Pular para o conteúdo principal

AVALIAÇÃO GLOBAL DE LÍNGUA PORTUGUESA


            AVALIAÇÃO GLOBAL
       
        DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
        PROFª:
        DATA:
        NOME:
   
    1- "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
    a) Sujeito simples
     b) Oração sem sujeito.
    c) Sujeito indeterminado.
    d) Sujeito oculto.
   
    2. "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
    a) Sujeito indeterminado.
    b) Oração sem sujeito.
    c) Sujeito oculto.
    d) Sujeito composto.

    3. "Durante meses o azul do céu virou um picadeiro de luta." Qual é o predicado e qual o seu tipo?
    a) Virou um picadeiro de luta / nominal.
    b) Picadeiro de luta / nominal.
    c) Virou um picadeiro / verbal.
    d) Virou um picadeiro de luta / verbo-nominal.

    4. "O crepúsculo vai ficando cada vez mais pálido." Qual o núcleo do predicado e qual o seu tipo?
     a) Pálido / verbal.
    b) Cada vez mais pálido / verbo-nominal
     c) Cada vez mais / nominal.
    d) Cada vez mais pálido / nominal.

    5. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
    a) O sujeito está indeterminado.
    b)O predicado é formado por um verbo impessoal.
    c) O sujeito está simplesmente oculto.
    d) O fato é atribuído a um ser determinado.
   
    6. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
    a) Sujeito indeterminado
    b) Oração sem sujeito.
     c) Sujeito simples
    d) Sujeito oculto.

     7. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
    a) Sujeito oculto.
    b) Sujeito simples.
    c) Sujeito indeterminado.
    d) Oração sem sujeito.

    8- (Enem)
    Gerente - Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
    Cliente - Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
    Gerente - Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
    Cliente - Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
    Gerente - Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma!
                        BORTONI-RICARDO,S.M.Educação em língua materna.
                        São Paulo: Parábola,2004. (adaptado)

    Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
    a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
    b) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
    c) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
    d) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

    9- Leia.
                Influenza A (gripe suína)
    Se você esteve ou manteve contato com pessoas da área de risco e apresenta os seguintes sintomas:
    * Febre alta repentina e superior a 38 graus.
    * Tosse.
    * Dor de cabeça.
    * Dores musculares e nas articulações.
    * Dificuldade respiratória.
    Entre em contato imediatamente com o Disque Epidemiologia: 0800-282-2255.
    Evite a contaminação
    * Quando tossir ou espirrar, cubra sua boca e nariz com lenço descartável. Caso não o tenha, utilize o antebraço. Se utilizar as mãos, lave-as rapidamente com água e sabão.
    * O uso de máscaras é indicado para prevenir contaminações.

            BRASIL. Ministério da Saúde, 2009. (Adaptado)

    (Enem) O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,
    a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.
    b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.
    c) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.
    d) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.

    10- (Enem) Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem:
    a) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.
    b) o emprego de pronomes como "você" e "sua" e o uso do imperativo.
    c) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
    d) o emprego de enumeração de itens.

                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...