Pular para o conteúdo principal
Dia Nacional do Livro Infantil


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos

Externato Alfredo Backer 
Projeto: Montagem de uma peça teatral a partir da leitura de uma história.
Título do projeto: Quando a história leva à fantasia e a fantasia à representação.
Tema: Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril – data do nascimento de Monteiro Lobato).
Duração do projeto: aproximadamente um mês.
Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Dramatização, Música e Informática.
Discuta com os alunos a elaboração do projeto. Converse sobre os temas que serão desenvolvidos:
• O papel da literatura infantil e a importância de escritores de literatura infantil, como Monteiro Lobato.
• A biografia de Monteiro Lobato – Recomende que explorem e busquem informações interessantes sobre Monteiro Lobato.
• Ressalte a necessidade do envolvimento de todos na elaboração do projeto, na responsabilidade de cada um e qual será o produto final.
Etapas do projeto
1. A escolha do livro deve ser feita de forma cuidadosa, pelo professor, com a ajuda dos professores de Arte e Música. (O livro não precisa necessariamente ser de Monteiro Lobato.) Veja no site do IBEP-Nacional, www.ibep-nacional.com.br, alguns livros paradidáticos.
2. Apresentação do livro para os alunos.
3. Antecipação, com os alunos, do enredo e tipo de história, analisando o título, o nome do autor, as imagens do livro.
4. Leitura compartilhada da história – leitura modeladora – realizada pela professora da classe, com comentários sobre a capa do livro, o título, o nome do autor ou autores, o nome do ilustrador, as imagens do livro, a quantidade de páginas, o tipo de letra, as informações da contracapa etc.
A leitura deve ser feita de forma interativa, para dar oportunidade ao professor ou aos alunos, ocasionalmente, de tecerem comentários sobre o enredo e o comportamento das personagens, o que intensifica o envolvimento com a história.
5. Reescrita da história pelos alunos da classe. O texto coletivo é escrito na lousa pelo professor. Os alunos copiam esse texto no caderno.
6. Montagem de um pequeno livro, individual, com desenhos e textos do aluno, recontando todas as etapas da história.
7. Se possível, leitura ou comentário de outros livros que contam uma história semelhante ou que tratam do mesmo tema.
8. A preparação para a representação da história deverá contar com a colaboração de todos para a escolha dos papéis e das músicas, para a confecção das fantasias, do cenário. De alguma forma, todos os alunos da classe deverão participar da peça.
9. Apresentação da história, dramatizada pelos alunos, no auditório do colégio ou mesmo em um palco improvisado no pátio.
Justificativa
• Trata-se de uma atividade altamente lúdica, multidisciplinar, que envolve toda a classe.
• Exercita o pensamento simbólico no jogo do faz-de-conta.
• Contribui para o crescimento pessoal, pois as crianças se defrontam com vários desafios.
• Faculta a aquisição de conhecimentos variados, decorrentes da própria realização das tarefas.
• As atividades são lúdicas, contextualizadas e muito significativas.
• Oportuniza a ampliação do vocabulário. Melhora a oratória e a pronúncia das palavras.
• Desenvolve habilidades, sensibilidade musical, ritmo, desenho, conhecimento do mundo, expressão corporal, atenção e concentração.
Apresentação
Livro individual com capa desenhada, ilustrado e reescrito pelo aluno.
Apresentação da peça para os convidados (pais, outras classes ou anos).

Observações

Este projeto pode ser realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. A escolha do livro e as atividades deverão ser adaptadas à faixa etária dos alunos, e podem sofrer variações conforme o envolvimento e o desempenho deles.
As etapas e as atividades descritas servem como sugestões. Entretanto, as professoras deverão adaptá-las e enriquecê-las de acordo com o ritmo da classe, a disponibilidade de tempo, espaços, materiais e o plano geral do colégio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno