Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos
Organização do Tema do Projeto da II Unidade
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º / 9º ano do Ensino Fundamental II
• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
• Ler por prazer.
• Conhecer, observar e produzir o relato pessoal e o diário, levando em conta as características de gênero e as condições da situação de produção.
• Apropriar-se das regras notacionais da língua: divisão silábica e sílaba átona e sílaba tônica.
• Reconhecer o artigo e o numeral.
• Observar certos aspectos da língua de uso relacionado aos artigos e aos numerais.
• Levar os alunos a produzirem poemas para a Olimpíada da Língua Portuguesa.
Livro: Português Linguagens - 6º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL
Unidade 3 – Descobrindo quem eu sou
Capitulo 1 – Um mundo chamado infância
Capítulo 2 – Eu: o melhor de mim
Capítulo 3 – um salto para o mundo
Conteúdo a ser trabalhado:
Leitura:
• Textos relacionados à questão da identidade da criança, vista em suas relações com o universo familiar.
Produção de texto
• O relato pessoal
• A carta pessoal e o e-mail
• O diário
O texto poético
• O poema
• Verso e estrofe
• Rima
• Produção de poema para a Olimpíada da Língua Portuguesa – tema: “ O lugar onde vivo”
O texto injuntivo
• A receita
• O manual de instrução
O texto descritivo
• A descrição
• A descrição de processo
A língua em foco
• Flexão dos substantivos e dos adjetivos
• O artigo
• Classificação dos artigos
• Flexão dos artigos
• O numeral
• Classificação dos numerais
• Flexão dos numerais
De olho na escrita
• Divisão silábica
• Sílaba átona e sílaba tônica
Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
• A menina que descobriu o Brasil, Ilka Brunhilde Laurito (FTD)
Opções didáticas:
• Assistir com os alunos ao filme Quero ser grande e, em seguida, debater com eles o tema do filme, os valores humanos que a história apresenta, pedir que dêem opinião sobre o encaminhamento dos fatos, discutam certas atitudes das personagens, relatem experiências semelhantes, etc., procurando relacionar o vídeo à busca da identidade de cada indivíduo.
• Utilizar fontes variadas: outros livros , outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas e outras estratégias, mesmo não relatados nesse plano, sempre que se fizerem necessários para reforçar o ensino e a aprendizagem dos alunos.
Organização do Tema do Projeto da II Unidade
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º / 9º ano do Ensino Fundamental II
PLANEJAMENTO
6º ano - 2018
Objetivos Específicos:• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
• Ler por prazer.
• Conhecer, observar e produzir o relato pessoal e o diário, levando em conta as características de gênero e as condições da situação de produção.
• Apropriar-se das regras notacionais da língua: divisão silábica e sílaba átona e sílaba tônica.
• Reconhecer o artigo e o numeral.
• Observar certos aspectos da língua de uso relacionado aos artigos e aos numerais.
• Levar os alunos a produzirem poemas para a Olimpíada da Língua Portuguesa.
Livro: Português Linguagens - 6º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL
Unidade 3 – Descobrindo quem eu sou
Capitulo 1 – Um mundo chamado infância
Capítulo 2 – Eu: o melhor de mim
Capítulo 3 – um salto para o mundo
Conteúdo a ser trabalhado:
Leitura:
• Textos relacionados à questão da identidade da criança, vista em suas relações com o universo familiar.
Produção de texto
• O relato pessoal
• A carta pessoal e o e-mail
• O diário
O texto poético
• O poema
• Verso e estrofe
• Rima
• Produção de poema para a Olimpíada da Língua Portuguesa – tema: “ O lugar onde vivo”
O texto injuntivo
• A receita
• O manual de instrução
O texto descritivo
• A descrição
• A descrição de processo
A língua em foco
• Flexão dos substantivos e dos adjetivos
• O artigo
• Classificação dos artigos
• Flexão dos artigos
• O numeral
• Classificação dos numerais
• Flexão dos numerais
De olho na escrita
• Divisão silábica
• Sílaba átona e sílaba tônica
Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
• A menina que descobriu o Brasil, Ilka Brunhilde Laurito (FTD)
Opções didáticas:
• Assistir com os alunos ao filme Quero ser grande e, em seguida, debater com eles o tema do filme, os valores humanos que a história apresenta, pedir que dêem opinião sobre o encaminhamento dos fatos, discutam certas atitudes das personagens, relatem experiências semelhantes, etc., procurando relacionar o vídeo à busca da identidade de cada indivíduo.
• Utilizar fontes variadas: outros livros , outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas e outras estratégias, mesmo não relatados nesse plano, sempre que se fizerem necessários para reforçar o ensino e a aprendizagem dos alunos.
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