Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos
Organização do Tema do Projeto da II Unidade
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural
Organização do Tema do Projeto da II Unidade
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II
Plano de curso
APRESENTAÇÃO
O ensino formal da Língua portuguesa visa desenvolver no
educando as habilidades de
leitura e escrita de modo a facilitar sua inserção na
sociedade globalizada favorecendo a compreensão dos diversos gêneros textuais
abordados durante o ano letivo para que os alunos possam usufruir seus
conhecimentos no convívio escolar e na sociedade promovendo a sua vida social
cultural e afetiva.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Apresentar a linguagem como um instrumento para a ação social
do indivíduo na interação com a sociedade, e principalmente como um facilitador
da ação comunicativa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
• Conhecer as características dos gêneros textuais.
• Identificar a finalidade e intencionalidade dos gêneros
textuais.
• Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de
comunicação.
• Criar condições de produção obedecendo as características
dos gêneros textuais.
• Adequar a linguagem em diferentes situações de comunicação
e de interlocutor.
• Aprimorar a habilidade de leitura verbal e não verbal.
• Identificar os recursos expressivos da língua.
• Reconhecer os nomes como elementos importantes na
elaboração de sentidos no texto.
• Adequar a variedade linguística ao contexto de produção.
• Reconhecer o valor dos adjetivos dentro do texto.
• Aprimorar a habilidade de escrita.
• Identificar os pronomes.
• Reconhecer os pronomes como elementos de coesão textual.
• Aprofundar o estudo dos tempos verbais no modo indicativo.
CONTEÚDOS
Gêneros
textuais/Eixos
• Narrar: No mundo da Fantasia, conto popular, história em
quadrinhos, fábula.
• Relatar: relato pessoal, a carta pessoal, relato de viagem,
diário íntimo, e-mail,
blog, twitter.
• Linguagem poética: poema, quadrinha.
• Expor: artigo expositivo de livro didático, artigo de
divulgação científica.
• Argumentar: entrevista, anúncio publicitário.
Reflexão
Linguística
• .Língua e linguagem
• Texto e produção de sentidos
• Variação linguística: variedades regionais, sociais e
situacionais
• Substantivo: conceito e flexões
• Adjetivo: conceito e flexões
• Artigo e numeral
• Interjeição
• Pronomes pessoais, de tratamento e demonstrativos
• Verbo: modo indicativo
Questões de escrita
• Letra e fonema
• Encontro consonantal e dígrafo
• Separação de sílabas
• Sílaba tônica e acentuação das oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas
• Acentuação dos hiatos e ditongos
• Emprego do J e G
RECURSOS
Recursos Humanos
Alunos, professores, direção, supervisão, pessoal de apoio,
pais e comunidade.
Recursos materiais
Livros didáticos e paradidáticos, dicionários, gramáticas
normativas, revistas, jornais,
papéis diversos, cartolinas, cartazes, lápis de cor, lápis,
canetas, borrachas, quadros,
apagadores, pincéis, computadores, televisões, vídeo, som e,
retro projetor, material de
sucata,…
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas, buscando centralizar o educando
no processo educativo, com um procedimento metodológico amparado no diálogo
durante aula expositiva dinâmica com utilização de músicas, textos teatrais,
leituras individuais, socializadas, ou pelo professor, cópia de resumo dos
assuntos, trabalho em grupo, trava língua, poesias, adivinhações, provérbios,
evento cultural, reescrita de textos variados: anúncio, panfleto, poema, carta,
bilhete, embalagem, dicionário, entrevista, Cartum (charge), enquete, relatório,
propaganda… .
AVALIAÇÃO
Dar-se-á através da observação da evolução do aluno, levando
sempre em conta a participação, a frequência, a pontualidade, a assiduidade, a
cooperação, a solidariedade, e também mediante a testes de leitura, provas
bimestrais complementares, entre outros.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
• Português/Linguagens, 6º ano: ensino fundamental – William
Cereja/ Thereza
Cochar – 9ª ed. reformulada – São Paulo: 2015
Comentários
Postar um comentário