Pular para o conteúdo principal
21 - DIA DA ÁRVORE
Proteger as árvores e a natureza como um todo é uma atitude indispensável para a manutenção da vida na Terra.
Pela dedicação de um francês chamado Fourrier, no século passado, instituiu-se a “Festa das Árvores”. Sua idéia foi logo imitada por outras nações européias. Nesse mesmo período era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o “Dia da Árvore” – “The Arbor Day” –, em 10 de abril de 1872, dia instituído em homenagem ao aniversário de J. Sterling Morton, um morador da cidade que incentivava a plantação de árvores naquele estado.
 
No Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da “Festa das Árvores” foram João Pedro Cardoso e Alberto Loefgren. O evento aconteceu na cidade paulista de Araras, no dia 7 de junho de 1902, com o objetivo de incentivar a plantação de árvores e a conservação do meio ambiente.
Em 3 de maio de 1903, a festa foi lembrada na cidade de Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças conduzindo flores, mudas de plantas e instrumentos agrícolas e ainda, dois andores com uma muda de magnólia e outra de pau-brasil, plantadas por Coelho Neto.
 
Em 24 de fevereiro de 1965, talvez por conta desse histórico, através do decreto presidência, instituiu-se a “Festa Anual das Árvores”, a ser comemorada no dia 21 de setembro em todo o território nacional. Segundo o decreto, a festa tem o objetivo de difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, além de divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.
 
O Brasil foi um dos poucos países que não seguiu o exemplo dos Estados Unidos na escolha do dia para celebrar a árvore; mas existe uma explicação lógica para isso: os povos indígenas sempre cultuaram as árvores na época das chuvas ou quando se preparava a terra para ser semeada, o que marcava o início da primavera. Em razão das diferenças climáticas brasileiras, o evento é festejado na última semana de março no Norte e Nordeste, período referente ao início das chuvas naquela região, e nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste é festejado no dia 21 de setembro. 
 
Além de embelezarem praças, ruas e avenidas, as árvores refrescam o ambiente. Isso acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar; ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o gás carbônico produzido na queima de combustíveis, o que significa mais oxigênio para nós humanos; agem como barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram poeira e fuligem; são indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais, pois mantêm o solo firme; tudo isso sem contar os frutos deliciosos que produzem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...