Pular para o conteúdo principal

Plano de Aula

Explore diversidade da Língua Portuguesa com o documentário "Línguas - Vidas em Português"


lingua. Foto: Divulgação
Introdução
No mundo, cerca de 200 milhões de pessoas se comunicam por meio da língua portuguesa, no Brasil, em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Goa, na Guiné e espalhadas por outros cantos do planeta. Personalidades da literatura e das artes, como José Saramago (1922-2010), Mia Couto, Martinho da Vila e João Ubaldo Ribeiro, contam, neste documentário, indicado pelo professor Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo, como se deu essa apropriação linguística em cada país. "A língua nesses países é muito diferente da falada aqui e, com o filme, podemos aprender um pouco sobre isso", diz.

Objetivos
Compreender a importância da língua como identidade cultural e a preservação de sua raiz por meio da observação de outros povos lusófonos.

Conteúdos
Variantes linguísticas e culturais de diferentes países.

Trechos selecionados
O documentário mostra, do começo ao fim, diferentes experiências com a língua ao redor do mundo. Portanto, pode ser reproduzido na íntegra. Trechos específicos ficam a critério do professor. Destaque para as entrevistas dos escritores José Saramago, de Portugal, e Mia Couto, de Moçambique, que utilizam diferentes expressões linguísticas em sua literatura, muito marcada pela regionalidade.

Atividades
O primeiro passo é conversar com os alunos a respeito do que eles conhecem sobre o português falado em diferentes países. Exiba o filme todo em duas aulas. Se achar mais conveniente, peça que eles assistam ao longa em casa ou organize uma sessão no contraturno. Em seguida, divida a turma em grupos e peça uma pesquisa sobre diversos povos lusófonos com um foco específico: cinema, literatura, história etc., a critério de cada equipe. A pesquisa pode ser apresentada em painéis, com imagens e texto.

Avaliação
Observe a participação de cada estudante durante o trabalho em grupo, identificando se os conhecimentos que possuíam antes da exibição do documentário e da realização da pesquisa se ampliaram.


fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...