Pular para o conteúdo principal

AVALIAÇÃO GLOBAL DE LÍNGUA PORTUGUESA


            AVALIAÇÃO GLOBAL
       
        DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
        PROFª:
        DATA:
        NOME:
   
    1- "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
    a) Sujeito simples
     b) Oração sem sujeito.
    c) Sujeito indeterminado.
    d) Sujeito oculto.
   
    2. "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
    a) Sujeito indeterminado.
    b) Oração sem sujeito.
    c) Sujeito oculto.
    d) Sujeito composto.

    3. "Durante meses o azul do céu virou um picadeiro de luta." Qual é o predicado e qual o seu tipo?
    a) Virou um picadeiro de luta / nominal.
    b) Picadeiro de luta / nominal.
    c) Virou um picadeiro / verbal.
    d) Virou um picadeiro de luta / verbo-nominal.

    4. "O crepúsculo vai ficando cada vez mais pálido." Qual o núcleo do predicado e qual o seu tipo?
     a) Pálido / verbal.
    b) Cada vez mais pálido / verbo-nominal
     c) Cada vez mais / nominal.
    d) Cada vez mais pálido / nominal.

    5. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
    a) O sujeito está indeterminado.
    b)O predicado é formado por um verbo impessoal.
    c) O sujeito está simplesmente oculto.
    d) O fato é atribuído a um ser determinado.
   
    6. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
    a) Sujeito indeterminado
    b) Oração sem sujeito.
     c) Sujeito simples
    d) Sujeito oculto.

     7. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
    a) Sujeito oculto.
    b) Sujeito simples.
    c) Sujeito indeterminado.
    d) Oração sem sujeito.

    8- (Enem)
    Gerente - Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
    Cliente - Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
    Gerente - Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
    Cliente - Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
    Gerente - Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma!
                        BORTONI-RICARDO,S.M.Educação em língua materna.
                        São Paulo: Parábola,2004. (adaptado)

    Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
    a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
    b) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
    c) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
    d) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

    9- Leia.
                Influenza A (gripe suína)
    Se você esteve ou manteve contato com pessoas da área de risco e apresenta os seguintes sintomas:
    * Febre alta repentina e superior a 38 graus.
    * Tosse.
    * Dor de cabeça.
    * Dores musculares e nas articulações.
    * Dificuldade respiratória.
    Entre em contato imediatamente com o Disque Epidemiologia: 0800-282-2255.
    Evite a contaminação
    * Quando tossir ou espirrar, cubra sua boca e nariz com lenço descartável. Caso não o tenha, utilize o antebraço. Se utilizar as mãos, lave-as rapidamente com água e sabão.
    * O uso de máscaras é indicado para prevenir contaminações.

            BRASIL. Ministério da Saúde, 2009. (Adaptado)

    (Enem) O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,
    a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.
    b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.
    c) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.
    d) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.

    10- (Enem) Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem:
    a) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.
    b) o emprego de pronomes como "você" e "sua" e o uso do imperativo.
    c) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
    d) o emprego de enumeração de itens.

                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno