21 - DIA DA ÁRVORE
Proteger as árvores e a natureza como um todo é uma atitude indispensável para a manutenção da vida na Terra.
Pela dedicação de um francês chamado Fourrier, no século passado, instituiu-se a “Festa das Árvores”. Sua idéia foi logo imitada por outras nações européias. Nesse mesmo período era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o “Dia da Árvore” – “The Arbor Day” –, em 10 de abril de 1872, dia instituído em homenagem ao aniversário de J. Sterling Morton, um morador da cidade que incentivava a plantação de árvores naquele estado.
No Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da “Festa das Árvores” foram João Pedro Cardoso e Alberto Loefgren. O evento aconteceu na cidade paulista de Araras, no dia 7 de junho de 1902, com o objetivo de incentivar a plantação de árvores e a conservação do meio ambiente.
Em 3 de maio de 1903, a festa foi lembrada na cidade de Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças conduzindo flores, mudas de plantas e instrumentos agrícolas e ainda, dois andores com uma muda de magnólia e outra de pau-brasil, plantadas por Coelho Neto.
Em 24 de fevereiro de 1965, talvez por conta desse histórico, através do decreto presidência, instituiu-se a “Festa Anual das Árvores”, a ser comemorada no dia 21 de setembro em todo o território nacional. Segundo o decreto, a festa tem o objetivo de difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, além de divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.
O Brasil foi um dos poucos países que não seguiu o exemplo dos Estados Unidos na escolha do dia para celebrar a árvore; mas existe uma explicação lógica para isso: os povos indígenas sempre cultuaram as árvores na época das chuvas ou quando se preparava a terra para ser semeada, o que marcava o início da primavera. Em razão das diferenças climáticas brasileiras, o evento é festejado na última semana de março no Norte e Nordeste, período referente ao início das chuvas naquela região, e nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste é festejado no dia 21 de setembro.
Além de embelezarem praças, ruas e avenidas, as árvores refrescam o ambiente. Isso acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar; ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o gás carbônico produzido na queima de combustíveis, o que significa mais oxigênio para nós humanos; agem como barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram poeira e fuligem; são indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais, pois mantêm o solo firme; tudo isso sem contar os frutos deliciosos que produzem.
Comentários
Postar um comentário