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Como trabalhar com Poemas


Assessoria Pedagógica: Língua Portuguesa - Projetos

Objetivos
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões.
  • Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, juntamente com a impressão causada por eles (cada um deles).
  • Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento.
  • Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema.
  • Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras.
  • Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais através de poemas.

Temas Transversais

Ética:
diálogo, respeito mútuo, solidariedade, cooperação. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos e de compartilhar descobertas.

Pluralidade Cultural:
diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

Meio ambiente

Material a ser utilizado
  • Folhas com textos, livros infantis, livros de poemas, jornais, revistas, gibis etc.
  • Livros e poemas diversos.
  • Folhas para escrita dos poemas e desenhos.
  • Fotos dos próprios alunos ou de lugares conhecidos, ou então, fotos de revistas.
  • Lápis,
  • giz de cera,
  • tintas,
  • argila ou papel machê.
  • Lápis e canetas coloridos para desenhos
  • caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas para cartazes.
  • Computador para digitar os poemas criados, papel para impressora, se a escola tiver.
Procedimentos
Primeira etapa: Sensibilização
Peça aos alunos que tragam um tipo de poema que gostam.
Forme uma “Biblioteca de Classe” e faça intercâmbio de leitura.
Motive as crianças a pôr as emoções para fora, procure aguçar os sentidos e trazer à tona as emoções mais profundas e pessoais, que serão fundamentais para elaborar os poemas.
Aproveite períodos especiais com seus alunos para montar poemas coletivos, que exercitam a fluência verbal. Anote no quadro-negro as palavras que eles lembrarem.
O poema é feito em seguida, com os termos listados. Propor atividades onde elas possam mexer com giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
Fazer desenhos ou esculturas de flores, vulcões, animais. O tema é livre.

 

Segunda etapa As crianças também precisam ler muitos poemas, para apurar a sensibilidade e o senso crítico.
Na fase da expressividade, propor aos alunos para escreverem palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura.
Com base nessa lista, os alunos poderão montar o seu poema.
O professor poderá sugerir novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto.
Os alunos devem se sentir livres para buscar associações incomuns entre as idéias.
Vale tudo com o poema. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes preferem os versos livres.
Algumas vezes, mais importante que rimar é buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as emoções que se deseja passar.
Criar novas rimas é um exercício que faz os alunos ficarem atentos à sonoridade das palavras.
Mantenha um verso fixo e peça para as crianças rimarem os seguintes.
Elas às vezes buscam palavras que apenas combinam entre si, mas não têm relação de significado com o poema.
Terceira etapa
Crie através da leitura de alguns poemas, a imaginação nos ouvintes, pois através desse estímulo, a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.
Recorte palavras ou versos e deixe que os alunos os montem como acharem melhor. Eles ficarão surpresos ao verificar que uma mesma poesia pode apresentar muitas combinações diferentes.
É uma forma de exercitar a coerência e mostrar que um poema é uma unidade, não um amontoado de palavras.
Quarta etapa
Os alunos podem levar para a sala fotos próprias ou de lugares conhecidos. Ou então, fotos de revistas.
Peça para contarem à classe as sensações ou lembranças despertadas pelas imagens.
Faça a lista de palavras, que servirá de base para os poemas.
No laboratório de informática, digitar os poemas criados e imprimi-los.
Divida a turma em grupos de três ou quatro e distribua a cada equipe, um saco plástico que contém de cinco a dez poemas de um autor escolhido pelas crianças.
Os alunos deverão ler os poemas e finalizada a leitura, a professora deverá distribuir materiais de desenho para os alunos. Cada estudante escolhe um dos poemas lidos para ilustrar.
Depois que todos terminam seus desenhos, a professora oferece aos alunos livros do autor que eles podem levar para ler em casa. Em média, oitenta por cento da classe leva um livro de um autor já trabalhado.
Peça-lhes para revisarem a escrita dos poemas, observando palavras com erros ortográficos e de pontuação, indicando as correções apropriadas.
Usar o dicionário para verificação da escrita das palavras, criando nos alunos o hábito de consultá-lo para esclarecer dúvidas.
É importante não mexer no texto assim que achar um erro. A criatividade e a expressividade são mais importantes que a grafia.
Encontrado um erro, é melhor perguntar à criança se deve ser mantido ou corrigido: ela é quem dá a palavra final.

Trabalho interdisciplinar

História:
Pesquisar histórias folclóricas, contos de fadas, mitos, lendas que as crianças adoram e montar poemas.
Artes e Teatro: Fazer uma dramatização de um poema e confeccionar um livro de poesias ilustrado.
Música: Pesquisa de letras de música para ler e ensaiar a melodia. Observar versos, estrofes, quadras.
Matemática: contagem das estrofes numa poesia.
Informática: Reprodução dos poemas, confecção do livro e das ilustrações.
Educação Física: Integrar as danças típicas e suas poesias.

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