando baixinho no seu ouvido: _ “Pode dormir
sossegada, que eu estou aqui com você.”
fonte: (Dormir fora de casa. Editora FTD, São Paulo)
Sugestão de atividade
Este texto poderá ser trabalhado da seguinte forma:
1.
leitura do texto;
2. encontrar palavras diferentes no texto;
3. verificar com os alunos o assunto do texto;
4. identificar com os alunos o autor do texto;
5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;
6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;
7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.
2. encontrar palavras diferentes no texto;
3. verificar com os alunos o assunto do texto;
4. identificar com os alunos o autor do texto;
5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;
6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;
7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.
Comentários
Postar um comentário