Pular para o conteúdo principal

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/?planos.lingua-portuguesa

Língua Portuguesa

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado ou clique nos destaques abaixo.

  • Planos
  • Textos
  • Coletâneas
  • Vídeo
  • Roteiros
  • Jogos
  • Animações
  • Fotos

Como produzir textos argumentativos com o filme "Oliver Twist"

Plano e aula utiliza o filme "Oliver Twist" para estabelecer relações entre obras literárias que tratam dos jovens trabalhadores no século 19 e o cinema.

Explore diversidade da Língua Portuguesa com o documentário "Línguas - Vidas em Português"

Plano de aula utiliza o documentário "Línguas - Vidas em Português" para explorar as variantes linguísticas e culturais de diferentes países.

"A Festa de Babette": aproxime a garotada dos contos de Clarice Lispector

Plano de aula utiliza o filme "A Festa de Babette" para comparar as linguagens cinematográficas e literárias.

Leitura crítica de notícia

Sequência didática para trabalhar a leitura de textos jornalísticos com turmas de 6º e 7º anos.

A figura do herói nos contos de aventura

Projeto didático para produção de contos de aventura com turmas do 8º e 9º anos
|< <Página 1 de 9>>|

Destaques em Ensino Fundamental 2

PATROCÍNIO Patrocinadores Editora Scipione Editora Ática Edições SM Editora Positivo
Fundação Victor Civita - 25 anos
Fundação Victor Civita © 2011 - Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...