Pular para o conteúdo principal

A PUBLICIDADE e suas características


São vários os requisitos a considerar na elaboração de um anúncio publicitário:
1. Deve obedecer aos seguintes aspectos:
ATENÇÃO   INTERESSE   DESEJO   MEMORIZAÇÃO   ACÇÃO
(resumidos na sigla AIDMA)

A Atenção - captar a atenção do público-alvo, normalmente pelo grafismo ou pela mensagem

O Interesse - despertar o interesse, a curiosidade em conhecer o produto ou campanha

O Desejo - criar o desejo de possuir o produto ou aderir a uma campanha

A Memorização - memorizar o produto, a marca, o slogan ou a mensagem publicitária

A Acção - levar o consumidor a um comportamento (compra, adesão a uma campanha…)
2. Deve ser constituído por:

Um SLOGAN – texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua retenção na memória

Uma IMAGEM- de preferência a cores, para despertar a atenção.

Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO – complementar ao slogan, explicitando mais detalhadamente o produto a promover.

Um SÍMBOLO DA MARCA do produto
3. O texto publicitário tem como objectivo primordial persuadir e incentivar o consumo.
Para isso serve-se de vários recursos estilísticos:

- Aliteração

- Onomatopeia

- Rima

- Repetição

- Abundância de ajectivos

- etc.
4. Funções da linguagem predominantes

- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo

- Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)
Em resumo:
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objectivo promover a venda de produtos ou prestar serviços. Baseia-se em três princípios:

Estudo do mercado – deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz

Marketing – uso de técnicas  para convencer o receptor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se                       promoções, enviam-se amostras, etc.

Motivação – devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno