Valorização e respeito à diversidade cultural Público alvo: alunos do 6º/9º ano do Ensino Fundamental II
Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos
Organização do Tema do Projeto da II Unidade TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Organização do Tema do Projeto da II Unidade TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Tema: Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º/9º ano do Ensino Fundamental II
JUSTIFICATIVA
São inúmeros dos desafios que se interpõem a tarefa de educar nos dias de hoje.Informação e conhecimento transformam-se no fator produtivo mais importante no contexto trazido pelas mudanças econômicas de nossos tempos. Para poder participar dos frutos do progresso tecnológico, não basta o acesso a eles, mas competência e habilidade para bem usá-los em benefício e todos.Tornando-nos aprendizes da sociedade do conhecimento; cada vez mais é preciso lidar com novas situações que se apresentam no cotidiano profissional e comunitário.Exige-se não apenas o saber, mas também um maior capacidade de relacionamento humano de trabalho grupal e interativo.
Nesse contexto, desafios se estendem à sala de aula.Mais que nunca, ensinar e aprender, revestem-se de importância que vão além do simplesmente “passar a matéria” e “armazenar” saberes prontos. Ensinar a aprender pode promover uma verdadeira aproximação humana - um encontro entre professor e aluno, proporcionados pela riqueza de relações que daí estabelecem, e voltado para o ser humano. É preciso considerar o contexto na qual o educando de insere, assumindo a tarefa de caminhar juntos para alcanças um objetivo maior.
Segundo os PCNs o desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir. Sendo assim, cabe à escola incentivar o respeito mútuo e a valorização da diversidade cultural existente em nosso país, somente por meio de uma educação inclusiva e que demonstre a importância das diferenças que formamos cidadãos capazes de fazer parte de uma sociedade mais justa e humana.
Com esse propósito que pensamos neste projeto, possibilitando ao aluno uma leitura de mundo, levando-o a reconhecer o que é pertencente ao seu ambiente cultural e o que é externo.A partir disso, torna-se possível o processo de identidade coletiva, base para a pretensão cultural, o que não significa uma estagnação, mas sim um processo de transformação consciente do ambiente cultural, inclusive capaz de respeitar e conviver com diferenças.
OBJETIVOS
GERAL:
*Conhecer as diferentes etnias, respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo o preconceito, a discriminação, a exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito, a solidariedade para um convívio harmonioso.
ESPECÍFICOS:
- Produzir textos a partir de histórias;
- Promover momentos de reflexão a partir de vídeos curtos que tratam da diversidade (youtube)
AÇÕES
Debates,
*produções textuais;
*leitura e interpretação de textos,
imagens e vídeos;
*vocabulário;
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
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