Pular para o conteúdo principal

DIVERSIDADE CULTURAL ( PLANEJAMENTO )

Colégio Municipal de 1º Grau Profº Roberto Santos
Organização do Tema do Projeto da II Unidade
Projeto Diversidade Cultural

TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL
Valorização e respeito à diversidade cultural
Público alvo: alunos do 6º / 9º ano do Ensino Fundamental II

PLANEJAMENTO

6º ano - 2018
Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
• Ler por prazer.
• Conhecer, observar e produzir o relato pessoal e o diário, levando em conta as características de gênero e as condições da situação de produção.
• Apropriar-se das regras notacionais da língua: divisão silábica e sílaba átona e sílaba tônica.
• Reconhecer o artigo e o numeral.
• Observar certos aspectos da língua de uso relacionado aos artigos e aos numerais.
• Levar os alunos a produzirem poemas para a Olimpíada da Língua Portuguesa.


Livro: Português Linguagens - 6º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL
Unidade 3 – Descobrindo quem eu sou
Capitulo 1 – Um mundo chamado infância
Capítulo 2 – Eu: o melhor de mim
Capítulo 3 – um salto para o mundo

Conteúdo a ser trabalhado:
Leitura:
• Textos relacionados à questão da identidade da criança, vista em suas relações com o universo familiar.

Produção de texto
• O relato pessoal
• A carta pessoal e o e-mail
• O diário
O texto poético
• O poema
• Verso e estrofe
• Rima
• Produção de poema para a Olimpíada da Língua Portuguesa – tema: “ O lugar onde vivo”
O texto injuntivo
• A receita
• O manual de instrução
O texto descritivo
• A descrição
• A descrição de processo

A língua em foco
• Flexão dos substantivos e dos adjetivos
• O artigo
• Classificação dos artigos
• Flexão dos artigos
• O numeral
• Classificação dos numerais
• Flexão dos numerais

De olho na escrita
• Divisão silábica
• Sílaba átona e sílaba tônica

Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:

• A menina que descobriu o Brasil, Ilka Brunhilde Laurito (FTD)

Opções didáticas:
• Assistir com os alunos ao filme Quero ser grande e, em seguida, debater com eles o tema do filme, os valores humanos que a história apresenta, pedir que dêem opinião sobre o encaminhamento dos fatos, discutam certas atitudes das personagens, relatem experiências semelhantes, etc., procurando relacionar o vídeo à busca da identidade de cada indivíduo.
• Utilizar fontes variadas: outros livros , outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas e outras estratégias, mesmo não relatados nesse plano, sempre que se fizerem necessários para reforçar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...