Pular para o conteúdo principal

Valorização e respeito à diversidade cultural

Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos 
Organização do Tema do Projeto da II Unidade 
Projeto Diversidade Cultural 

TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural

Público alvo: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II 
Plano de curso
 APRESENTAÇÃO
O ensino formal da Língua portuguesa visa desenvolver no educando as habilidades de
leitura e escrita de modo a facilitar sua inserção na sociedade globalizada favorecendo a compreensão dos diversos gêneros textuais abordados durante o ano letivo para que os alunos possam usufruir seus conhecimentos no convívio escolar e na sociedade promovendo a sua vida social cultural e afetiva.
  OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Apresentar a linguagem como um instrumento para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e principalmente como um facilitador da ação comunicativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer as características dos gêneros textuais.
• Identificar a finalidade e intencionalidade dos gêneros textuais.
• Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação.
• Criar condições de produção obedecendo as características dos gêneros textuais.
• Adequar a linguagem em diferentes situações de comunicação e de interlocutor.
• Aprimorar a habilidade de leitura verbal e não verbal.
• Identificar os recursos expressivos da língua.
• Reconhecer os nomes como elementos importantes na elaboração de sentidos no texto.
• Adequar a variedade linguística ao contexto de produção.
• Reconhecer o valor dos adjetivos dentro do texto.
• Aprimorar a habilidade de escrita.
• Identificar os pronomes.
• Reconhecer os pronomes como elementos de coesão textual.
• Aprofundar o estudo dos tempos verbais no modo indicativo.
CONTEÚDOS
Gêneros textuais/Eixos
• Narrar: No mundo da Fantasia, conto popular, história em quadrinhos, fábula.
• Relatar: relato pessoal, a carta pessoal, relato de viagem, diário íntimo, e-mail,
blog, twitter.
• Linguagem poética: poema, quadrinha.
• Expor: artigo expositivo de livro didático, artigo de divulgação científica.
• Argumentar: entrevista, anúncio publicitário.
Reflexão Linguística
• .Língua e linguagem
• Texto e produção de sentidos
• Variação linguística: variedades regionais, sociais e situacionais
• Substantivo: conceito e flexões
• Adjetivo: conceito e flexões
• Artigo e numeral
• Interjeição
• Pronomes pessoais, de tratamento e demonstrativos
• Verbo: modo indicativo
Questões de escrita
• Letra e fonema
• Encontro consonantal e dígrafo
• Separação de sílabas
• Sílaba tônica e acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
• Acentuação dos hiatos e ditongos
• Emprego do J e G
RECURSOS
Recursos Humanos
Alunos, professores, direção, supervisão, pessoal de apoio, pais e comunidade.
Recursos materiais
Livros didáticos e paradidáticos, dicionários, gramáticas normativas, revistas, jornais,
papéis diversos, cartolinas, cartazes, lápis de cor, lápis, canetas, borrachas, quadros,
apagadores, pincéis, computadores, televisões, vídeo, som e, retro projetor, material de
sucata,…
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas, buscando centralizar o educando no processo educativo, com um procedimento metodológico amparado no diálogo durante aula expositiva dinâmica com utilização de músicas, textos teatrais, leituras individuais, socializadas, ou pelo professor, cópia de resumo dos assuntos, trabalho em grupo, trava língua, poesias, adivinhações, provérbios, evento cultural, reescrita de textos variados: anúncio, panfleto, poema, carta, bilhete, embalagem, dicionário, entrevista, Cartum (charge), enquete, relatório, propaganda… .
AVALIAÇÃO
Dar-se-á através da observação da evolução do aluno, levando sempre em conta a participação, a frequência, a pontualidade, a assiduidade, a cooperação, a solidariedade, e também mediante a testes de leitura, provas bimestrais complementares, entre outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• Português/Linguagens, 6º ano: ensino fundamental – William Cereja/ Thereza
Cochar – 9ª ed. reformulada – São Paulo: 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno