Pular para o conteúdo principal

leitura e interpretação de texto Dormir fora de casa


Sugestão de leitura e interpretação de texto

Dormir fora de casa
 
Por Ronaldo Simões Coelho

A menina ficou entusiasmada com o convite.
Ia passar o dia na casa da colega e dormir fora de casa pela primeira vez.
Preparou a bagagem. Encheu uma sacola, que a mãe examinou.
Havia camisola, escova de dentes, brinquedos.
A mãe tirou umas coisas e colocou outras.
Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu.
Passou um dia muito bom. Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse.
Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.
A noite foi chegando...
Dormir fora de casa não estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas.
Fez uma carinha boa e pediu:
_ Posso telefonar para minha mãe?
Mamãe havia saído. O jeito era agüentar firme.
Distraiu-se com os brinquedos.
O sono chegou devagarinho. Dormiu abraçada à sua boneca, falando baixinho no seu ouvido: _ “Pode dormir sossegada, que eu estou aqui com você.”

fonte: (Dormir fora de casa. Editora FTD, São Paulo)

Sugestão de atividade



Este texto poderá ser trabalhado da seguinte forma:
1. leitura do texto;
2. encontrar palavras diferentes no texto;

3. verificar com os alunos o assunto do texto;

4. identificar com os alunos o autor do texto;

5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;

6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;

7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno