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A PUBLICIDADE e suas características


São vários os requisitos a considerar na elaboração de um anúncio publicitário:
1. Deve obedecer aos seguintes aspectos:
ATENÇÃO   INTERESSE   DESEJO   MEMORIZAÇÃO   ACÇÃO
(resumidos na sigla AIDMA)

A Atenção - captar a atenção do público-alvo, normalmente pelo grafismo ou pela mensagem

O Interesse - despertar o interesse, a curiosidade em conhecer o produto ou campanha

O Desejo - criar o desejo de possuir o produto ou aderir a uma campanha

A Memorização - memorizar o produto, a marca, o slogan ou a mensagem publicitária

A Acção - levar o consumidor a um comportamento (compra, adesão a uma campanha…)
2. Deve ser constituído por:

Um SLOGAN – texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua retenção na memória

Uma IMAGEM- de preferência a cores, para despertar a atenção.

Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO – complementar ao slogan, explicitando mais detalhadamente o produto a promover.

Um SÍMBOLO DA MARCA do produto
3. O texto publicitário tem como objectivo primordial persuadir e incentivar o consumo.
Para isso serve-se de vários recursos estilísticos:

- Aliteração

- Onomatopeia

- Rima

- Repetição

- Abundância de ajectivos

- etc.
4. Funções da linguagem predominantes

- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo

- Função poética: uso de figuras de estilo (referidas em 3)
Em resumo:
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objectivo promover a venda de produtos ou prestar serviços. Baseia-se em três princípios:

Estudo do mercado – deve conhecer-se bem o mercado, a concorrência, para que a venda seja eficaz

Marketing – uso de técnicas  para convencer o receptor a comprar a mercadoria. Normalmente, fazem-se                       promoções, enviam-se amostras, etc.

Motivação – devem utilizar-se todos os processos par persuadir o consumidor.

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