Pular para o conteúdo principal
Cantinho da leitura


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos

Objetivos
  • Criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis.
  • Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia.
  • Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura.
  • Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas.

Temas Transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Saúde:
importância da conservação da saúde mental.
Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha.
Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações lingüísticas.
Material a ser utilizado
  • Duas carteiras (mesas) e cadeiras.
  • Papel colorido para forrar as mesas.
  • Livros infantis variados. Alguns alunos podem trazer livros de casa ou da biblioteca da escola, como: livros infantis, gibis, dois ou três livros de Geografia, Português, História ou Matemática.
  • Uma colcha ou um tapete para o cantinho da leitura, onde os alunos se sentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.
  • A parede do cantinho da leitura pode ser decorada, com personagens infantis, recortados ou desenhados, ou de acordo com o material disponível.
Procedimentos

Etapas

Fazer um debate com os alunos sobre a importância de saber ler e a sua utilidade no dia-dia.

Mostrar para que serve o cantinho de leitura e como deve ser a sua organização. O cantinho da leitura pode ser montado no início do ano letivo, mesmo que as crianças ainda não saibam ler nem escrever.

Separar duas carteiras e cadeiras em um cantinho da sala. Pode forrar as mesas, para ficar mais aconchegante e estimulante.

Colocar em cima das mesas livros infantis variados, livros que os alunos tragam de casa ou da biblioteca, livros infantis que possam ficar na sua sala até o final do ano letivo. Expor também gibis, livros didáticos de Geografia, História, Português e Matemática, para que os alunos possam usá-los sempre que discriminarem as atividades pedidas pelo livro.

O professor pode recortar de livros pequenas leituras interessantes, plastificá-las e colocá-las no cantinho.

Levar uma colcha ou tapete para ficar ao lado do cantinho da leitura, para que os alunos se assentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.

Decorar a parede do cantinho da leitura com personagens infantis recortados ou desenhados, ou de acordo com o material de acesso.

Os alunos vão para o cantinho quando terminam as atividades ou sempre que houver possibilidade. O cantinho também pode ser usado para as rodinhas de bate-papo e também para cantar as músicas do início da aula e até para realizar dinâmicas.
Exposição
Organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...