Pular para o conteúdo principal

Valorização e respeito à diversidade cultural Público alvo: alunos do 6º/9º ano do Ensino Fundamental II

Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos
Organização do Tema do Projeto da II Unidade TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL













Foto
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL







Tema: Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º/9º ano do Ensino Fundamental II

JUSTIFICATIVA
São inúmeros dos desafios que se interpõem a tarefa de educar nos dias de hoje.Informação e conhecimento transformam-se no fator produtivo mais importante no contexto trazido pelas mudanças econômicas de nossos tempos. Para poder participar dos frutos do progresso tecnológico, não basta o acesso a eles, mas competência e habilidade para bem usá-los em benefício e todos.Tornando-nos aprendizes da sociedade do conhecimento; cada vez mais é preciso lidar com novas situações que se apresentam no cotidiano profissional e comunitário.Exige-se não apenas o saber, mas também um maior capacidade de relacionamento humano de trabalho grupal e interativo.
Nesse contexto, desafios se estendem à sala de aula.Mais que nunca, ensinar e aprender, revestem-se de importância que vão além do simplesmente “passar a matéria” e “armazenar” saberes prontos. Ensinar a aprender pode promover uma verdadeira aproximação humana - um encontro entre professor e aluno, proporcionados pela riqueza de relações que daí estabelecem, e voltado para o ser humano. É preciso considerar o contexto na qual o educando de insere, assumindo a tarefa de caminhar juntos para alcanças um objetivo maior.
Segundo os PCNs o desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir. Sendo assim, cabe à escola incentivar o respeito mútuo e a valorização da diversidade cultural existente em nosso país, somente por meio de uma educação inclusiva e que demonstre a importância das diferenças que formamos cidadãos capazes de fazer parte de uma sociedade mais justa e humana.
Com esse propósito que pensamos neste projeto, possibilitando ao aluno uma leitura de mundo, levando-o a reconhecer o que é pertencente ao seu ambiente cultural e o que é externo.A partir disso, torna-se possível o processo de identidade coletiva, base para a pretensão cultural, o que não significa uma estagnação, mas sim um processo de transformação consciente do ambiente cultural, inclusive capaz de respeitar e conviver com diferenças.

OBJETIVOS
GERAL:
*Conhecer as diferentes etnias, respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo o preconceito, a discriminação, a exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito, a solidariedade para um convívio harmonioso.
ESPECÍFICOS:
- Produzir textos a partir de histórias;
- Promover momentos de reflexão a partir de vídeos curtos que tratam da diversidade (youtube)

AÇÕES
Debates,
*produções textuais;
*leitura e interpretação de textos,
imagens e vídeos;
*vocabulário;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno