Pular para o conteúdo principal
Cantinho da leitura


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos

Objetivos
  • Criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis.
  • Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia.
  • Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura.
  • Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas.

Temas Transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Saúde:
importância da conservação da saúde mental.
Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha.
Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações lingüísticas.
Material a ser utilizado
  • Duas carteiras (mesas) e cadeiras.
  • Papel colorido para forrar as mesas.
  • Livros infantis variados. Alguns alunos podem trazer livros de casa ou da biblioteca da escola, como: livros infantis, gibis, dois ou três livros de Geografia, Português, História ou Matemática.
  • Uma colcha ou um tapete para o cantinho da leitura, onde os alunos se sentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.
  • A parede do cantinho da leitura pode ser decorada, com personagens infantis, recortados ou desenhados, ou de acordo com o material disponível.
Procedimentos

Etapas

Fazer um debate com os alunos sobre a importância de saber ler e a sua utilidade no dia-dia.

Mostrar para que serve o cantinho de leitura e como deve ser a sua organização. O cantinho da leitura pode ser montado no início do ano letivo, mesmo que as crianças ainda não saibam ler nem escrever.

Separar duas carteiras e cadeiras em um cantinho da sala. Pode forrar as mesas, para ficar mais aconchegante e estimulante.

Colocar em cima das mesas livros infantis variados, livros que os alunos tragam de casa ou da biblioteca, livros infantis que possam ficar na sua sala até o final do ano letivo. Expor também gibis, livros didáticos de Geografia, História, Português e Matemática, para que os alunos possam usá-los sempre que discriminarem as atividades pedidas pelo livro.

O professor pode recortar de livros pequenas leituras interessantes, plastificá-las e colocá-las no cantinho.

Levar uma colcha ou tapete para ficar ao lado do cantinho da leitura, para que os alunos se assentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.

Decorar a parede do cantinho da leitura com personagens infantis recortados ou desenhados, ou de acordo com o material de acesso.

Os alunos vão para o cantinho quando terminam as atividades ou sempre que houver possibilidade. O cantinho também pode ser usado para as rodinhas de bate-papo e também para cantar as músicas do início da aula e até para realizar dinâmicas.
Exposição
Organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno