Movimento luta para preservar língua portuguesa |
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Muita gente ainda não sabe, mas há dois anos nasceu em Santos o Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MMDLP), hoje uma organização não-governamental que luta para preservar o nosso idioma e conter o estrangeirismo que funciona como forte instrumento no avanço da exclusão social de grande parte dos brasileiros. A bandeira foi levantada pelo professor José Paschoal Vaz em palestra que fez no II Fórum Social Mundial, como representante do MMDLP e da UniSantos. O fórum aconteceu em Porto Alegre (RS) de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, com 53 mil delegados de dezenas de países inscritos. Foram realizadas 27 grandes conferências, 140 seminários e 800 oficinas. Paschoal Vaz, que participou da oficina Língua e Identidade, colocou a questão sob a ótica da globalização. Segundo ele, 20% dos brasileiros detêm 65% da renda nacional e são justamente esses que possuem um conjunto capacitário mais elevado por, entre outras razões, terem tido acesso a uma educação mais longa e de melhor qualidade. "Os 20% mais ricos estão verdadeiramente inseridos numa economia globalizada. O restante – ou seja 80% - está fora. O estrangeirismo expõe a vontade da elite brasileira de imitar o que considera desenvolvido, forçando a exclusão social dos demais. O cidadão se sente humilhado em seu próprio país". |
Cultura dominante |
Idioma
dominante nos tempos atuais, o inglês está por toda parte – da placa do
restaurante ao anúncio de liquidação. Quem não sabe
pronunciar, muitas vezes é ridicularizado e, não raro, leva a fama de
ignorante. "Nossa luta não é uma questão meramente
semântica, lingüística ou gramaticista. Através da língua passa toda a
cultura deles, incorporam valores. O estrangeirismo
invade nosso mercado de trabalho, desqualifica o profissional. Em
determinadas atividades, se o cidadão usa expressões
estrangeiras é do ramo, do contrário é excluído", diz a professora de
português e advogada Rosilma Roldan, presidente do
MMDLP.
Segundo ela, o
conhecimento de nosso idioma vai muito além de falar e escrever
corretamente. "Usamos a língua para pensar, escrever,
nos comunicar em relação a qualquer assunto. O verdadeiro papel da
educação é de formar o cidadão, formar um povo que
questiona, que reflete, que cobra, e por isso mesmo mais trabalhoso
Tiraram do currículo escolar as disciplinas de
filosofia, lógica, sociologia, que ensinavam a raciocinar. Hoje a escola
ensina apenas a ler e escrever, e nem isso está sendo
cumprido. Ensinar a ler, formar pensamento, dominar línguas, se
comunicar, isso é formar um cidadão e não mero
repetidor". O MMDLP realizou no ano passado e pretende repetir neste o projeto "Presenteando com Letras", uma campanha de doação de livros que, em 2001, contemplou a comunidade de Caroara, na área continental de Santos. O movimento também promoveu o lançamento do CD 'Cavalo de Praia', reunindo seis músicos da cidade. "A defesa da língua começa pelo apoio a nossa cultura, nossa música, à moda nacional", exemplifica Rosilma. Além de reuniões e palestras, os integrantes da Ong realizam debates virtuais pelo site www.novomilenio.inf.com.br/idioma, envolvendo pessoas de outros estados e países lusófagos. |
Estudantes santistas participam de Fórum |
Os jovens santistas também estiveram presentes no Encontro Mundial da Juventude, atividade paralela ao Fórum Social Mundial, representados pelo estudante de jornalismo Pablo Solano. Pablo integrou o Comitê Paulista da Juventude e participou do 2º Acampamento Intercontinental da Juventude, que reuniu cerca de 20 mil pessoas de diversos países."Discutimos parâmetros para pautar nossa ação para o futuro. Queremos articular um movimento comprometido com outra visão do mundo, contribuir para que a globalização tenha uma abordagem humanista. A proposta de reunir em uma rede mundial os movimentos sociais da juventude é tão importante quanto a de criar um fórum social brasileiro, que já está em processo, e fóruns semelhantes nas cidades. Este é o grande desafio". |
Educação falha |
Para a professora Rosilma, o sistema de progressão continuada (sem repetência) adotado na rede pública contribui para aumentar a exclusão social dos brasileiros. "A progressão não desestimula o aluno, não humilha. Só que o ser humano é forjado na frustração, não no sucesso. É preferível ser humilhado na escola do que no mercado de trabalho. Conter a evasão escolar à custa do analfabetismo é politiqueiro. O país cria um meio-cidadão, que vai ser humilhado de verdade na hora que for para o mercado de trabalho pensando que tem um diploma". Embora considere boa a idéia da progressão continuada - "reprovar também não funciona pois a criança vai para a rua" -, o professor Paschoal Vaz entende que é preciso fazer o sistema de reforço funcionar. "Da forma como está não adianta. O reforço é fraco, o valor da bolsa-escola baixo, não tem crédito educativo, o sistema saúde, transporte e habitacional muito falhos. Como exigir que uma criança estude em um barraco onde moram dez, quando mal cabe um?" |
Pesquisa revela analfabetismo |
De 680 crianças
de classes de reforço das 4ª séries da rede pública em São Vicente
pesquisadas ano passado, 80 – ou seja 11% - foram
consideradas analfabetas. A pesquisa foi coordenada pela professora
Zélia
de Oliveira Barros, do Núcleo de Pesquisa Social da
Faculdade de Serviço Social da UniSantos, em convênio com a Secretaria
de Educação de São Vicente. Apesar do resultado, 90% das
famílias classificaram a escola de "boa".
Veja alguns dos nomes escritos pelas crianças (a maioria na faixa etária de 11 e 12
anos) quando apresentados os desenhos de animais: Coelho Coenho - ulo - colha Cavalo Cabalo - ca Sorvete Rovete Carro Cao - aro - carem Abacaxi abacal Por: Mírian Ribeiro Fonte: |
PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos . I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
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