Leitura de fábulas |
|
Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos |
Objetivos
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura. Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais. Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias. Material a ser utilizado
Primeira etapa: Sensibilização Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura. Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa. Segunda etapa Momentos de hora do conto vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens. Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto. O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto. Terceira etapa Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite. Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas. Observaçãp: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. Trabalho interdisciplinarMúsica, Artes, Educação Física e outras. |
Comentários
Postar um comentário