D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros.
A habilidade que pode ser avaliada por este descritor
refere-se ao reconhecimento, por parte do aluno, do gênero ao qual se refere o
texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar,
convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar,
recomendar, etc.
Essa habilidade é avaliada por meio da leitura de textos
integrais ou de fragmentos de textos de diferentes gêneros, como notícias,
fábulas, avisos, anúncios, cartas, convites, instruções, propagandas, entre
outros, solicitando ao aluno a identificação explícita de sua finalidade.
Exemplo de item do descritor D12:
Mente
quieta, corpo saudável
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a
dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as
maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de
pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da
Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores
de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram
que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os
pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de
analgésicos.
Revista Superinteressante, outubro de 2003
O texto tem por finalidade
(A) criticar.
(B) conscientizar.
(C) denunciar.
(D) informar.
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