Pular para o conteúdo principal

DIVERSIDADE CULTURAL ( PLANEJAMENTO )

Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos
Organização do Tema do Projeto da II Unidade
Projeto Diversidade Cultural

TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º / 9º ano do Ensino Fundamental II

PLANEJAMENTO

6º ano - 2018
Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
• Ler por prazer.
• Conhecer, observar e produzir o relato pessoal e o diário, levando em conta as características de gênero e as condições da situação de produção.
• Apropriar-se das regras notacionais da língua: divisão silábica e sílaba átona e sílaba tônica.
• Reconhecer o artigo e o numeral.
• Observar certos aspectos da língua de uso relacionado aos artigos e aos numerais.
• Levar os alunos a produzirem poemas para a Olimpíada da Língua Portuguesa.


Livro: Português Linguagens - 6º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL
Unidade 3 – Descobrindo quem eu sou
Capitulo 1 – Um mundo chamado infância
Capítulo 2 – Eu: o melhor de mim
Capítulo 3 – um salto para o mundo

Conteúdo a ser trabalhado:
Leitura:
• Textos relacionados à questão da identidade da criança, vista em suas relações com o universo familiar.

Produção de texto
• O relato pessoal
• A carta pessoal e o e-mail
• O diário
O texto poético
• O poema
• Verso e estrofe
• Rima
• Produção de poema para a Olimpíada da Língua Portuguesa – tema: “ O lugar onde vivo”
O texto injuntivo
• A receita
• O manual de instrução
O texto descritivo
• A descrição
• A descrição de processo

A língua em foco
• Flexão dos substantivos e dos adjetivos
• O artigo
• Classificação dos artigos
• Flexão dos artigos
• O numeral
• Classificação dos numerais
• Flexão dos numerais

De olho na escrita
• Divisão silábica
• Sílaba átona e sílaba tônica

Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:

• A menina que descobriu o Brasil, Ilka Brunhilde Laurito (FTD)

Opções didáticas:
• Assistir com os alunos ao filme Quero ser grande e, em seguida, debater com eles o tema do filme, os valores humanos que a história apresenta, pedir que dêem opinião sobre o encaminhamento dos fatos, discutam certas atitudes das personagens, relatem experiências semelhantes, etc., procurando relacionar o vídeo à busca da identidade de cada indivíduo.
• Utilizar fontes variadas: outros livros , outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas e outras estratégias, mesmo não relatados nesse plano, sempre que se fizerem necessários para reforçar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno